Porto, Sporting e Benfica têm mais de R$ 39 mi de prejuízo

Da Agencia Lusa

Os três grandes clubes portugueses fecharam o primeiro semestre da temporada 2008/2009 no vermelho, com um prejuízo total de 13 milhões de euros (cerca de R$ 39,26 milhões), revelam os relatórios enviados à Comissão do Mercado dos Valores Mobiliários, entidade reguladora do mercado luso de capitais.

As contas de Porto, Sporting e Benfica mostram as primeiras conseqüências da crise financeira no futebol luso. Nenhuma das três sociedades conseguiu gerar receitas que compensem os gastos.

Porto (1,4 milhão de euros de prejuízo), Sporting (2,3 milhões) e Benfica (9,3 milhões) ilustram a crise que muito provavelmente se acentuará na segunda metade da temporada e que só pode ser combatida com a transferência de jogadores no próximo verão europeu.

A Sociedade Anônima Desportiva (SAD) do Porto foi a que teve mais capacidade para gerar receitas, que atingiram 31,1 milhões de euros, contra 29,9 milhões no Sporting e 26 milhões no Benfica, mas também foi quem mais gastou, totalizando 35,8 milhões em custos operacionais, diante de 23,7 milhões no Sporting e 27,6 milhões no Benfica.

Outros resultados Em relação ao resultado operacional a SAD do Porto foi a única a escapar ao vermelho, tendo concluído o primeiro semestre com 2,8 milhões positivos, enquanto o Sporting fechou com 400 mil negativos e o Benfica com 6,9 milhões negativos.

A SAD do Benfica tem o elenco mais valorizado, avaliado em 74,3 milhões de euros, enquanto do Porto é de 64,2 milhões e o do Sporting gira em torno de 30,8 milhões. A Comissão do Marcado não permite a atualização do valor dos passes dos jogadores, o que torna o valor dos elencos muito abaixo do de mercado. O Sporting, com vários jogadores das categorias de base do clube, é o mais prejudicado.

Os capitais próprios das três sociedades estão muito abaixo do que exige o artigo 35 das Sociedades Comerciais. A SAD do Porto é a que apresenta capitais próprios mais elevados, num total de 16,4 milhões, enquanto a do Benfica e de 13,6 milhões e a do Sporting soma 4,9 milhões. As três sociedades se encontram em situação de falência técnica.

Deixe uma resposta