Pepe anuncia fim da carreira, “um dos maiores centrais do futebol português”

Mundo Lusíada com Lusa

 

O internacional português Pepe anunciou neste dia 08, aos 41 anos de idade, o fim da carreira de futebolista, depois de mais de duas décadas ao mais alto nível, num vídeo publicado nas redes sociais do agora antigo defesa central.

Pepe, nascido no Brasil, mas internacional português, pendura as ‘chuteiras’ com mais de 30 títulos conquistados em toda a carreira, incluindo um Campeonato da Europa com a seleção portuguesa, em 2016, e três Liga dos Campeões, todas com o Real Madrid.

Além do histórico emblema espanhol, o central defendeu as cores do FC Porto, seu último clube, do Marítimo e também do Besiktas.

O defesa despede-se da seleção portuguesa com 141 jogos e oito gols e como o terceiro jogador mais internacional de sempre pela equipes das ‘quinas’, apenas atrás de Cristiano Ronaldo (212) e João Moutinho (146).

O presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes, agradeceu hoje a Pepe pelos 17 anos ao serviço da seleção de “um dos maiores defesas centrais da história do futebol português, europeu e mundial”.

“Ao terminar a sua carreira de futebolista, o Pepe deixa-nos como legado um exemplo de profissionalismo, dedicação e, acima de tudo, de enorme paixão pelo futebol e pela seleção nacional”, afirmou Fernando Gomes, no dia em que o jogador anunciou o fim da carreira, aos 41 anos.

Em mensagem publicada pela FPF, o líder federativo recorda de Pepe, o “extraordinário sentimento de paixão pela seleção nacional e por Portugal, país que o acolheu e que soube dar-lhe a expressão futebolística”.

“Pepe é um exemplo de profissionalismo extraordinário. Recordo bem a forma como participou na final do Euro2016, ou como jogou com uma fratura no braço o desafio diante Marrocos no Mundial no Qatar e como se apresentou, aos 41 anos, com a mesma paixão, dedicação e pundonor no Euro2024”, observou.

O último jogo da carreira de Pepe foi em 05 de julho, em Hamburgo, na Alemanha, na derrota de Portugal com a França (0-0 no final do prolongamento, 5-3 no desempate por grandes penalidades), nos quartos de final do Euro2024.

Pepe, que participou em nove fases finais, entre Mundiais e Europeus, pendura as ‘chuteiras’ com mais de 30 títulos conquistados em toda a carreira, incluindo um Campeonato da Europa com a seleção nacional, em 2016, e três Ligas dos Campeões, todas com o Real Madrid.

Além do histórico emblema espanhol, o central defendeu as cores do FC Porto, seu último clube, do Marítimo e também do Besiktas.

Seleção

O treinador Roberto Martínez agradeceu ao futebolista Pepe por tudo o que fez pela seleção portuguesa e felicitou o que considerou ser uma carreira “cheia de sucessos”.

“Hoje é um dia muito especial para ti e para a tua família, mas também para o futebol português”, começou por dizer o selecionador, numa mensagem divulgada pela Federação Portuguesa de Futebol.

Roberto Martínez começou por felicitar o antigo central, que esteve no Euro2024, pelo seu percurso de carreira, sem esquecer os desempenhos ao serviço da seleção portuguesa.

“Em primeiro lugar, parabéns. Parabéns pela tua carreira, uma carreira cheia de sucessos, cheia de bons momentos e boas memórias que ficarão para o resto da tua vida. Em segundo lugar, obrigado. Obrigado pelo que fizeste pela seleção, pelo que fizeste durante o teu quinto Europeu, que é sem dúvida um exemplo. Deixaste um legado para as futuras gerações de Portugal”, frisou.

O selecionador finaliza a mensagem com o desejo que a nova etapa na vida de Pepe seja “cheia de felicidade”.

Ainda, p presidente da FIFA, Gianni Infantino, afirmou numa mensagem publicadas nas redes sociais, que Pepe deixou uma “marca significativa” no futebol mundial e destacou a “determinação e competitividade” do agora antigo internacional português.

“Pepe deixou uma marca significativa no futebol mundial. Ao longo dos anos, demonstrou uma forte determinação e uma competitividade que o destacaram como um dos melhores defesas do mundo. O seu contributo para o futebol foi notável, tanto pela longevidade da sua carreira como pela intensidade com que sempre jogou”, lê-se numa publicação no Instagram.

Uma das mensagens mais emotivas foi do amigo Cristiano Ronaldo:

Deixe uma resposta