Portuguesa: O mais brasileiro dos clubes

Por Everton Calício

O corte do bolo representou a boa convivência e confraternização entre os portugueses de São Paulo que externam o sentimento feliz do “Orgulho de Ser Lusa”.
Foto/Arquivo: Mundo Lusíada

Na semana em que um dos maiores clubes da capital paulista completa mais um ano de vida, a Associação Portuguesa de Desportos chega aos seus 93 anos de idade como um dos maiores pólos da comunidade portuguesa no Brasil. E um dos capítulos mais bonitos de sua história talvez seja logo após a sua fundação em 14 de agosto de 1920, quando após o início de suas atividades se fundiu com a Associação Atlética Mackenzie College para conseguir disputar o campeonato de futebol de 1920 que tinha apenas 8 vagas.

À época, o Mackenzie enfrentava uma forte crise, e sondava sua desistência de continuar a disputar campeonatos de futebol. Justamente foi o Mackenzie, o primeiro time de futebol no país formado por brasileiros que ajudou a Portuguesa a dar seus primeiros passos em suas três primeiras temporadas. Aliás, outro feito pioneiro do Mackenzie foi o de ser protagonista da primeira partida de futebol disputada na cidade de São Paulo, em 05 de Março de 1899 contra o Hans Nobiling Team (atual E.C. Pinheiros).

Nascido um ano antes da partida pioneira, o time do Mackenzie foi fundado por um dos professores da Universidade,  Bernard Shaw que após uma viagem aos Estados motivou seus alunos a montar equipes de futebol, basquete e rugby.  Assim, surgiria o primeiro clube de brasileiros para brasileiros no futebol.

Mesmo com tanto pioneirismo a equipe mackenzista nunca foi de grande destaque no cenário futebolístico, tanto é que os melhores resultados haviam sido apenas os  vice-campeonatos de 1913 e 1915. Com a fusão ocorrida entre Lusa e Mackenzie consolidada em 11 de outubro de 1920, a equipe ganharia vigor para seguir disputando campeonatos oficiais e manter o nome da tradicional faculdade no meio esportivo.

Do lado da Portuguesa, a fusão com o Mackenzie foi muito questionada, pois vinda de uma união de cinco pequenos clubes da várzea paulistana, Lusíadas F.C., E.C. Lusitano, A. A. 5 de Outubro, A. A. Marquês de Pombal e Portugal Marinhense, os diretores lusos quase recusaram a inédita fusão no futebol paulista.

Após vencerem obstáculos iniciais e resolverem as tensões o clube foi a campo a primeira vez no dia 07 de Novembro de 1920, pelo Campeonato Paulista estreando contra a Associação Atlética São Bento, sendo este o primeiro jogo da história da Lusa.

 

Por Everton Calício
Da LusaNews. Estudante de jornalismo, pesquisador e memorialista Diretor do Museu Histórico da Associação Portuguesa de Desportos.

LEIA MAIS >> Djalma, eternamente a estrela do Canindé

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: