Jogos Olímpicos Tóquio 2020 firmam compromisso com ONU para sustentabilidade

Da Redação

O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio 2020, e as Nações Unidas assinaram uma Carta de Intenção para promover a contribuição do desporto para o desenvolvimento sustentável.

O documento também apoia o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ODSs, da ONU, e foi assinado pela subsecretária-geral das Nações Unidas para Comunicações Globais, Alison Smale, e o chefe executivo do Tóquio 2020, Toshiro Muto, durante visita da delegação da ONU à capital do Japão.

As duas partes concordaram em cooperar na promoção de atividades que ajudarão a aumentar a consciência sobre a contribuição do desporto e dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 para alcançar os ODSs. Outra meta é impulsionar uma compreensão mais global dos ODSs entre a população do país.

A ação do Tóquio 2020 e a ONU deve alavancar os próprios eventos e plataformas de mídia das Nações Unidas para aumentar o conhecimento do público sobre os vínculos entre os ODSs, eventos desportivos entre cidadãos do Japão e de outros países.

A subsecretária-geral para as Comunicações Globais da ONU, Alison Smale, se diz muito orgulhosa desta Carta de Intenção.

Para ela, o documento “permitirá trabalhar com Tóquio 2020 para evidenciar não apenas as conquistas dos atletas, mas também como o evento gerido de maneira inovadora e responsável, sendo ainda uma ótima oportunidade para alavancar a capacidade dos Jogos Olímpicos para promover a paz e o desenvolvimento em todo o mundo.”

Para o chefe executivo do Tóquio 2020, Toshiro Muto, o Comité Organizador de Tóquio 2020 “tem enfatizado a importância da sustentabilidade”.

O representante destacou que em consonância com a visão que o desporto tem o poder de mudar o mundo, houve várias discussões sobre o relacionamento mútuo e cooperação com a ONU que culminou com a assinatura da Carta.

ODSs
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU são um compromisso universal de ação para acabar com a pobreza, proteger o planeta e garantir que todas as pessoas desfrutam da paz e da prosperidade.

As metas globais até 2030 têm como base os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio da ONU e incluem novas áreas como mudança climática, desigualdade econômica, inovação, consumo sustentável, paz e justiça, entre outras prioridades.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: