Renasce a Seleção da Era Felipão com goleada recorde no Mundial

Por Emídio Tavares

Estela Silva/Lusa Portugal

>> Jogadores comemoram as vitória contra a Coréia do Norte.

Uma vitória marcante finalmente fez renascer Portugal da Euro 2004 e do Mundial de 2006 com personalidade no ataque, principalmente pela esquerda, e coesão no meio campo, com Tiago tendo grande atuação. Portugal 7 x 0 Coréia do Norte, foi a maior goleada desta Copa. Cristiano Ronaldo mais uma vez foi indicado pela FIFA como o melhor em campo.

Jogando na cidade do Cabo, Estádio da Ponta Verde (com capacidade para 66 mil expectadores), debaixo de chuva, e sem Deco e Rubem Amorim (contundidos), a seleção das cinco quinas entrou a campo com 4 alterações em relação à partida de estréia. Liedson perdeu sua vaga no ataque para Hugo Almeida; assim como Danny, que a perdeu para Simão Sabrosa; Tiago substituiu Deco (lesionado) no meio-campo; e Paulo Ferreira perdeu sua vaga para Miguel, que foi para a lateral direita, com Coentrão ficando na esquerda. O miolo de zaga foi o mesmo da última partida, com Bruno Alves e Ricardo Carvalho. Raul Meireles e Pedro Mendes complementaram o meio campo. Fechando o onze, Eduardo no gol; e Cristiano Ronaldo no ataque.

A seleção lusa começou arriscando vários chutes, principalmente por causa da chuva, com Simão e Hugo Almeida sendo muito acionados; e Ricardo Carvalho descendo como homem surpresa, e quase marcando logo no início do jogo quando, após cobrança de escanteio, o goleiro coreano saiu mal e permitiu o cabeceio do zagueiro do Chelsea na trave. A Coréia tentava alguns poucos golpes de contra-ataque, mas neutralizados sempre pela zaga portuguesa. Aos 28 minutos, finalmente o gol. Tiago fez um passe magnífico por entre 4 defensores adversários, encontrando Raul Meireles, que no meio da grande área bateu cruzado abrindo o marcador para Portugal. Apesar de toda a pressão portuguesa ate o apito final do primeiro tempo, o placar manteve-se inalterado.

Para a etapa complementar a seleção portuguesa voltou com mais ímpeto, como se estivesse atrás no marcador; e não tardou muito para ampliá-lo. Aos 8 minutos Miguel cruzou da direita, encontrando Hugo Almeida, que serviu Raul Meireles, que por sua vez encontrou mais a direita Simão Sabrosa, para fazer o 2×0.

Três minutos após, Coentrão, atuando como um verdadeiro ala arrancou em contra-ataque pela esquerda e cruzou para a cabeçada certeira de Hugo Almeida, decretando o 3×0. Portugal arrasador! Cristiano Ronaldo avança pela esquerda aos 15 minutos de jogo, e cruza para trás, encontrando Tiago, que pega de primeira para fazer o quarto gol luso.

Cristiano e Coentrão, pela esquerda, desnorteiam a defesa coreana, criando jogadas reais de gol. Aos 25 minutos Queiroz faz entrar Miguel Veloso no lugar de Raul Meireles. Aos 26 Cristiano bate forte de fora da área e a bola teima em não entrar, batendo no travessão. Aos 29 o treinador troca Simão por Duda; e aos 32, Hugo Almeida por Liedson.

Aos 36 minutos jogada dos dois jogadores que tinham acabado de entrar no jogo; com Duda evoluindo pela esquerda e cruzando para Liedson, após falha do zagueiro adversário, fazer o 5×0.

Aos 43 minutos a zaga coerana sai jogando mal, Liedson rouba a bola e esta vai parar com Cristiano Ronaldo, que como se tivesse um imã no corpo vê a mesma deitar na sua nuca e descer suavemente ao gramado para o chute tranqüilo do sexto gol português (e finalmente o primeiro do madeirense Ronaldo).

Aos 44, nova jogada pela esquerda, agora com Miguel Veloso cruzando para outro cabeceio certeiro, desta feita de Tiago, que encerrou o placar a favor de Portugal, com um estrondoso e marcante 7×0; que é importantíssimo para o saldo final de gols.

PORTUGAL: Eduardo; Miguel, Ricardo Carvalho, Bruno Alves e Fábio Coentrão; Tiago, Pedro Mendes e Raul Meireles; Cristiano Ronaldo, Hugo Almeida e Simão.

Reservas : Beto, Daniel Fernandes, Paulo Ferreira, Rolando, Duda, Liedson, Danny, Miguel Veloso, Pepe e Ricardo Costa.

COREIA DO NORTE: Myong Guk; Jong Hyok, Chol Jin, Jun Il, Yun Nam e Kwang Chon; In Guk, Yong Yak e Yong Jo; Nam Chol e Tae Se.

Reservas : Kum Il, Chol Hyok, Kum Chol, Yong Jun, Song Chol, Myong Gil, Chol Myong, Myong Won, Kwang Hyok, Kyong Il e Sung Hyok.

Deixe uma resposta