Destaques: Em grave crise, presidente do Boavista pede demissão e antecipa eleições

Destaques da Semana
Por Emídio Tavares

 

Em Grave Crise Financeira, Presidente do Boavista Pede Demissão e Antecipa Eleições

Imerso numa grave crise financeira sem precedentes na historia do clube, o presidente do Boavista, Álvaro Braga Junior, visando encontrar de imediato uma salvador que pretenda investir no time do Bessa e salvá-lo deste caos, pediu demissão esta semana; o que forçosamente antecipara as eleições que só aconteceriamem agosto.
Destaforma, a apresentação das listas para a Diretoria Executiva; Conselho Fiscal e
Assembleia têm como prazo limite o dia 25 deste mês.


Superliga Portuguesa de Futebol

A 30ª e ultima jornada aconteceu neste sábado, com todos os jogos as 18:30h; exceto Sporting e Braga, que se enfrentam as 21:15h. Com os resultados abaixo, definiu-se que o Feirense volta a Liga de Honra após derrota em Barcelos por 3×1 para o Gil Vicente (mesmo que o time de Santa Maria da Feira vencesse, o descenso estava sacramentado, visto que a Acadêmica foi vencer em Guimarães o Vitória local por 2×1). O outro rebaixado já definido há algumas rodadas, é o U. Leira. A Acadêmica alem de finalista da Taça de Portugal junto com o Sporting (que como 4º colocado já tem vaga garantida na Liga Europa), garante também vaga na segunda Liga de maior importância do velho continente, entrando na 3ª pré-eliminatória (mesmo em 13º lugar na tabela, visto que as equipes acima dela ou abdicaram da referida disputa ou não apresentaram à UEFA os pré-requisitos necessários; valendo lembrar que Marítimo, Rio Ave, Acadêmica e V.Guimarães se inscreveram para poder disputar as competições; porem com o time de Guimarães não apresentando os pré-requisitos necessários; o Marítimo ficando com a penúltima vaga e o Rio Ave ficando atrás da Acadêmica na tabela final de classificação). Resta ainda saber se a Federação Portuguesa aprovara a decisão da Liga que impõe para já um rebolo, onde os 3o e 4o colocados da Liga de Honra disputariam, num torneio de todos contra todos, duas vagas na Superliga contra os 15o e 16o desta.
Gil Vicente 3×1 Feirense
U.Leiria 2×3 Nacional
V.Setubal 1×3 Benfica
V.Guimarães 1×2 Acadêmica
Rio Ave 2×5 Porto
Marítimo 1×1 Paços de Ferreira
Beira-Mar 1×2 Olhanense
Sporting 3×2 Braga

O Porto, bi-campeão português, terminou o campeonato com 75 pontos e apenas uma derrota, seguido pelo Benfica com 69 pontos, Braga com 62, Sporting com 59, Marítimo com 50, V.Guimarães com 45 e Nacional com44. No final da tabela, U. Leira com 19 e Feirense com 24, caíram para a Liga de Honra. Já na artilharia, Cardozo e Lima terminaram com 20 gols, embora o atacante encarnado tenha atuado menos que o atacante bracarense (29 a30 partidas). Por isso mesmo Cardozo fatura a bola de prata (que é entregue ao artilheiro da disputa).

Já na Liga de Honra, o Estoril assegurou o regresso a Liga maior de Portugal (de onde caiu na temporada 2004/2005) e o titulo ao bater semana passada por 1×0 o Leixoes, em Matosinhos, chegando aos 56 pontos. Neste domingo, ao empatar em casa com o Sporting da Covilhã, o Moreirense garantiu também seu regresso à Liga maior de Portugal, alem de também contribuir para rebaixar o time da Covilhã para a 2ª divisão portuguesa; ao lado do Portimonense, que perdeu na Madeira para o União local. O D. Aves, que também lutava para subir, perdeu fora para o Trofense, e deixou escapar o acesso.

Critérios de desempate:
Ponto 6 do Artigo 9.º (competições por pontos) do Regulamento de Competições da Liga Profissional de Futebol:

  «Para estabelecimento da classificação geral dos Clubes que no final das competições se encontrarem com igual número de pontos, serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios, segundo ordem de prioridade:
  a) Número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;
  b) Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;
  c) Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;
  d) Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes nos jogos realizados em toda a competição;
  e) Maior número de vitórias em toda a competição;
  f) Maior número de golos marcados em toda a competição»
  A Liga determinou, no entanto, que durante a prova, para estabelecer a classificação,
aplicam-se apenas os critérios d) a f). Assim sendo, o confronto direto só será relevante no final.

 

Últimas Notícias

Porto

Ao invés de inscrever uma equipe B na Liga de Honra, o Porto preferiu firmar uma parceria com o Trofense, para quem emprestara jovens promessas ou recém contratados que ainda careçam de maior experiência no futebol português.

Maniche, craque português que se destacou no cenário futebolístico quando atuou pelo Porto e depois pela seleção das cinco quinas (embora tenha jogado também por Sporting, Benfica, Alverca, Dínamo de Moscou, Atlético de Madrid, Colônia, Chelsea e Inter de Milão); anunciou neste final de semana o final da carreira, principalmente por estar a quase um ano sem atuar (jogou pelo Sporting na temporada passada e depois não mais atuou); devendo agora trabalhar como dirigente esportivo, visto que tem convite do Lokomotiv Plovdim, da Bulgária.

Sporting

Como não conseguiu vaga para a Liga dos Campeões da próxima temporada, o Sporting terá de abrir mão de alguns de seus principais talentos, para equilibrar as finanças. Elias, Wolfswinkel, João Pereira e Rui Patrício são os mais cotados. Inclusive se cogita a hipótese da contratação de Eduardo para a meta leonina, caso Patrício realmente seja negociado.

Labyad, o atacante marroquino de 19 anos que atuava no PSV e veio a custo zero para o Sporting, num contrato assinado por 5 temporadas, já chegou a Lisboa a fim de ultimar os detalhes para sua mudança.

Depois de ser campeão ha poucos dias nos Emirados Árabes defendendo o Al-Ahly, Madjer (angolano de 35 anos) volta à cena agora defendendo o Sporting (seu clube de coração) no II Mundialito de futebol de areia que acontece de12 a19 deste mês em S.Paulo, e contara também com as presenças de Flamengo, Vasco da Gama, Santos, Corinthians e São Paulo, do Brasil, Milan da Itália, Boca Juniors da Argentina, Barcelona de Espanha, Al-Ahli do Qatar, Lokomotiv de Moscou e Seattle Sounders dos EUA. No ultimo mundialito disputado o Sporting perdeu a final para o Vasco por 4×2. Na estreia, neste sábado, o time de Alvalade bateu de virada o Corinthians por 4×3, com um gol de Madjer. Nesse domingo, frente ao Lokomotiv de Moscou, a equipe leonina perdeu de 5×3, mas continua na zona de classificação (2º colocado de seu grupo) para a próxima fase, onde os dois primeiros colocados de cada um dos 3 grupos, alem dos dois melhores terceiros colocados evoluem na disputa. A próxima partida do Sporting (e ultima desta fase) acontece na terça, dia 15, frente ao Al-Ahly (antiga equipe de Madjer).

Aos dois minutos da partida de ontem contra o Braga, o veterano goleiro Thiago, de 37 anos, substituiu Rui Patrício nesta que possivelmente foi sua ultima partida como profissional. Porem, para surpresa de todos, quem saiu emocionado do gramado, chegando inclusive a chorar e a dar volta olímpica acenando aos torcedores no final da partida, foi Rui Patrício, que com isso dá sinais claros de que não deve mais continuar em Alvalade.

Com a vitória por 3×1 neste sábado, em Alcochete, sobre o V.Guimarães, os juniores do Sporting sagraram-se campeões nacionais de futebol desta temporada.

Benfica

Apesar de não ser unanimidade, nas ultimas 3 temporadas de Jorge Jesus a frente do Benfica, o time da Luz garantiu 3 presenças consecutivas na Liga dos Campeões (contando com a próxima) e um encaixe financeiro, oriundo destas participações, na casa dos 44 milhões de euros; ou seja, 13.3 milhões pela temporada de 2010/2011; 21.2 milhões pela atual temporada na Liga dos Campeões; e pelo menos mais 9.2 milhões pela próxima temporada (7.2 milhões apenas pela presença na Liga dos Campeões e no mínimo mais 2 milhões pelas cotas de transmissão televisiva).

No último final de semana, em Oliveira de Azemeis, o Benfica conquistou a sua 5a Taça de Portugal de Futsal, ao bater o Modicus por 2×1.

O Benfica, que recebe 6 milhões de euros por temporada da Adidas (4,5 milhões em dinheiro e 1,5 milhões em material), para renovar o contrato (que termina no próximo ano) exige no mínimo 10 milhões por temporada; valor este que os alemães não estão dispostos a pagar.

O Benfica aceitou prorrogar por mais um ano o empréstimo do brasileiro Airton, ao Flamengo do Rio de Janeiro.

Braga

Depois de assegurar semana passada o terceiro lugar na Superliga e consequentemente vaga na 3a pré-eliminatória para a próxima Liga dos Campeões, o Braga anunciou ao início desta semana a contratação, por 4 temporadas, do ponta de lança da Acadêmica, Eder.

Liga de Clubes

A Liga de Clubes aditou um contrato com a Federação Portuguesa de Futebol, celebrando a participação na Liga de Honra da temporada 2012/2013 de 16 equipes principais e no máximo mais 6 equipes B; sendo que se o numero final de clubes participantes desta liga for impar, será convidado o penúltimo clube colocado na temporada passada (e que consequentemente tenha caído de divisão) para compor a mesma. Alem disso ficou definido que a partir da temporada 2013/2014, os 3 últimos colocados caem da Liga de Honra para a 2a Divisão; e os 3 primeiros colocados desta divisão sobem para a Liga de Honra. Em contrapartida, o Conselho de Justiça da Federação Portuguesa, baseado num pedido do Porto de efeito suspensivo da decisão de alargamento tomada pela Assembleia da Liga, suspendeu a referida deliberação (que aumentava o numero de clubes na Superliga de 16 para 18).

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: