Portugal participa de Conferência Internacional de Surfe no litoral paulista

Da Redação

Desta sexta-feira (22) a domingo (24), a cidade de Santos, litoral de São Paulo, recebe a Conferência Internacional da Rede World Surf Cities (World Surf Cities Network – WSCN), evento que reúne cerca de 40 autoridades/esportistas de 11 nações.

13 cidades estarão representadas: Salinas (Espanha); Donostia/San Sebastian (País Basco); Montañita (Equador); Vinã Del Mar e Arica (Chile); Ericeira e Viana de Castelo (Portugal); New Plymouth (Nova Zelândia); Lacanau (França); Durban (África do Sul); Huanchaco (Peru) e Las Palmas (Ilhas Canárias). Santos é o único município brasileiro participante da WSCN. Também são aguardados convidados de Montevidéu (Uruguai) e El Salvador (Escritório de Turismo).

A programação, que reúne praticantes do surfe, autoridades governamentais e empresariado, vai contar com debates, rodada de negócios (aproximando empresas nacionais e estrangeiras), atrações musicais e o festival de surfe feminino Prancha Oca.

A abertura do evento está marcada para esta sexta-feira (22), às 20h, no Teatro do Sesc-Santos (Rua Conselheiro Ribas, 136, Aparecida), com cerimônia oficial, bate-papo com o surfista e empreendedor Mark Lund e o show musical Água-Viva, da banda Bella Huna, que recebe os convidados Banda Reunião, Marcelo Mira (Alma Djem), Neco Carbone, Mark Lund, Nuno, Edinho Leite, Mauro Raposo, Jacuí e Ronaldo Gui.

Também ocorrem homenagens à cultura negra, com o capoeirista Mestre Sombra e ao aluno especial Rafael, com coreografia de Denise Roma. Entrada franca.

Além do Sesc, as atividades também serão realizadas em locais como as escolas de surfe do Posto 2 (orla da praia, na Pompeia) e do Posto 3 (orla da praia, no Gonzaga), assim como nas praias do Gonzaga e Pompeia.

A Conferência tem realização da Prefeitura de Santos e WSCN, que tem objetivo de aumentar a atividade econômica local (negócios, turismo, emprego e programas sociais) por meio do compartilhamento de conhecimentos e cooperação entre as cidades de surfe ao redor do mundo. Mais países que integram a WSCN são Austrália, Inglaterra, África do Sul e Peru.

O primeiro encontro da WSCN em Santos foi realizado em 2014. No ano passado, o evento ocorreu em San Sebastian, na Espanha.

Santos foi representada por dois projetos de surfe: um voltado para o público com mais de 50 anos e o outro para pessoas com deficiência, ambos desenvolvidos pela Escola Radical do Posto 2. Os trabalhos foram apresentados pelo surfista e educador Cisco Araña, coordenador da Escola Radical e representante brasileiro da WSCN.

Confira a programação em Santos:

Dia 22

Apresentação Mercado Brasileiro de Surfe e empresas participantes

– 10h às 13h15 – Sesc-Santos (aberto ao público)

Reunião de trabalho e Rodada de Negócios (para representantes da WSCN – sala 2) – 15h às 18h30 – Sesc-Santos

One to one Surf Companies – Rodada de Negócios (aberto ao público – sala 1) – 15h às 18h30 – Sesc-Santos

Abertura oficial – 20h – Teatro do Sesc-Santos (aberto ao público)

Dia 23

Conferência Global – Painéis de apresentações das cidades-membro da WSCN – 9h45 às 13h30 – Sesc-Santos (aberto ao público)

Reunião de trabalho – 15h às 19h – Sesc-Santos (para representantes da WSCN)

Visita à empresa santista de surfe – 15h às 19h – Silver Surf (Rua Dona Luísa Macuco, 197)

Dia 24

9h – visita à Escola de Surfe do Posto de Salvamento 3 (surfe adaptado) – orla do bairro Gonzaga

8h às 13h – Prancha Oca Festival de Surfe Feminino – Posto de Salvamento 2 – orla do bairro Pompeia

14h – Celebração da Amizade e homenagens – Edifício Unlimeted Ocean Front Building (Avenida Presidente Wilson, 94, Pompeia) – somente membros da WSCN.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend