Portugal vence República Checa na estreia com gol nos acréscimos

Da Redação com Lusa

 

A seleção portuguesa de futebol estreou-se hoje a ganhar no Euro2024, ao vencer a República Checa por 2-1, com reviravolta selada nos acréscimos, em encontro da primeira jornada do Grupo F, disputado em Leipzig, na Alemanha.

A formação checa adiantou-se no marcador aos 62 minutos, por Lukás Provod, mas a formação das ‘quinas’ respondeu com um autogol de Robin Hranác, aos 69, e um tento do suplente Francisco Conceição, aos 90+2.

Portugal juntou-se, assim, na liderança do agrupamento à Turquia, que no outro encontro da ronda inaugural, disputado em Dortmund, venceu a estreante Geórgia por 3-1.

Seis europeus

Cristiano Ronaldo tornou-se hoje o primeiro jogador da história a atuar em seis fases finais do Campeonato da Europa de futebol, ao entrar de início na estreia de Portugal no Euro2024, face à República Checa.

Como era esperado, o capitão da seleção nacional integra o ‘onze’ luso em Leipzig, e passa a contar jogos em seis Europeus, num registro que teve início em 2004, em solo luso, e continuou nas edições de 2008, 2012, 2016 e 2020.

Com este encontro, na Red Bull Arena, Ronaldo, de 39 anos, reforça também o estatuto futebolista com mais jogos em fases finais do Campeonato da Europa, ao somar o 26.º encontro, e de mais encontros como capitão, com o 17.º.

O ‘7’ da seleção nacional entra em campo também com a liderança no ‘campeonato’ dos jogadores com mais vitórias em fases finais de Europeus, com 12.

Nos gols, domínio também do português, que totaliza 14, contra nove do francês Michel Platini, todos conseguidos em 1984, o que é recorde para apenas uma edição.

Ronaldo marcou em 10 jogos, outro recorde, tendo ‘faturado’ em todas as cinco edições, algo único, e soma quatro encontros a marcar dois ou mais golos, outro feito inédito para o jogador nascido na Madeira.

Um gol hoje em Leipzig transforma também Cristiano no jogador mais velho a marcar numa fase final, superando o austríaco Vlasic, que faturou no Euro2008 com 38 anos e 257 dias.

Três vezes eleito para a equipe ideal do torneio, em 2004, 2012 e 2016, o avançado segue, neste particular, empatado com o italiano Maldini e o francês Blanc, assim como Pepe, que foi selecionado em 2008, 2012 e 2016.

Pepe

O jogador português Pepe tornou-se hoje o jogador mais velho a disputar um jogo na fase final de um Campeonato da Europa de futebol, batendo o recorde que estava na posse do goleiro húngaro Gábor Király.

Ao ser titular na defesa lusa na estreia de Portugal no Euro2024, em Leipzig, frente à República Checa, em jogo da ronda inaugural do Grupo F, Pepe, com 41 anos e 113 dias, é o novo recordista, deixando para trás os 40 anos e 86 dias de Király.

O defesa central luso atingiu ainda outro registro histórico, ao jogar em cinco fases finais de Europeus, sendo apenas superado por Cristiano Ronaldo, que passou a ter jogos em seis edições.

O central do FC Porto estreou-se em Europeus em 2008 e depois estava presente em 2012, em 2016, no qual Portugal conquistou o título, em 2020, que foi disputado em 2021 devido à pandemia de covid-19, e agora em 2024, tendo jogado em todas as edições.

Além dos checos, no agrupamento, Portugal defronta ainda a Turquia (no sábado, em Dortmund) e a Geórgia (no dia 26, em Gelsenkirchen), no Grupo F.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: