José Mourinho deixa comando técnico do Manchester United

Da Redação
Com Lusa

O treinador português José Mourinho deixou nesta terça-feira o comando técnico do Manchester United, anunciou o sexto classificado da Liga inglesa de futebol.

“O Manchester United comunica que o treinador José Mourinho deixa o clube com efeito imediato”, refere a nota na página dos ingleses, acrescentando um agradecimento ao treinador e o desejo de sucesso para o futuro.

Na curta nota, os ‘red devils’ explicam ainda que iniciaram um processo para a escolha de um novo treinador, mas que a equipa terá um interino a curto prazo.

“Um novo treinador será indicado até ao final da atual época, enquanto o clube prosseguirá o processo de contratação de um treinador novo, a tempo inteiro”, acrescenta o comunicado.

Mourinho chegou aos ‘red devils’ em 2016/17, época em que alcançou os únicos títulos no clube, a Taça da Liga inglesa, a Supertaça e a Liga Europa.

Após 17 jornadas, o Manchester United ocupa o sexto lugar do campeonato, com 26 pontos, menos 19 do que o líder Liverpool.

Na Liga dos Campeões, o Manchester United foi segundo na fase de grupos, atrás da Juventus, e nos oitavos de final defrontará os franceses do Paris Saint-Germain.

O técnico português levou o clube ao segundo lugar do campeonato na época passada, depois de ter sido sexto na estreia.

Marcas

Aos 55 anos, Mourinho termina sem glória a sua terceira passagem pelo futebol inglês, depois de ter orientado o Chelsea em dois períodos distintos, o primeiro dos quais com grande sucesso.

Na época de 2014/15, na sua segunda passagem por Stamford Bridge, Mourinho conquistou o terceiro título inglês pelos ‘blues’ e a Taça da Liga.

José Mourinho, que na primeira passagem por Stamford Bridge se intitulou como especial, ficando para sempre como o ‘special one’, regressou a Londres em 2013, com um contrato de quatro anos, que, entretanto, foi prolongado até 2019. Acabaria por não cumprir o contrato, ao ser despedido em 17 de dezembro de 2015.

Na primeira passagem pelo Chelsea, que marcou o início da sua carreira fora de Portugal, José Mourinho conquistou seis troféus, entre os quais dois títulos ingleses (2004/05 e 2005/06), em pouco mais de três anos, antes de ser despedido, em setembro de 2007.

O técnico luso, que chegou a Londres depois de ter levado o FC Porto ao título europeu em 2003/04, ganhou ainda uma Taça de Inglaterra (2006/07), duas Taças da Liga e uma Supertaça. Na Liga dos Campeões, ficou-se por duas meias-finais.

‘Mou’ rumou depois ao Inter Milão, clube que levou ao título europeu, e, depois, ao Real Madrid, pelo qual venceu a Liga espanhola de 2011/12.

Em Portugal, José Mourinho passou por Benfica, União de Leiria e FC Porto, tendo conquistado ao serviço dos ‘dragões’ duas ligas, uma Taça de Portugal, uma Supertaça, uma Taça UEFA e uma Liga dos Campeões.

José Mourinho, que em 2010 recebeu o prêmio FIFA para treinador do ano, foi considerado o melhor técnico da ‘Premier League’ em três épocas e o melhor treinador da Liga italiana em duas.

Em 2002/03 e 2003/04, o técnico português foi distinguido como melhor treinador da UEFA, e em 2006 recebeu a Ordem do Infante D. Henrique.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend