Em jogo de líderes, Portuguesa faz 3×0 na Ponte

Da Redação
Com Portuguesa

Leandro Silva abriu o marcador para a Lusa. Foto: Fernanda SO/Portuguesa

Portuguesa e Ponte Preta se enfrentaram, em Campinas neste sábado (30), pela décima quarta rodada do Campeonato Brasileiro da Série B de 2011. Com um desfalque de última hora, o zagueiro Rogério sentiu um desconforto muscular na perna esquerda, o técnico Jorginho promoveu a entrada de Leandro Silva em seu lugar e, relacionou pela primeira vez no ano de 2011, o meia Jean Natal. No final, Ponte Preta 0 x 3 Portuguesa, com gols de Leandro Silva, Mateus e Rai.

PRIMEIRO TEMPO

Em um jogo de líderes, Ponte e Portuguesa começaram o jogo a todo vapor. A Portuguesa, mesmo jogando em Campinas, não se manteve no campo de defesa nos primeiros minutos. A Ponte, apoiada por sua torcida, tentava empurrar a Portuguesa para seu campo de defesa. Aos 8 minutos, o lateral esquerdo Uendel recebeu na entrada da área e chutou à direita de Weverton.

A Portuguesa respondeu em uma cobrança de falta sofrida por Marcelo Cordeiro. Marco Antonio levantou a bola na área ponte pretana, mas a zaga afastou o perigo. O jogo continuava equilibrado, ambas as equipes se estudando, esperando o momento certo de atacar. Aos vinte minutos, Marco Antonio cobra falta. Leandro Silva aparece por trás da zaga mas não consegue raspar a bola para tirar do alcance de Julio Cesar. Renatinho, meia da Ponte, recebe no meio da zaga rubro verde mas é prensado por Mateus e Leandro Silva. Após erro do lateral Guilherme, da Ponte, Edno recebe bola em profundidade, toca no alto para Ivo que não chega a tempo de dominar a bola.

Ivo, da esquerda do campo arrisca o chute, a bola passa por cima do gol. A Lusa começava a impor seu estilo de jogo, a torcida da Ponte já começava a mostrar sinais de irritação com sua equipe. Com isso, a Lusa passou a ter o controle da partida. O artilheiro do campeonato, Ricardo de Jesus pouco fazia em campo, em uma jogada em cima de Mateus simulou falta e acabou advertido verbalmente pelo árbitro Paulo Cesar Oliveira. Mas Ricardo estava no jogo e, aos 32 minutos escorou de cabeça um cruzamento que passou perto da trave de Weverton.

Aos 34 minutos, cobrança de falta ensaiada. Ivo recebe de Marco Antonio, cruza e Julio Cesar passa pela bola. Leandro Silva escora para dentro da área mas a zaga tira o perigo que rondava o gol da macaca. No contra ataque, Renatinho é derrubado por Marcelo Cordeiro. Na cobrança, a zaga rubro verde afasta a bola que cai com Renatinho, o meia chuta mas, sem direção. Na jogada seguinte, Ivo cruza e Henrique ganha um escanteio para a Portuguesa. Aos 37, em um lance duvidoso, Renatinho cabeceia e a bola bate na trave de Weverton, no rebote Ricardinho perde gol feito.

O jogo era digno de dois lideres do Campeonato. Bonitas jogadas, gols perdidos e muita disposição tática e técnica. Aos 42 minutos, Marcelo Cordeiro levanta a bola na área da macaca, no meio do bolo, a zaga coloca a bola para escanteio. Pouco antes da cobrança do escanteio, a Ponte perde seu artilheiro. Com uma contusão, Ricardo de Jesus é substituído. Antes do apito final do primeiro tempo, a Lusa tem mais uma falta a seu favor. Na cobrança, Marco Antonio cobra por cima do gol de Julio Cesar. Fim de primeiro tempo, Ponte Preta 0 x 0 Portuguesa.

SEGUNDO TEMPO

A Portuguesa volta para o segundo tempo com duas alterações. Rai e Leandro Love entram no lugar de Ivo e Henrique. Na Ponte, a mesma equipe que iniciou o jogo. Aos quatro minutos, jogada confusa na área da Ponte. Na sobra, Rai chuta e Julio Cesar manda para escanteio. Edno, aos 6 minutos, arranca para o ataque e sofre falta. Na cobrança, Marco Antonio cobra na cabeça de Leandro Silva que, chega antes de Julio Cesar e anota o primeiro da Lusa em Campinas.

O gol fez com que o time da casa se mandasse para o ataque em busca do empate. Aos 18 minutos, Lucio Flavio arrisca da entrada da área e manda a bola raspando a trave esquerda da Weverton. A macaca pressionava. Ricardinho, de falta aos 15, obriga Weverton à grande defesa. Mas a Lusa não estava desligada do jogo. Após cobrança de lateral, Leandro Love deixa com Edno que cruza e ganha escanteio a favor da equipe rubro verde. Na cobrança, Leandro Silva comete falta em seu xará, Leandro Silva zagueiro da Ponte.

Aos 20 minutos, Weverton aparece de novo. Ricardinho chuta e o arqueiro manda para escanteio. Na cobrança, nenhum perigo ao gol da Lusa. O tempo passava e a Lusa controlava as ações da partida. Aos 24 minutos, Rai recebe lançamento pelo alto e, na saída de Julio Cesar, cabeceia tentando encobrir o goleiro. Além de encobrir o goleiro, Rai encobre também o gol. Aos 26 minutos Edno recebe lançamento de Cordeiro, na malandragem ganha do zagueiro e cruza. Quando Leandro Love ia cabecear a zaga afastou o perigo. Mas na cobrança do escanteio não teve jeito. O zagueiro Mateus recebeu ótimo passe de Leandro Silva e fuzilou Julio Cesar anotando o segundo da Lusa.

Com a marcação do gol, muitos torcedores da Ponte começaram a ir embora do Majestoso. Enquanto isso, no lado rubro verde da torcida, só alegria. Aos 32 minutos, quase a Lusa marca o terceiro gol. Depois de jogada de Rai pela esquerda, a bola é cruzada e Julio Cesar rebate a bola para o meio da área. Leandro Love chega um pouquinho atrasado e a zaga afasta o perigo. Com 34 minutos é a vez de Luis Ricardo chegar à linha de fundo e cruzar. Mais um escanteio a favor da Lusa.

Tiago Luis, da Ponte, aos 35 minutos, fez Weverton trabalhar no jogo. Com um chute da entrada da área, Tiago quase descontou para a macaca. O jogo se encaminhava para seu final e a Lusa mantinha a partida sobre seus domínios. Leandro Love recebe ótimo lançamento na direita e cruza, Leandro Silva afasta o perigo. A Ponte Preta tentava de todo jeito furar o bloqueio da eficiente zaga rubro verde, mas não conseguia transpor o goleiro Weverton.

Aos 46 minutos um lindo gol de Rai. O lateral esquerdo da Lusa recebeu lindo passe, driblou Guilherme e mandou a bola no ângulo de Julio Cesar decretando o terceiro gol da Lusa em Campinas. Fim de jogo em Campinas, a Portuguesa vence a Ponte Preta por 2×0 e mantém a liderança da competição com 30 pontos ganhos. Neste domingo pela manhã, às 09h00, os jogadores da Lusa já retornam aos treinos visando o jogo de terça (02) contra o Criciúma no Canindé às 21h00.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: