Portugal carimba passaporte para Copa do Mundo – 2×0 na Macedônia

Mundo Lusíada com agencias

A seleção portuguesa de futebol assegurou no último dia 29 de março, a classificação para a Copa do Mundo de 2022, no Qatar, ao vencer por 2-0 a Macedônia do Norte, na final do caminho C do ‘play-off’ europeu.

Poucos dias após ter eliminado a Turquia, numa das meias-finais, Portugal voltou a triunfar no Estádio do Dragão, no Porto, graças aos dois gols do meia Bruno Fernandes, aos 32 e 65 minutos.

A equipe das ‘quinas’ confirmou, assim, a oitava presença num Mundial, e a sexta consecutiva, depois de 1966, 1986, 2002, 2006, 2010, 2014 e 2018.

Um dia antes do confronto que decidiu a classificação, o maior craque português, Cristiano Ronaldo, que deve participar de uma Copa pela última vez, pediu aos torcedores portugueses que fizessem a diferença no Dragão, para este confronto contra a Macedônia do Norte, que aliás, causou uma grande surpresa na semana anterior, ao eliminar a tetracampeã mundial Itália da disputa por um lugar no torneio de 32 seleções. O capitão pediu, e foi atendido.

Bruno Fernandes foi a grande figura da noite, com golos aos 32 e 65 minutos, servido por Cristiano Ronaldo e Diogo Jota, respectivamente, num embate em que o veterano Pepe devolveu a segurança defensiva à formação das ‘quinas’.

A eliminatória ficou sentenciada e, até final, o público, em festa, ainda tentou ‘empurrar’ Ronaldo para o golo, mas não havia forma, com Fernando Santos ainda a aproveitar para fazer entrar William Carvalho, Rafael Leão, João Félix, Matheus Nunes e o estreante Vítor Ferreira, o ‘Vitinha’ do FC Porto.

O luso brasileiro Pepe agradeceu e comentou sobre a classificação

Pepe (jogador de Portugal) falou em entrevista e agradeceu às pessoas que estiveram no estádio e em casa e a todos os portugueses, “porque hoje foi uma noite emocionante para nós. O ambiente que vivemos aqui foi fantástico. Sentimos essa energia positiva de todos os portugueses, que fez com que pudéssemos ir ao Mundial.”
“Sinto-me um privilegiado em poder fazer parte deste grupo e viver esta noite maravilhosa, porque merecíamos. Era uma injustiça para todos não estarmos no Mundial, dada a forma como trabalhámos e nos dedicámos e pelas críticas que recebemos. Não era justo. Hoje fomos uma equipa humilde e com sentido de querer vencer e representar o nosso povo”, completou Pepe.

Pepe sonha em conquistar o Mundial – “Sonhar está ao alcance de todos. Temos muita qualidade. Sabemos que para poder conseguir esse feito temos de trabalhar muito, ser muito fortes mentalmente, ser uma equipa humilde e guerreira dentro de campo, tal como fomos muitas vezes na fase em que conquistámos o Euro2016 e a Liga das Nações de 2019. Temos jogadores com muito futuro e que jogam em grandes clubes na Europa. É possível nós sonharmos. Acredito que temos todas as capacidades para podermos ser campeões do mundo, mas também não vamos passar do oito ao 80. Vamos com calma e preparar bem, para poder estar ao nosso nível”, disse Pepe.

O luso brasileiro que ainda é destaque da seleção aos 39 anos, diz que segue com a mesma ilusão “de um miúdo de 15/20 anos. Sinto-me muito feliz”. No entanto ele não garante presença no Mundial de 2022. “Não sei, ainda falta muito tempo até lá. Agora, tenho de me focar, até porque me faltam jogos no clube. Não queria misturar as coisas, mas sei que nesta idade tenho mesmo de pensar jogo a jogo. Se eu estiver bem, em condições e com a minha capacidade física intacta, é óbvio que vou querer ajudar Portugal”.

 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: