Destaques da Semana: Suspeita de corrupção num jogo da Taça de Portugal

Destaques da Semana
Por Emídio Tavares

 

Suspeita de Corrupção num Jogo da Taça de Portugal

A partida pelas quartas-de-final da TAÇA de Portugal, realizada em 22 de dezembro ultimo, no Alvalade XXI, entre Sporting e Marítimo, com vitoria leonina por 3×0, esta sob investigação de suposta corrupção. Tudo porque o árbitro assistente, Jose Cardinal, foi substituído por alegado problema pessoal antes da partida (conforme determinação do conselho de arbitragem da Federação Portuguesa); possivelmente por causa de uma denuncia anônima que chegou em carta ao Sporting com copia do comprovante de um deposito feito num banco da Madeira no valor de 2 mil euros em notas, poucos dias antes da partida, na conta do referido assistente. O Sporting denunciou o ocorrido a Federação, a Polícia Judiciária e a Procuradoria Geral da Republica. O assistente afirma inocência, acreditando ter sido alvo de uma armação. Segundo informações da imprensa lusa, o vice-presidente do Sporting, Paulo Pereira Cristóvão, estaria sob investigação, tendo a Policia Judiciária feito buscas em sua casa e em sua empresa, e levantado a possibilidade do deposito na conta do assistente ter sido realizado por um funcionário do dirigente leonino. Por conta de toda esta investigação, o dirigente se licenciou do cargo de vice-presidente. Outra pessoa suspeita e sob a mira da Policia Judiciária seria a ex-companheira de Cardinal, que por vingança pelo termino da relação, poderia ter armado tudo e enviado a denúncia anônima ao time de Alvalade.

 

Portugal Assegura 5º Lugar em Abril no Ranking da FIFA

O ranking da FIFA, deste mês de abril, colocou Portugal na 5ª posição, a frente do Brasil (que caiu para 6º), da Inglaterra (que agora ocupa o 7º posto), da Croácia (em 8º), da Dinamarca (em 9º) e da Argentina (em 10º). A liderança ainda é da Espanha, seguida por Alemanha em 2º, Uruguai em 3º (pela 1ª vez em sua história) e Holanda em 4º.

 

 

Taça da Liga

Benfica e Gil Vicente decidiram a finalíssima da 5ª Taça da Liga, as 20:45h deste sábado, em Coimbra.

As 4 edições anteriores tiveram o V.Setubal vencendo a primeira, ao bater o Sporting (após empate sem gols no tempo normal) nas penalidades máximas por 3×2; e o Benfica vencendo as três seguintes, ao bater na segunda edição também o Sporting e também por penalidades máximas (empate por 1 gol no tempo normal) por 3×2; na terceira ao bater o Porto por 3×0; e na 4ª ao bater o Paços de Ferreira por 2×1.

Nesta 5ª edição, o Benfica bateu os gilistas por 2×1, conquistando o tetra-campeonato da Taça da Liga; numa partida que teve pouco mais de 23 mil torcedores presenciando um Gil Vicente ousado no ataque ate os 30 minutos, quando numa jogada de Bruno Cesar, Rodrigo abriu o placar para o time encarnado.

A etapa complementar foi toda encarnada, embora o time de Barcelos tenha contra-aTAÇAdo com perigo algumas vezes, como aconteceu aos 33 minutos, quando após cobrança de escanteio, Jose Luis empatou o jogo numa bela meia-bicicleta. Mas a alegria do Gil Vicente durou pouco, pois 6 minutos depois, Saviola (que houvera entrado a campo 2 minutos antes) marcou o gol que deu números finais ao placar, na vitória encarnada por 2×1, que sacramentou o tetra-campeonato para o time da Luz.

 

Taças Europeias

Liga Europa

O Sporting, pelas semifinais da Liga Europa, enfrenta o Atlético de Bilbao; sendo o jogo de ida em Portugal, a 19 de abril; e o de volta na Espanha, a 26 do mesmo mês. No outro confronto jogam mais dois espanhóis: Atlético de Madrid e Valencia. Com um balanço deficitário, a direção da SAD leonina já estuda mudanças no mesmo para não ser impedida de disputar competições europeias na próxima temporada.

Superliga Portuguesa de Futebol

A 26ª jornada terminou nesta segunda, dia 9 de abril, com o derby lisboeta entre Sporting x Benfica, no Alvalade XXI, as 20:15h; vencido por 1×0 pelos donos da casa, que dominaram a partida apos a abertura do placar, de pênalti, aos 18 minutos. Aos visitantes coube muita reclamação quanto a um suposto pênalti não assinalado no inicio da partida e que poderia mudar o destino do jogo; e também quanto ao fato do arbitro escalado ser da cidade do Porto (Artur Soares Dias). Com o resultado o Benfica terminou a rodada a 4 pontos do Porto; e o Sporting subiu para o quarto posto.

Lembrando que a 4 rodadas do fim do campeonato, os 3 diretos concorrentes ao titulo fazem os seguintes jogos:

Braga

Pacos de Ferreira fora
Olhanense em casa
Beira-Mar em casa
Sporting fora

Porto

Beira-Mar em casa
Marítimo fora
Sporting em casa
Rio Ave fora

Benfica

Marítimo em casa
Rio Ave fora
U.Leiria em casa
V.Setubal fora

Já a 27ª jornada, devido à decisão esta semana da Taça da Liga, só começara no dia 20 de abril, sexta-feira, as 20:15h, com o Paços de Ferreira recebendo o Braga.

No dia 21, sábado, mais três partidas: Benfica x Marítimo (17h); V.Guimarães x U.Leiria (19:15h) e Porto x Beira-Mar (21:15h).

No domingo, dia 22, duas partidas às 16h (Gil Vicente x Rio Ave; e Feirense x V.Setubal) e uma as 19:15h (Nacional x Sporting).

A jornada só termina na segunda, dia 23, com a Acadêmica recebendo o Olhanense as 20:15h.


Critérios de desempate:

Ponto 6 do Artigo 9.º (competições por pontos) do Regulamento de Competições da Liga Profissional de Futebol:
«Para estabelecimento da classificação geral dos Clubes que no final das competições se encontrarem com igual número de pontos, serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios, segundo ordem de prioridade:
a) Número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;
b) Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;
c) Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;
d) Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes nos jogos realizados em toda a competição;
e) Maior número de vitórias em toda a competição;
f) Maior número de golos marcados em toda a competição»
A Liga determinou, no entanto, que durante a prova, para estabelecer a classificação,
aplicam-se apenas os critérios d) a f). Assim sendo, o confronto direto só será relevante no final.

 

Últimas Notícias

Sporting

Depois de estar inativo por 17 anos, o Sporting reativou o Basquete neste final de semana, que ficara sob o comando de antigos atletas leoninos que conseguiram dar ao time de Alvalade 8 títulos nacionais e 5 Taças de Portugal.

U.Leiria

Depois de perder alguns jogadores que rescindiram por justa causa por atraso em pagamentos de salários; e de presenciar outros se recusando a treinar nesta sexta pelo mesmo motivo, o presidente da SAD leiriense, João Bartolomeu, demitiu-se do cargo que ocupava; tecendo sérias e pesadas criticas aos jogadores.

Portugueses no Exterior

Mesmo com contrato valido ate o final da Copa de Nações Africanas de 2013, o técnico luso-angolano Lito Vidigal e a Federação Angolana de Futebol chegaram a um acordo para a rescisão do vinculo esta semana.

 

Nesta quarta-feira, faltando 6 rodadas para o final, o Real Madrid bateu o Atlético de Madrid por 4×1 com 3 gols de Cristiano Ronaldo, que desta forma igualou seu recorde da temporada passada quando atingiu 40 gols no ultimo campeonato espanhol (porem, naquela ocasião, a 4 rodadas do final). Neste sabado Cristiano repetiu o feito, marcando novamente na vitória do Real por 3×1 contra o Getafe, e bateu seu próprio recorde da ultima temporada; chegando aos 41 gols e podendo inclusive conseguir novamente a Bola de Ouro (premio dado ao melhor artilheiro das Europa e que Cristiano já faturou 2 vezes). Atualmente o craque luso recebe, só de salários (fora venda de camisas e ganhos por objetivos), 10 milhões de euros anuais num contrato que tem mais 3 anos de duração; e o Real já estuda a hipótese de propor uma prorrogação por mais 3 alem do já existente; na qual ele poderia receber de13 a15 milhões por temporada.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: