Mundo Lusíada passa a oferecer noticiário do Vasco da Gama

Da Redação– O site do Jornal Mundo Lusíada, principal mídia luso brasileira, terá, a partir de agora, o noticiário do Clube de Regatas Vasco da Gama, o clube luso carioca que é a paixão dos portugueses e luso descendentes do Estado do Rio de Janeiro.

O acordo para divulgação, acertado ontem, 12 de agosto, entre Odair Sene, editor do Mundo Lusíada, e Marcos Blanco Carnier, Diretor Executivo de Marketing do Vasco, será nos mesmos moldes do que o veículo de comunicação já faz em São Paulo, com a Portuguesa de Desportos.

A intenção do jornal é oferecer conteúdo de qualidade ao leitor luso carioca e atrelar o assunto “futebol” aos demais assuntos que fazem parte do dia a dia dos portugueses e luso brasileiros. Já para o Vasco, é mais um meio de divulgação e com especial valor: se trata do público português que deu origem ao clube, apenas por isso já seria extremamente valoroso.

Um pouco da história do “São Januário”

Fundado no dia 21 de abril de 1927, o Estádio Vasco da Gama acabou ficando mais famoso como São Januário, que é o nome de umas das principais ruas que levam ao estádio. O primeiro jogo disputado em São Januário foi entre Vasco e Santos. A partida terminou em 5 a 3 para os paulistas. O primeiro gol foi marcado pelo santista Evangelista. Já o primeiro gol do Vasco no seu estádio foi marcado por Galego.

Antes da construção da Colina, como também é conhecido o estádio, o Vasco mandava seus jogos no campo do Andaraí, que depois acabou se tornando o campo do América. São Januário foi fundado graças aos próprios vascaínos, que fizeram uma campanha para arrecadar dinheiro para a compra de um bom terreno em São Cristóvão. A etapa seguinte foi arrecadar uma quantia que fosse suficiente para a construção do estádio. Em apenas 11 meses o Estádio Vasco da Gama ficava pronto.

O estádio é a principal sede do Vasco. Construída numa área de 56 mil metros quadrados e situada à Rua General Almério de Moura, 131, no bairro Vasco da Gama, o complexo conta com estádio, ginásio, parque aquático e setor administrativo. A fachada é tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Os refletores do estádio foram inaugurados em 31 de março de 1928, no jogo entre Vasco e Wanderers, do Uruguai. Os cruzmaltinos venceram por 1 a 0, gol do ponta-esquerda Santana. O foi um gol olímpico, um dos primeiros que se teve notícia no futebol brasileiro. Dizem, inclusive, que a expressão “gol olímpico” surgiu nesta ocasião, já que o Vasco ganhou de um time do Uruguai, que era o atual campeão olímpico de futebol.

Entre 1927 e 1950 (ano da inauguração do Maracanã), o estádio do Vasco foi o maior do Rio de Janeiro. Entre 1927 e 1940 (ano da inauguração do Pacaembu), São Januário foi o maior do Brasil e entre 1927 e 1930 (ano da inauguração do Estádio Centenário, em Montevidéu, Uruguai) foi o maior da América do Sul.

A Seleção Brasileira jogou em São Januário pela primeira vez em 15 de janeiro de 1939. O jogo foi entre Brasil e Argentina, e os brasileiros foram derrotados por 5 a 1. Leônidas da Silva, o “Diamante Negro”, marcou o gol do Brasil. O jogador já havia atuado pelo Vasco anteriormente.

O que mais lembra Portugal: cruz de malta

O primeiro escudo do Vasco, criado em 1903, tinha uma Cruz de Cristo na caravela, à semelhança do que acontecia nas caravelas da época dos descobrimentos. Alguns anos depois, a Cruz de Cristo foi substituída pela Cruz de Malta. Entretanto, mais tarde, descobriu-se que a Cruz de Malta é, na realidade, uma Cruz Patée, também conhecida como Cruz Pátea. A verdadeira Cruz de Malta é bem diferente da Cruz Pátea, pois tem as extremidades bifurcadas.

Mascote – O Vasco tinha como símbolo o Almirante, em homenagem ao navegador português que lhe emprestou o nome. A partir dos anos 40, surgiu a figura do comerciante português de tamancos e camisa do clube. O apelido Bacalhau – criado pelo cartunista Henfil no Jornal dos Sports, nos anos 60, também caiu no gosto da galera.

E para encerrar na melhor que ver o que diz este trecho do hino vascaíno:

“Vamos todos cantar de coração

A cruz de malta é o teu pendão

Tens o nome do heróico português

Vasco da Gama… tua fama assim se fez”

________________________________________

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend