Destaques: Jogador do Sporting perde pênalti e está proibido de entrar no Clube

DESTAQUES DA SEMANA
Por Emídio Tavares

Jogador do Sporting que perdeu pênalti está proibido de entrar no Clube

Para piorar ainda mais o clima criado com a péssima colocação na tabela do campeonato português, o Sporting empatou em casa esta semana, pela Taca da Liga, com o Moreirense por 1 gol, e desperdiçou a oportunidade de vencer quando nos acréscimos Matias Fernandez preparava-se para cobrar uma penalidade máxima e o búlgaro Bojinov o proibiu, tirando de suas mãos a bola, e executando a cobrança que foi defendida pelo goleiro adversário. Tal atitude motivou a SAD leonina a instaurar um inquérito disciplinar contra Bojinov, e a proibi-lo de adentrar as instalações de Alvalade, conforme comunicado abaixo:
«Na sequência dos acontecimentos ocorridos no jogo Sporting – Moreirense, a contar para a 2ª jornada da 3ª fase da Taça da Liga, o Conselho de Administração deliberou instaurar um processo disciplinar para apuramento de responsabilidades ao jogador Valeri Bojinov.»
“Até conclusão do mesmo, o jogador Valeri Bojinov está suspenso preventivamente de toda a atividade e impedido de frequentar as instalações da Sociedade, quer na Academia de Alcochete, quer no Estádio José Alvalade.»
Por sua vez, indagado pela imprensa sobre a possível despedida de João Pereira, que ao final do jogo deu uma volta olímpica acenando aos torcedores como se estivesse se despedindo (especula-se que o PSG o quer contratar antes do fechamento dessa janela do inverno europeu, visto que embora o jogador tenha contrato até 2014, sua cláusula rescisória e de apenas 7 milhões de euros), Domingos Paciência foi evasivo e disse desconhecer o motivo de tal atitude.

TAÇA DA LIGA
A Taça da Liga teve sua segunda jornada da 3ª fase realizada ao meio desta semana com os seguintes jogos:
Rio Ave 1×1 Gil Vicente
Benfica 2×0 Santa Clara
V.Guimarães 0x2 Marítimo
Braga 2×0 Penafiel
Nacional 0x0 Portimonense
Porto 1×0 Estoril
Paços de Ferreira 1×0 V.Setubal
Sporting 1×1 Moreirense

SUPERLIGA PORTUGUESA DE FUTEBOL
A 16ª jornada começou nesta sexta, com a Acadêmica recebendo as 20:15h o U.Leiria, e empatando sem abertura de contagem.
No sábado, as 20:30h foi a vez do Beira-Mar receber o Marítimo, e perder por 2×1.
No domingo cinco jogos:
As 16h, Nacional 2×0 Feirense; Paços de Ferreira 2×1 V.Setubal.
As 16:15h, Braga 2×1 Rio Ave
As 18:15h, Porto 3×1 V.Guimarães
As 20:15h, Benfica x Gil Vicente fizeram uma partida emocionante, com o time encarnado saindo na frente, mas logo tomando o gol de empate ainda no primeiro tempo, e sofrendo para passar a frente no marcador; coisa que só aconteceu pouco depois dos 27 minutos da etapa final; definindo o placar em 3×1 a favor do time da Luz.
A jornada só termina amanha, dia 23, com o Olhanense recebendo o Sporting.

Critérios de desempate:
  Ponto 6 do Artigo 9.º (competições por pontos) do Regulamento de Competições da Liga Profissional de Futebol:
  «Para estabelecimento da classificação geral dos Clubes que no final das competições se encontrarem com igual número de pontos, serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios, segundo ordem de prioridade:
  a) Número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;
  b) Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;
  c) Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;
  d) Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes nos jogos realizados em toda a competição;
  e) Maior número de vitórias em toda a competição;
  f) Maior número de golos marcados em toda a competição»
  A Liga determinou, no entanto, que durante a prova, para estabelecer a classificação,
aplicam-se apenas os critérios d) a f). Assim sendo, o confronto direto só será relevante no final.

ÚLTIMAS NOTICIAS

Sporting
O técnico Domingos Paciência e o presidente leonino Godinho Lopes não estão falando a mesma língua. Enquanto o dirigente afirmava publicamente estar decepcionado com o desempenho da nova equipe do Sporting montada para esta época, dizendo estar muito aquém das expectativas, o técnico, em uma entrevista de televisão garantia que por terem sido contratados 19 jogadores novos a equipe está sim alem do que se podia esperar.

Benfica
Está sacramentado: Enzo Perez não será emprestado, sofrerá um processo disciplinar, arcará com uma multa milionária pelos 18 dias de ausência na Luz, e por fim será reintegrado ao plantel. Já Rodrigo Mora foi emprestado até o final da temporada ao Penarol do Uruguai, que por conta deste empréstimo deverá em breve realizar um amistoso com o time da Luz.

Um laudo técnico confirmou esta semana que o incêndio provocado pelos torcedores do Sporting nas arquibancadas que lhes foram destinadas no Estádio da Luz por conta do último derby, provocou danos não só na cobertura do recinto como também em nove vigas das arquibancadas, que deverão ser reparadas. Para tanto o Benfica promete entrar na justiça para exigir do Sporting o pagamento de 500 mil euros. Em defesa do time de Alvalade sai o engenheiro Matos e Silva, que participou do anteprojeto de construção do novo Estádio da Luz, afirmando que os valores pleiteados são exagerados e que 100 mil euros cobririam tranquilamente todos os gastos.

Artur Moraes, goleiro encarnado contratado até 2015, ao início desta temporada e a custo zero, oriundo do Braga; devido a suas ótimas atuações poderá ter seu vínculo contratual estendido por mais um ano (ou seja, até 2016), com melhoria em seus vencimentos e elevação da cláusula rescisória para 20 milhões de euros.

Marítimo
O Sevilha oficializou esta semana a compra do atacante senegalês Baba, do Marítimo, por 3 milhões de euros. Porém, o clube madeirense postou em seu site que não autorizou o jogador a se apresentar aos espanhóis (o Sevilha o apresentou neste sábado perante 15 mil torcedores em seu estádio) visto que além de nada ter sido assinado, o Mônaco fez melhor proposta, não só em termos de valores como na forma de pagamento (os espanhóis querem pagar os 3 milhões de forma parcelada, apesar de terem oferecido 30% para o time luso numa possível transferência futura do jogador). A definição da transação deve acontecer nas próximas horas.
Abaixo o comunicado postado no site madeirense:
“O Sevilha F.C. apresentou na manhã deste sábado, no seu estádio Sánchez Pizjuán, o jogador do Marítimo da Madeira Futebol SAD, Baba, como novo futebolista daquele clube espanhol. Uma situação que o Marítimo da Madeira Futebol SAD condena veementemente pois não existe qualquer autorização para essa apresentação. O que faz com que se tenha alterado as ‘regras do jogo’ anteriormente definidas.
O Marítimo da Madeira Futebol SAD estranha este comportamento dos responsáveis pelo Sevilha F. C., cujo vice-presidente José Castro desceu ao relvado do estádio sevilhano na companhia do atleta verde-rubro.
Baba não estava nem está autorizado a assumir o papel de jogador do Sevilha F.C. quando ainda mantém contrato com o Marítimo da Madeira Futebol SAD.
O jogador foi, pois, indevidamente apresentado, prestando inclusive declarações à SFC TV – a estação televisiva do Sevilha F.C”.

Gil Vicente
Antonio Fiusa, presidente do Gil Vicente, afirmou esta semana aos órgãos de imprensa que o recém-eleito presidente da Liga, Mario Figueiredo, prometeu a todos os clubes que o apoiaram que neste ano clube algum desce de divisão; baseado na sua ideia de alargar os campeonatos de 16 para 18 integrantes.

Braga
Fernando Couto, antigo zagueiro da seleção portuguesa e que desde junho de 2010 exercia as funções de diretor remunerado do Braga, aceitou o desafio de ser técnico na recém criada Liga Indiana de Futebol; que pretendendo causar furor no país convidou técnicos de vários países (Inglaterra, Bolívia, Eslováquia, Nigéria, etc..), e jogadores também, inclusive com algumas confirmações já sacramentadas para os nomes de Sorin, Robert Pires, Crespo, Cannavarro. Outro português convidado para atuar nesta liga, porém como jogador foi Maniche; que agradeceu o convite, mas recusou.

Porto
Finalmente Porto e Santos chegaram a um acordo esta semana, com o time luso cedendo, por empréstimo de um ano e sem custos, o lateral Fucile ao time praiano, que por sua vez liberou a documentação para a inscrição de Danilo. Porém, o Porto exigiu uma cláusula que o permite vender o jogador ao meio do ano caso apareça uma proposta, que o Santos, se igualar, terá a prioridade na compra. Milan e Lazio já se apresentam como possíveis interessados.

Portugueses no Exterior
A par de uma cooperação e interação esportiva entre Portugal e Angola, no mês de maio as 3 grandes equipes portuguesas (Benfica, Porto e Sporting) participarão de um torneio de futebol em Angola juntamente com as maiores equipes daquele país. Ao longo deste ano existe ainda a possibilidade de mais torneios acontecerem entre os dois países e envolvendo outros esportes.
Depois de mais uma derrota do Real para o Barça, desta feita no jogo de ida pela Taça do Rei e em casa, e após o incidente em campo envolvendo Pepe, que pisou na mão de Messi, caído no gramado, Mourinho aproveitou as queixas de dores musculares do zagueiro luso para poupá-lo para um período de recuperação de 15 dias, o que o afastará do próximo jogo da Liga Espanhola, e também da partida de volta em Barcelona, onde a pressão em cima dele seria enorme. Um famoso jornal espanhol divulgou esta semana uma suposta discussão acalorada entre Mourinho e Sergio Ramos, num dos treinos do Real.
O atleta português Nelson Évora fraturou a tíbia direita, devendo ser operado na próxima semana; o que então o afasta definitivamente dos jogos olímpicos de Londres, que acontecem este ano.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: