Destaques da Semana: Ucrânia pode perder 4 pontos

DESTAQUES DA SEMANA
Por Emídio Tavares 

Ucrânia Pode Perder 4 Pontos

A FIFA está analisando o caso do jogador brasileiro naturalizado ucraniano, Junior Moraes, que estreou pela Ucrânia na partida contra Portugal, voltando a jogar na 2ª partida contra Luxemburgo. Acontece que o estatuto da FIFA, no seu artigo 7º, exige que o jogador naturalizado, para jogar por este país escolhido após os 18 anos de idade, tenha que atuar no país que ira defender por 5 anos, mas de forma ininterrupta, o que no caso não acontece com o referido jogador que atuou por 4,5 anos contínuos na Ucrânia, interrompendo esse período para atuar por 6 meses na China (Tianjin Tianhai), e voltado no verão de 2017 onde está até hoje (trocou recentemente o Dínamo de Kiev pelo Shakhtar). Existe o risco da Ucrânia perder os pontos conseguidos nessas duas partidas.

Contusão de Cristiano, erro de arbitragem e apatia resultaram em novo empate da Seleção

Após empate na partida de estreia na Luz contra a Ucrânia, Portugal fez nessa segunda dia 25 seu segundo jogo pelas eliminatórias da Euro 2020 e novamente não se houve bem, apático e pecando nas conclusões, embora tenha perdido Cristiano por contusão na coxa aos 30 minutos de jogo e também tenha sido prejudicado pela arbitragem que marcou pênalti legitimo na etapa final por mão na bola do defesa sérvio dentro da área e depois voltou atrás assinalando impedimento inexistente por orientação do auxiliar de linha. A Servia abriu o placar no começo de jogo em cobrança de pênalti do goleiro Rui Patrício no atacante adversário. Já no final do 1o tempo, e sem CR7 em campo, Danilo fez um golaço pegando a bola no meio de campo, passando por 4 adversários e desferindo um verdadeiro canhão no angulo do gol da Servia e de fora da área. Fernando Santos fez algumas mudanças na etapa final, dentre elas a entrada de Gonçalo Guedes no lugar do fraco Dyego Sousa, mas sem resultado pratico que mudasse o resultado da partida. No outro jogo do grupo a Ucrânia foi ate Luxemburgo e venceu os donos da casa, assumindo a liderança com 4 pontos. Luxemburgo vem em 2o com 3, Portugal em 3o com 2 e Lituânia em ultimo sem ponto algum. A seleção lusa folga nas duas próximas rodadas, retornando a jogar apenas em setembro no jogo de volta na Servia. Nota curiosa da partida: ao final do jogo o arbitro polonês que apitou a partida convidou Fernando Santos para juntos analisarem o lance do pênalti e ao constatar o erro pediu-lhe desculpas.

Superliga Portuguesa De Futebol

A 27a jornada começou nessa sexta com os seguintes jogos:

29/3 (sexta)

Portimonense 0x2 Moreirense (20:30h)

30/3 (sábado)

Braga 2×3 Porto (15:30h)

Chaves 1×3 Sporting (18:00h)

S.Clara 1×0 V.Guimarães (20:30h)

Benfica 1×0 Tondela (20:30h)

31/3 (domingo)

Marítimo 3×2 Nacional (15:00h)

Rio Ave 0x2 Aves (17:30h)

Boavista 2×0 Belenenses (20:00h)

A jornada só termina na segunda, dia 1o de abril, com o Feirense recebendo as 20:15h o V.Setubal.

Critérios de desempate:

  Ponto 6 do Artigo 9.º (competições por pontos) do Regulamento de Competições da Liga Profissional de Futebol:
  «Para estabelecimento da classificação geral dos Clubes que no final das competições se encontrarem com igual número de pontos, serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios, segundo ordem de prioridade:
  a) Número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;
  b) Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;
  c) Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;
  d) Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes nos jogos realizados em toda a competição;
  e) Maior número de vitórias em toda a competição;
  f) Maior número de golos marcados em toda a competição»
  A Liga determinou, no entanto, que durante a prova, para estabelecer a classificação,
aplicam-se apenas os critérios d) a f). Assim sendo, o confronto direto só será relevante no final.

ÚLTIMAS NOTICIAS

Sporting

Especula-se que o Sporting esteja em vias de acertar com o Atlético de Madrid a situação de Gerson Martins (emprestado pelos espanhóis ao Mônaco), com este indo em definitivo para o Mônaco por 30 milhões de euros dos quais os leões receberiam 20 milhões e mais um jogador dos colchoneiros, que pode ser Vietto cujo passe estaria fixado em 6 milhões.

A equipe de futsal do Sporting conquistou nesse domingo a sua 7ª Taça de Portugal ao bater o Benfica na cobrança de pênaltis por 3×2, após empate por 4 gols no tempo normal e 1×1 na prorrogação.

Portugueses no Exterior

As seleções portuguesas de base, sub-17 e sub-19, sacramentaram essa semana a presença nos europeus da categoria a serem disputados respectivamente em maio na Irlanda, e em julho na Armênia. Portugal sub-17 venceu nessa terça a Rússia por 2×1, terminando em 1o do grupo 6 com 3 vitorias em 3 jogos. Já Portugal sub-19 (que tenta reeditar o titulo europeu conquistado em 2018) venceu também nessa terça a Escócia por 4×0 em pleno Estádio do Bessa, terminando tal como a categoria sub-17 em 1o do seu grupo com 3 vitorias em 3 jogos, marcando 10 gols sem sofrer um gol que fosse (3×0 frente o Chipre e 3×0 frente à Turquia).

Em sua 2a partida dirigindo a Colômbia o técnico português Carlos Queiroz foi ate a Coreia do Sul enfrentar os comandados de Paulo Bento e perdeu por 2×1.

Um jornal espanhol formou essa semana a seleção dos jogadores mais caros de todos os tempos e que custaria 1 bilhão e 159 milhões de euros. Cristiano Ronaldo é o único português a integra-la. Eis o esquadrão:

Kepa no gol; Lucas Hernandez, Van Dijk e Laporte na defesa; Pogba, De Jong, Coutinho e James Rodriguez no meio campo; Neymar, Mbappe e Cristiano Ronaldo no ataque.

Manuel Fernandes, em sua 5a temporada no Lokomotiv e com contrato vencendo em junho próximo, já avisou os dirigentes russos que pretende deixar a equipe. Especula-se que o jogador voltara a atuar no futebol turco, onde já defendeu as cores dos Besiktas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend