Em noite de Bruno Mineiro, Portuguesa vence Santos no Pacaembú

Por José Cunha

Volante Boquita escapa de marcação do lateral Juan. Foto: José Cunha

A Portuguesa visitou o Pacaembú na noite deste sábado (22) onde enfrentou a equipe do Santos F.C. em jogo válido pela vigésima sexta rodada do Campeonato Brasileiro de 2012. Com o desfalque de Ananias, com um edema na coxa direita, o técnico Geninho optou pela entrada de Rodriguinho. Com um público de 17.080 torcedores, a Portuguesa fez a festa no charmoso estádio paulistano.

1º tempo

Mesmo com o desfalque de seu principal jogador, o atacante Neymar, a equipe do Santos, partiu com tudo para cima da Portuguesa. Encurralando a Lusa em seu campo de defesa, o time comandado por Muricy Ramalho deu muito trabalho à equipe rubro verde. Logo no início, aos seis minutos, o centroavante André perde gol na frente de Dida ao dominar a bola e chutar com a perna direita, caso chutasse de primeira poderia ter anotado o primeiro gol santista.

Aos poucos, a Portuguesa começou a equilibrar o jogo. Jogadores experientes como Dida, Valdomiro, Ferdinando, Léo Silva e Bruno Mineiro, juntamente com o técnico Geninho no banco de reservas, a Portuguesa buscava colocar seu jogo em prática. Com uma atuação muito fraca no primeiro tempo, o árbitro Raphael Claus irritava os jogadores rubro verdes com faltas não marcadas ou então faltas invertidas.

Mesmo com este equilíbrio por parte da Portuguesa o Santos continuava a levar perigo. Contudo, quem marcou no Pacaembú foi a Lusa. Primeiro, um gol anulado de Rodriguinho onde o bandeira assinalou impedimento em um lance muito duvidoso, pelas câmeras de televisão parece que o avançado estaria na mesma linha da zaga praiana. Só que, quem tem Bruno Mineiro como atacante não demora muito para marcar. Com a anulação do gol de Rodriguinho, a Lusa pegou gosto pelo gol e após cobrança de escanteio, Luis Ricardo desvia para Bruno Mineiro cabecear forte e vencer Rafael decretando o primeiro gol da Lusa.

Mesmo com a frente no placar, a Portuguesa não recuou, continuou a atacar em busca de ampliar o marcador e conseguiu aos 42 minutos, com Léo Silva que recebeu passe de Rodriguinho e bateu forte no canto esquerdo de Rafael marcando 2×0 para a equipe verde encarnada.

2º tempo

Com a vantagem no placar construída no primeiro tempo, a Portuguesa iniciou o segundo tempo da mesma forma que terminou o primeiro, buscando o gol desde o primeiro minuto. Marcelo Cordeiro no primeiro lance da segunda etapa rouba bola do meio de campo santista e passa para Rodriguinho que acaba sendo desarmado pela zaga santista. O meia Moisés, em grande jogada individual lembrando o astro santista Neymar, passa por toda zaga santista, pelo goleiro Rafael e, na hora do chute acaba perdendo o ângulo e acerta a trave santista.

Com a desvantagem no placar, o Santos saia para o jogo, com isso a Lusa conseguia desenvolver seu jogo com muita tranquilidade. As jogadas de ataque apareciam fazendo com que a zaga rubro verde não fosse tão incomodada pelo ataque adversário. O terceiro gol não demorou a acontecer. Aos dezessete minutos, em jogada ensaiada entre Marcelo Cordeiro e Bruno Mineiro, o atacante rubro verde desvia bola vencendo o goleiro Rafael e marcando o terceiro gol rubro verde no Pacaembú. Bruno chegou ao décimo primeiro gol no Campeonato, apenas um atrás do artilheiro do campeonato, Fred do Fluminense.

Após o gol, a equipe lusitana ficou mais tranquila ainda na partida. Os laterais apareciam para o jogo assim como Moisés que disputou uma grande partida frente ao Santos. A equipe alvinegra não conseguia se encontrar em campo pelo ótimo sistema de jogo armado pelo técnico Geninho. André, atacante santista acabou descontando para o Santos aos 29 minutos em cobrança de falta de Bernardo.

Com o gol, a equipe santista se lançou toda ao ataque, porém a Lusa soube segurar a partida sob seus domínios e venceu com grande propriedade o clássico paulista da rodada. A Lusa volta a campo no próximo sábado para enfrentar a equipe do Atlético-MG no estádio do Canindé às 18h30. Para esta partida o zagueiro Gustavo está suspenso com o técnico Geninho tendo Rogério e Lima como opções.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: