Destaques: Restrições do Reino Unido podem desfalcar Portugal para eliminatórias do Mundial

Destaques da semana
Por Emídio Tavares

 

Restrições do Reino Unido podem desfalcar Portugal na largada das eliminatórias pelo Mundial 2022

As sanções (dentre elas 10 dias de quarentena num hotel após retorno) impostas pelo Reino Unido a quem viaja a um dos 33 países (dentre eles Portugal) colocados numa lista de alerta devido ao COVID, poderão desfalcar a seleção portuguesa na largada das eliminatórias visando o Mundial do Catar, que ocorrerá para Portugal a 24 de março quando enfrentará o Azerbaijão.

Mesmo com o pedido da UEFA para que estas restrições excluam os jogadores que atuam no Reino Unido e sejam convocados pelos seus países, os ingleses estão irredutíveis, e com isso Fernando Santos poderá deixar de chamar pelo menos 9 jogadores, dentre eles Bruno Fernandes, Bernardo Silva, João Cancelo, Diogo Jota, Rui Patrício, Nelson Semedo, João Moutinho, Ruben Neves e Pedro Neto.

Taças europeias

Liga dos Campeões: Porto vence Juventus, mas sofre gol no final

Beneficiado pela desatenção da zaga italiana, o Porto entrou com tudo contra a Juventus abrindo o marcador logo a 1 minuto de jogo quando, numa bola mal recuada por Betancur para o goleiro da Juve, Taremi aproveitou a deixa fazendo de carrinho. O gol desestabilizou a equipe vistante que não conseguia criar e muito menos concluir jogadas ofensivas. Para aumentar o pesadelo italiano, logo no 1° minuto da etapa final Marega aproveitou jogada de Manafa pela direita e ampliou para os dragões, que caminhavam com um bom placar para o jogo de volta em Turim, quando a 8 minutos do término do tempo regulamentar permitiram o gol de Chiesa para a Juventus. Já nos acréscimos, Cristiano Ronaldo foi rasteirado dentro da área pelo zagueiro portista Zaidu, mas o árbitro nada marcou. Na partida de volta, uma vitória simples por 1×0 garante a equipe italiana na próxima fase. Já o Porto joga por um simples empate para seguir na disputa.

Em 252 jogos pela Liga dos Campeões e antiga Taça UEFA dos Clubes Campeões Europeus, o Porto somou agora sua vitória de número 115 (com 58 empates e 79 derrotas), superando o Benfica que em 259 jogos conta com 114 vitórias (com 59 empates e 86 derrotas). No ranking de vitórias o Benfica agora ocupa o 9° lugar, com o Porto em 8°. O líder é o Real Madrid com 265 vitórias, seguido pelo Bayern em 2° com 211 e o Barcelona em 3° com 193 vitórias.

Liga Europa

Braga perde em casa por 2×0

Em sua partida de ida em casa frente a Roma do técnico português Paulo Fonseca o Braga decepcionou, não vendo a cor da bola e perdendo o jogo por 2×0. Dzeko abriu o placar logo aos 5 minutos, e Borja fechou aos 43 da etapa final. Para dificultar mais ainda as coisas para a equipe bracarense Esgaio, por acúmulo de amarelos, foi expulso aos 9 minutos da etapa final aniquilando qualquer chance de reação da equipe lusa.

Jogando Em Roma, Mas Como Mandante, Benfica Empata A Um Gol Com O Arsenal

Benfica e Arsenal disputaram a partida de ida, mando dos encarnados, em Roma na quinta-feira (18/02), com os ingleses dominando completamente a 1° etapa e só não abrindo o placar graças a brilhante atuação do zagueiro estreante Lucas Veríssimo. Na etapa complementar, já mais centrado em campo e equilibrando as ações, os encarnados conseguiram abrir o marcador numa cobrança de penalidade máxima bem executada por Pizzi. Porém uma desatenção do miolo defensivo do Benfica permitiu o gol de empate inglês dois minutos após, numa jogada pela esquerda do lateral português Cedric, que encontrou na área, em meio a 3 defesas encarnados, o atacante Saka, autor do gol de empate que permaneceu até o final, dando a vantagem ao Arsenal de empatar sem gols na partida de volta na Grécia, como mandante, para seguir na disputa.

Portugal Aproxima-Se Da França No Ranking De Clubes

Com os resultados das equipes portuguesas nas Taças Europeias na última semana, e apesar da derrota do Braga, Portugal aproximou-se da França no ranking de clubes e que determina o número de equipes a participar das referidas taças dentro de 2 anos. Portugal, que já garantiu matematicamente o 6° posto (e consequentemente 2 equipes entrando direto na Liga dos Campeões e mais uma na 3° pré-eliminatória na temporada 2022/2023 e mais o vencedor da Taça de Portugal direto na Liga Europa e os 4° e 5° colocados do campeonato português entrando na nova taça a ser criada, respectivamente nas 3° e 2° pré-eliminatórias), encontra-se agora com 47,9 pontos em 6° atrás da França que com 55,2 pontos ocupa o 5° posto.

Superliga Portuguesa

Já a 19° jornada terminou somente na terça-feira (16/02), com o Sporting recebendo o Paços de Ferreira na segunda-feira às 20:15h e vencendo por 2×0 e o Tondela vencendo o Marítimo por 2×1 às 17:45h da terça-feira (16/02), aumentando o calvário madeirense para 5 derrotas consecutivas.

Na quarta-feira (17/02), num jogo atrasado da 14° jornada, V.Guimarães e Farense empataram por 2 gols.

Já a 20° jornada começou na sexta-feira (19/02), com os seguintes jogos:

Sexta-feira (19/02)

Boavista 1×0 Moreirense (20:30h)

Sábado (20/02)

Belenenses SAD 2×1 Nacional (15:30h)

Gil Vicente 1×0 S.Clara (17:30h)

Sporting 2×0 Portimonense (20:30h)

Domingo (21/02)

Paços de Ferreira 2×1 V.Guimarães (15:00h)

Rio Ave 0x1 Famalicão (15:00h)

Braga 4×2 Tondela (18:00h)

Farense 0x0 Benfica (20:15h)

A jornada só termina na segunda-feira, dia 22/02, quando às 19:00h o Marítimo receberá o Porto na Madeira.

ÚLTIMAS NOTICIAS

Porto

Com contrato a se iniciar no próximo dia 1 de julho e válido por 5 anos, o Porto anunciou na quinta-feira (18/02) a contratação do atacante gremista Pepê por 15 milhões de euros e mais 487,5 mil euros pelos direitos de formação, ficando a cláusula rescisória fixada em 70 milhões de euros. Numa revenda futura o Grêmio terá direito 12,5% do que ultrapassar o valor pago aos gaúchos no tocante aos 15 milhões de euros.

Portugueses pelo mundo

Pela Liga Europa o Tottenham de José Mourinho venceu por 4×1 a partida de ida fora de casa frente ao Wolfsberger.

Já o Manchester United venceu fora o Real Sociedad por 4×0 com 2 gols de Bruno Fernandes.

Por sua vez o Shakhtar do técnico português Luis Castro também venceu fora sua partida de ida frente ao Macabi por 2×0.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: