Investimento para Copa 2014 em São Paulo será de R$ 20 bilhões

Por Odair SeneMundo Lusíada

Divulgação

>> Prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, fala com a imprensa no evento da Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil.

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, afirmou que os investimentos para a Copa 2014 no Brasil na cidade de São Paulo serão de aproximadamente R$ 20 bilhões. O prefeito falava na abertura do Seminário Copa 2014 – Rodada de Negócios, promovido pela Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil e AICEP Portugal, com a presença de todos os órgãos relacionados à execução da Copa do Mundo no país.

“A cidade de São Paulo, através da Prefeitura e do Governo do Estado, tem uma série de investimentos previstos para a cidade que vão ser convergentes com as necessidades da realização da Copa, principalmente aqueles vinculados às obras de infra-estrutura” disse o prefeito, comentando que tais obras, independente da Copa do Mundo, seriam realizadas.

Sobre as parcerias público-privadas, Kassab informou que elas estarão mais presentes nas linhas de metrô. “A iniciativa privada fará operação das linhas do metrô. Enquanto outros projetos puderem ter a participação da iniciativa privada, melhor para nós, porque isso trará mais recursos do ponto de vista público, para que possamos investir na cidade de São Paulo”.

Sobre estádios, Kassab disse que não colocará recursos e que a adequação no Morumbi deve ser do São Paulo Futebol Clube. “Nós já definimos e apresentamos para a FIFA o Estádio do Morumbi, que foi credenciado pela Prefeitura e pelo Governo do Estado para ser sede da abertura da Copa, e temos uma expectativa muito positiva em relação a concretização desse projeto”.

Do Comitê Organizador da FIFA e presidente da CBF, Ricardo Teixeira, afirmou que a Copa do Mundo no Brasil tem tudo para ser um cartão de visitas para o país, por isso é preciso “caminhar juntos” na realização deste projeto, citando que o evento esportivo também vai gerar muitos empregos no país.

Turismo se preparaSegundo informações do Ministro do Turismo, Luiz Barretto os números de leitos disponíveis ainda não atendem as exigências da Fifa. Pensando nisso, o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) lançou uma linha de crédito específica para ampliação e reforma no turismo e hotelaria que vai ajudar neste setor. Além de citar o programa “Olá Turista”, iniciado em agosto, e que vai qualificar 80 mil profissionais do trade turístico.

Luiz Barretto também citou bons indicadores econômicos, mostrando que o Brasil realmente saiu da crise e que um tema importante como a Copa ajudou a acelerar questões prioritárias para o turismo brasileiro. De acordo com ele, o setor bateu recorde no país no ano passado, chegando a cifra de 6 bilhões de dólares.

EuroCopa 2004Apesar do presidente da Abdib (Associação Brasileira da Infra-Estrutura e Indústrias de Base) Paulo Godoy ter afirmado que o Brasil não poderá usar de experiências desenvolvidas em outros países, por conta de situações economicamente muito diferentes, a apresentação de Madalena Torres, responsável pela EuroCopa 2004 realizada em Portugal, foi bem comentada pelos convidados.

De acordo com ela, o seu trabalho “teve pouco a ver com futebol e muito a ver com meu país” afirmou, citando a Eurocopa como o terceiro maior evento no mundo, acompanhado por 9 bilhões de telespectadores. Para Madalena Torres, uma de suas responsabilidades foi converter o torcedor estrangeiro em turista, e este foi um dos programas bem sucedidos na EuroCopa 2004. A responsável ainda exibiu vídeos promocionais do campeonato realizado há cinco anos em Portugal, um deles com a participação de Felipe Scolari, ex-técnico da Seleção Portuguesa.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: