Destaques: Lavagem de dinheiro e sonegação fiscal na compra de João Pinto pelo Sporting condena dirigentes e jogador

DESTAQUES DA SEMANA

Por Emídio Tavares

 

Lavagem de dinheiro e sonegação fiscal na compra de João Pinto pelo Sporting condena dirigentes e jogador

O Tribunal Criminal de Lisboa condenou 3 dirigentes envolvidos na lavagem de dinheiro e sonegação fiscal por ocasião da contratação do jogador João Pinto (que também foi condenado) pelo Sporting em 2000. Jose Veiga (então diretor de futebol do Sporting) foi condenado por lavagem e sonegação fiscal a 4,5 anos de prisão com pena suspensa (cumpre em liberdade se não reincidir neste período no delito); pelo mesmo crime foram condenados Luis Duque (então presidente da SAD leonina) e Rui Meireles (então diretor financeiro da SAD) a 2 anos de pena suspensa; e também o jogador João Pinto (atual dirigente da Federação Portuguesa) porem a 1,5 de pena suspensa; Além de multa pecuniária que todos deverão pagar no valor aproximado de 170 mil euros. Por fim João Pinto devera ainda pagar mais 508 mil euros ao fisco, por ter sonegado aquela época. Os advogados dos condenados já prometeram recorrer da decisão.

UEFA retém cotas do Sporting por dívidas diversas

O Comitê de Controle Financeiro de Clubes, da UEFA, reteve cotas financeiras que o Sporting e mais 23 clubes filiados a entidade teriam direito por suas participações em disputas da mesma, pelo fato de apresentarem dívidas diversas com outros clubes, com funcionários e com taxas e impostos, não quitadas ate o ultimo dia 30 de junho. A UEFA dará um novo prazo ate o próximo dia 30 para que estes clubes apresentem documentos que comprovem a quitação ou a negociação para tal. Além do Sporting, outras equipes de maior relevância no cenário europeu que tiveram suas cotas retidas foram o Atlético de Madrid, o Málaga, o Fenerbahce, o Vaslui, o Dínamo de Bucareste, o Rapid, o Rubin Kazan e o Partizan. A direção leonina alega nada dever.

Eliminatórias do Mundial 2014:

Portugal massacrou, mas só fez 3

Portugal enfrentou nessa terça-feira em Braga, pelas eliminatórias do Mundial de2014, a seleção do Azerbaijão, e entrou a campo com Rui Patrício, João Pereira, Pepe, Bruno Alves e Coentrao; João Moutinho, Raul Meireles e Miguel Veloso, Nani, Cristiano Ronaldo e Helder Postiga. A seleção das cinco quinas vinha de uma vitoria fora contra Luxemburgo, por 2×1, numa atuação pouco elogiada, e em que os comandados de Paulo Bento apenas fizeram para o gasto; parecendo mesmo que tinham guardado todas as suas forcas para esta partida em Braga. E realmente foi o que aconteceu. Portugal massacrou o Azerbaijão e só não aplicou uma goleada histórica porque a falta de pontaria lusa foi grotesca. Só na primeira etapa foram 21 chutes a gol, 11 escanteios e mais de 65% de domínio de bola; sem contar as cinco bolas nas traves adversárias durante todo o jogo. Contudo, água mole em pedra dura tanto bate ate que fura, e coube a Varela, no primeiro toque na bola que deu (isso somente aos 18 do segundo tempo quando substituiu Miguel Veloso) abrir o marcador a favor de Portugal. Aos 40, Helder Postiga ampliou após passe de Cristiano, e aos 43 Bruno Alves, após cobrança de escanteio de João Moutinho, deu números finais ao marcador: Portugal 3×0 Azerbaijão. Nos demais jogos do grupo, a Rússia fez 4×0 em Israel, contra os donos da casa; enquanto que Irlanda do Norte e Luxemburgo empataram por 1 gol. No próximo dia 12 de outubro Portugal vai ate a Rússia enfrentar os donos da casa. Ambos lideram este Grupo F com 6 pontos cada.

Taça da Liga

Após os jogos ocorridos semana passada (Leixoes 0x1 V.Setubal; Covilhã 2×0 Acadêmica e Naval x Gil Vicente), tivemos esta semana mais uma partida, envolvendo União x Estoril, com vitoria do Estoril por 1×0.

O complemento da primeira mão termina na próxima semana, dia 26, quando se enfrentam Feirense x Moreirense; Aves x Pacos de Ferreira; S. Clara x Beira-Mar e Freamunde x Rio Ave.

Já os jogos de volta acontecerão nas seguintes datas e horários:

19/09 às 18h – V.Setubal x Leixoes

13/10 às 16h – Gil Vicente x Naval

14/10 às 18h – Academia x Covilhã

31/10 às 16h – Moreirense x Feirense; Estoril x U. Madeira e Pacos de Ferreira x Aves

31/10 às 17h – Beira-Mar x S. Clara

31/10 às 18h – Rio Ave x Freamunde

TAÇAS EUROPÉIAS

LIGA EUROPA

Pelo Grupo B a Acadêmica viaja no próximo dia 20 para enfrentar na Rep. Checa o V.Pizen (no outro jogo o Hapoel recebe o Atlético de Madrid).

Pelo Grupo D o Marítimo recebe no próximo dia 20 o Newcastle (no outro jogo o Bordeaux recebe o Brugge).

Pelo Grupo G o Sporting recebe no próximo dia 20 o Basiléia (no outro jogo o Genk recebe o Videoton).

LIGA DOS CAMPEÕES

Pelo Grupo A o Porto viaja no próximo dia 18 ate Zagreb para enfrentar o Dínamo local (no outro jogo o PSG recebe o Dínamo de Kiev). Pelo Grupo G o Benfica viaja no próximo dia 19 ate Glasgow para enfrentar o Celtic (no outro jogo o Barcelona recebe o Spartak de Moscou). Pelo Grupo H o Braga recebe no próximo dia 19 o Cluj da Romênia (no outro jogo o Manchester United recebe o Galatasaray).

SUPERLIGA PORTUGUESA DE FUTEBOL

Devido aos jogos da Seleção Portuguesa pelas eliminatórias do Mundial2014, a4ª jornada só terá inicio a partir do dia 21; com exceção feita à partida atrasada entre Marítimo e Sporting, relativa à 3ª jornada, que aconteceu neste domingo, dia 16, na Madeira, com empate por 1 gol.

Critérios de desempate:

Ponto 6 do Artigo 9.º (competições por pontos) do Regulamento de Competições da Liga Profissional de Futebol:
«Para estabelecimento da classificação geral dos Clubes que no final das competições se encontrarem com igual número de pontos, serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios, segundo ordem de prioridade:
a) Número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;
b) Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;
c) Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;
d) Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes nos jogos realizados em toda a competição;
e) Maior número de vitórias em toda a competição;
f) Maior número de golos marcados em toda a competição»
A Liga determinou, no entanto, que durante a prova, para estabelecer a classificação,
aplicam-se apenas os critérios d) a f). Assim sendo, o confronto direto só será relevante no final.

Últimas notícias

Benfica

Alan Kardec, que a principio não faz parte dos planos de Jorge Jesus, foi rebaixado à equipe B do Benfica por não ter concordado em assinar contrato por empréstimo com um time do Catar, onde ganharia o dobro do salário que aufere na Luz.

Com as vendas dos meio-campistas Witsel e Javi Garcia é provável que em janeiro Luis Filipe Vieira peça de volta, junto ao Braga, Rubem Amorim, que atua por empréstimo nessa temporada no time da cidade dos bispos.

O Benfica enfrentou amistosamente nessa quarta o Betis, na Luz, e empatou por 1 gol.

Notícias publicadas na imprensa britânica dão conta da briga de Manchester City e Chelsea pela contratação do atacante encarnado (emprestado ate o final desta temporada ao La Corunha), na reabertura do mercado em janeiro, Nelson Oliveira; pelo valor da clausula rescisória (30 milhões de euros).

O Conselho de Justiça da Federação Portuguesa julgou o caso Luisão (sobre a peitada no arbitro Alemão por conta do amistoso frente ao Fortuna Dusseldorf), condenando o atleta a dois meses de suspensão nas competições nacionais (Taça de Portugal, Superliga, Taça da Liga); o que significa que Luisão poderá disputar a Liga dos Campeões pelo Benfica (pelo menos ate a FIFA se pronunciar após receber o veredicto da FPF, e manter ou agravar a punição). A direção encarnada já avisou que ira recorrer da punição. Se a FIFA estender a punição a todas as competições que o Benfica estiver disputando, o zagueiro poderá falhar 11 jogos, a saber:

Celtic (fora) – 19/9 – (Champions)
Académica (fora) – 23/9 – (Superliga)
P. Ferreira (fora) – 30/9 – (Superliga)
Barcelona (casa) – 2/10 – (Champions)
Beira-Mar (casa) – 7/10 – (Superliga)
3.ª eliminatória Taça Portugal – 21/10
Spartak Moscou (casa) – 23/10 – (Champions)
Gil Vicente (fora) – 28/10 – (Superliga)
V. Guimarães (casa) – 4/11 – (Superliga)
Spartak Moscou (fora) – 7/11 – (Champions)
Rio Ave (fora) – 11/11 – (Superliga)

Sporting

O Sporting informou à bolsa de valores de Portugal que o Nice tem pagado gradualmente o passe de Djaló, que acabou não se transferindo para o time francês (e conseguindo passe livre na justiça, vinculando-se na sequencia ao Benfica, que recentemente o emprestou ao Toulouse, também da Franca) por este o ter inscrito fora do prazo. Já entraram nos cofres leoninos 2 milhões de euros por conta desta transação frustrada.

O Sporting é o clube português que mais dinheiro vai receber com a cedência de jogadores para o Euro-2012, disputado na Polônia e na Ucrânia. O time leonino terá direito a 643.930 euros, seguido pelo Porto com 592.040 euros, Braga com 487.218 e Benfica com 379.320. U.Leiria (12.579) e Nacional (8.386) também estão na lista de clubes recompensados.

Braga

O Braga assinou um protocolo com o Grêmio Osasco, no qual terá preferência na contratação ou empréstimo dos jogadores do clube brasileiro.

Gil Vicente

Rafael Silva, emprestado pela Portuguesa ao time gilista, esta aliviado com o fim do inquérito sobre a morte de sua ex-namorada, no qual foi considerado inocente, após todas as provas apontarem para o suicídio da mesma.

Seleção Portuguesa

A Seleção Portuguesa Feminina de Futebol ira participar de um torneio quadrangular em S.Paulo, no mês de dezembro, ao lado de Brasil, Dinamarca e México.

Portugueses no Exterior

Depois de alguns meses afastados dos treinos da equipe principal, essa semana Jose Mourinho finalmente chamou Ricardo Carvalho para os mesmos.

A imprensa espanhola avançou esta semana com a possibilidade do Real Madrid oferecer um contrato vitalício a Cristiano Ronaldo (o atual vence em 2015), com melhorias salariais substanciais, para desta forma por um ponto final no descontentamento do craque luso.

O Blackburn de Nuno Gomes (que marcou nas ultimas 3 rodadas), após 5 rodadas, 2 empates e 3 vitórias, é o líder da 2ª divisão inglesa, com 11 pontos.

Hóquei sobre patins

No campeonato europeu de hóquei sobre patins (o qual Portugal não conquista desde 1998), disputado na cidade lusa de Paredes, Portugal e Espanha chegaram neste sábado ao duelo final com 15 pontos cada um, tendo vencido todos os adversários (chegaram aos 15 pontos); com a seleção das cinco quinas marcando mais gols que a espanhola (que porem sofreu menos gols); e garantindo a vantagem do empate nesta partida final contra os castelhanos por melhor gol-avarege. Portugal abriu vantagem de 2×0 no 1º tempo, sofrendo o empate, mas ainda encontrando tempo para fechar a etapa inicial na frente por 3×2. Na 2ª etapa os espanhóis empataram o jogo, e a 2 minutos do final fizeram o 4×3. Na saída de bola, Portugal conseguiu uma penalidade máxima, que lhe garantiu de novo igualdade no marcador. Mas a 6 segundos do apito final, os Espanhóis (eternos carrascos da seleção lusa), voltaram a marcar, fechando o jogo em 5×4 e conquistando mais uma vez o titulo de campeões europeus de hóquei sobre patins.

 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: