Portuguesa segue entre os melhores da Série B

Da Redação Mundo Lusíada

Foto José Cunha

A Lusa do técnico Vadão, não passou de um empate com o Coritiba, na noite de 18 de maio no Canindé, jogo válido pela terceira rodada do Brasileiro da Série B. Porém o time rubro verde segue bem na classificação. Após este resultado a Lusa ficou em 5º lugar com 4 pontos ganhos.

Em jogo muito movimentado, o destaque acabou ficando para as mexidas dos técnicos. Osvaldo Alvarez tinha três desfalques, e Ney Franco, quatro. Mas nos bancos, Vadão e Ney tinham Kempes e Enrico, respectivamente. E os jogadores foram decisivos para o placar. O Coxa abriu o placar com o argentino Ariel, e depois os reservas fizeram o resto. Kempes, aposta do Vadão e fazendo sua reestréia na Lusa, empatou logo no início do segundo tempo, depois fez mais um, anulado por impedimento. Aos 24 minutos Kempes colocou a Lusa na frente do placar, porém aos 29, em um contra-ataque rápido do Coxa, Enrico, que também veio do banco, recebeu na entrada da área e bateu cruzado na saída de Andrey para empatar novamente. Apesar das chances, as equipes não aproveitaram e o jogo ficou nisso: 2×2.

Neste jogo a Portuguesa manteve um tabu contra Coxa, nunca perdeu para o time paranaense em jogos no Canindé. Até hoje, foram 12 confrontos entre as duas equipes sendo dez vitórias do time paulista e três empates. O primeiro duelo aconteceu em 27 de maio de 1972 com vitória da Lusa por 2 a 0.

A Série B do Brasileiro prometia desde o início, muito equilíbrio. Ao contrário dos últimos anos, nenhum clube dos 12 chamados “grandes” do país estão na disputa. Tem os populares Sport, Náutico, Bahia e América-RN (todos do Norte). Outras duas equipes nordestinas retornaram à segundona este ano: ASA-AL e Icasa-CE. A região Sudeste tem nove representantes, seis de São Paulo: Bragantino, Portuguesa, São Caetano, Ponte Preta, Santo André e Guaratinguetá. Os cinco primeiros já disputaram a Série A. No Rio, o único representante é o Duque de Caxias, que compete pela segunda vez. Já Minas Gerais aparece com o Ipatinga, vice-campeão estadual, e o América-MG, vencedor da Série C em 2009.

Do Paraná tem o Coritiba, jogando na Arena Joinville, interior de Santa Catarina (por 10 partidas), por causa do quebra-quebra no Couto Pereira na última rodada do Brasileirão passado. O outro time do estado é o Paraná Clube, que caiu em 2007. A região Sul ainda conta com o Figueirense, que ficou na Série A entre 2002 e 2008. E da Região Centro-Oeste dois times: Vila Nova-GO e Brasiliense, que ano passado brigaram para não cair. Com tudo isso a Série B promete muito bons jogos e muita torcida no estádios.

Deixe uma resposta