Portugal pode chegar à final da Euro, diz luso-brasileiro Pepe

"Temos de separar a euforia da responsabilidade que temos. Eu, particularmente, estou a preparar-me para que a euforia não me influencie”.

Pedro Belo da Fonseca e Sérgio d’Almeida Soares Da Agência Lusa

Antonio Cotrim/Lusa Portugal

>> Jogador português, Pepe, durante a conferência de imprensa na Suíça. 02. de Junho de 2008

O luso-brasileiro Pepe assegurou na segunda-feira, 02 de junho, que Portugal “tem condições” para chegar à final da Eurocopa da Áustria e Suíça.

No primeiro dia de treinos em Neuchatel, depois de 13 dias em Viseu, o zagueiro do Real Madrid revelou enorme “determinação, confiança e seriedade” para a Euro e enalteceu a qualidade da seleção lusa. “Estamos um bocado ansiosos. Eu, particularmente, porque é a minha primeira competição. Mas sabemos das nossas responsabilidades”.

O defensor afastou a possibilidade de ter já garantida a titularidade, depois da inclusão na equipe que iniciou o amistoso do último sábado contra a Geórgia, em Viseu, mas não teve dúvidas em considerar Ricardo Carvalho um dos jogadores de destaque na equipe.

“Todos os jogadores têm de demonstrar trabalho e qualidade diariamente. Há uma vaga em aberto para mim, Fernando Meira e Bruno Alves. O mister [treinador] sabe o que quer para a seleção”. Considerando que o nome dos jogadores ou os clubes em que atuam não influenciam o comportamento dos adversários, Pepe falou ainda da Turquia, primeira adversária na fase de grupos. “Pressionam muito a zona na qual está a bola. Estamos a preparar bem esse jogo, porque temos de virar o jogo muitas vezes. Outra opção é arriscar um para um e os cruzamentos”, afirmou.

O jogador disse ainda que a Suíça, “porque joga em casa”, necessita de trabalhos especiais na preparação, revelando ainda que os jogadores anfitriões são “rápidos” e fazem jogadas difíceis de marcar.

Cristiano Ronaldo Cristiano Ronaldo é mais um dos 23 jogadores convocados por Luiz Felipe Scolari para a Euro 2008, frisou Pepe na mesma entrevista coletiva, na tentativa de afastar todo o apelo sobre o craque do Manchester United.

Questionado por várias vezes sobre o suposto interesse do Real Madrid no “7” da seleção portuguesa, o luso-brasileiro afirmou que Cristiano Ronaldo está apenas preocupado com a participação no Europeu, apesar de reconhecer a sua importância na equipe.

“O Cristiano é o melhor do mundo, neste momento e para mim. É um profissional exemplar e um grande jogador. Mas não adianta estar a insistir. A seleção portuguesa vale pelo seu todo”, destacou.

O jogador do Real Madrid disse que todos os jogadores “estão aqui para defender uma nação” e considerou que Ronaldo não está nada preocupado com o seu futuro. “Ele (Cristiano) sabe quais as suas responsabilidades, tal como todos nós. É um jogador importante para nós, mas a união é a base do sucesso”, assegurou.

O jogador desvalorizou as potenciais entradas duras que sejam feitas sobre o jogador do Manchester United durante a Euro e aplaudiu a escolha dos cinco capitães de equipe, a propósito da saída de Luís Figo ou outros “veteranos”. “O Figo tem sido um jogador muito importante para a seleção, mas temos outras referências. Os capitães foram escolhas e a seleção está bem servida a esse nível”, concluiu.

“Tornamos Portugal grande” Os portugueses, apesar de viverem num país pequeno, conseguem tornar a nação grandiosa, disse também o zagueiro de origem brasileira. “Nós portugueses, fazemos com que Portugal seja grande, apesar de ser um país pequeno. Mas domingo, a recepção feita pelos adeptos [torcedores] demonstrou a força de Portugal”, disse.

O jogador, questionado a propósito da recepção incrível dos portugueses, em Neuchatel, explicou que os torcedores “confiam na equipe” e revelou que os jogadores têm uma “vontade tremenda em retribuir tanta euforia”.

“Senti um friozinho miudinho, porque estamos a defender uma pátria. Mas temos de separar a euforia da responsabilidade que temos. Eu, particularmente, estou a preparar-me para que a euforia não me influencie”.

O luso-brasileiro falou ainda da sempre polêmica questão do hino nacional. “Mais importante que saber o hino é sentir. E eu tenho um sentimento muito grande por Portugal. Nunca falei com Luiz Felipe Scolari e Deco sobre isso (são os dois também brasileiros de nacionalidade), porque eles não sabem o que sinto”, concluiu.

Integrado no Grupo A, Portugal estreia no Campeonato Europeu em 07 de junho, frente à Turquia, defrontando depois a República Checa, dia 11, e a anfitriã Suíça, no dia 15.

Deixe uma resposta