Presidente condecora campeões europeus de futebol sub-19 com Ordem de Mérito

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, posa com os jogadores durante a recepção aos Campeões Europeus de Futebol Sub19, no Palácio de Belém em Lisboa, 31 de julho de 2018. TIAGO PETINGA/LUSA

Da Redação

O Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, anunciou nesta terça-feira, perante os campeões da Europa de futebol sub-19 que os vai condecorar com a Ordem de Mérito, agradecendo-lhes “em nome de todos os portugueses”.

“Não houve tempo para estarem prontas todas as condecorações”, explicou o Presidente da República aos atletas da seleção portuguesa de futebol de sub-19, que venceu, no domingo, o campeonato da Europa, assinalando que, terão, um pretexto para se voltarem a encontrar.

Marcelo Rebelo de Sousa, que esteve acompanhado por Tiago Brandão Rodrigues, Ministro da Educação, e João Paulo Rebelo, Secretário de Estado do Desporto, felicitou toda a comitiva pela glória alcançada na Finlândia: “Em vários domínios há quem tenha mérito que deve ser reconhecido por todos os portugueses. E é o significado do encontro de hoje: agradecer-vos, em nome de todos os portugueses, felicitar-vos, em nome de todos os portugueses, e ficar feliz porque Portugal tem futuro”, disse.

O chefe de Estado recebeu os campeões europeus na Sala das Bicas, do Palácio de Belém, onde, depois de discursar, os abraçou, um a um, seguindo todos para a varanda para um convívio com pastéis de Belém.

O presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes, pediu hoje “espaço e oportunidades” para os jogadores mais jovens em Portugal e enalteceu o trabalho que tem sido feito na entidade a que preside.

“Nestes últimos quatro anos, ganhamos títulos europeus e mundiais nas três vertentes do futebol: futebol de 11, de praia e futsal. Juntamos este título de sub-19 ao título de sub-17 conquistado em 2016, ano em que foi inaugurada a Cidade do Futebol” disse.

Fernando Gomes destacou a importância da implementação das equipas B, em 2011 – quando era presidente da Liga de clubes – que serviu “para dar resposta à falta de oportunidades destes jovens jogadores”, da mesma forma que foi criado, recentemente, o campeonato de sub-23.

“Sou pouco adepto de leis protecionistas que fecham o mercado, mas entendo que clubes, jogadores e governantes podem e devem sentar-se à mesa, para que o investimento que Portugal faz na formação não se perca por propostas de valor desportivo duvidoso”, manifestou.

“Agradeço, uma vez mais, a honra que nos dá em acompanhar o nosso trajeto. E deixo-lhe um convite especial porque sei que é uma pessoa que lidera pelo exemplo: O de que acompanhe na Polônia, um dos jogos desta nossa Seleção, no Campeonato do Mundo de Sub20, que vai acontecer no final de Maio e inicio de Junho do próximo ano” declarou Fernando Gomes.

Portugal sagrou-se campeão europeu de sub-19 depois de vencer na final a Itália por 4-3 (após prorrogação).

A imprensa portuguesa divulgou ainda que o presidente fez selfies com os jogadores e até uma dancinha na recepção aos meninos.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: