Destaques da Semana: Superliga, Taças e últimas

DESTAQUES DA SEMANA
Por Emídio Tavares

 

Taça De Portugal

Os jogos de ida das semifinais da Taça de Portugal aconteceram na terça-feira (04/02) quando o Acadêmico de Viseu recebeu o Porto e o Benfica recebeu o Famalicão.

O Benfica saiu na frente com Pizzi aos 7 do segundo tempo, mas tomou a virada em vinte minutos (Pedro Gonçalves aos 14 e Toni aos 27 fizeram para o Famalicão). Aos 34 Rafa empatou para o Benfica, e nos acréscimos Gabriel fez o gol que garantiu a vitória do time da Luz que na próxima terça-feira (11/02) joga por um simples empate em Famalicão para ganhar vaga na final.

Já no outro jogo o Porto foi até Viseu enfrentar o Acadêmico encontrando uma equipe destemida que jogou de igual para igual sem temer o adversário. Zé Luis fez 1×0 para o Porto aos 14 do 2º tempo, e João Mário empatou para os donos da casa aos 26. Os dragões saíram de campo ainda reclamando de uma suposta penalidade não assinalada a seu favor na etapa final, mas mesmo assim vão a campo na próxima terça-feira (11/02) buscando uma vitória ou até um empate sem gols para assegurar presença na final da disputa.

Superliga Portuguesa De Futebol

A 20º jornada teve inicio na sexta-feira com os seguintes jogos:

Sexta-feira (07/02)

Paços de Ferreira 0x1 Boavista (20:30h)

Sábado (08/02)

Famalicão 0x7 V.Guimarães (15:30h) – com 2 gols relâmpagos na etapa inicial, onde ainda aconteceu a expulsão de um jogador da casa, o time vimaranense aproveitou a vantagem para conseguir a maior goleada do campeonato.

Belenenses 0x2 S.Clara (15:30h)

Braga 2×2 Gil Vicente (18:00h)

Porto 3×2 Benfica (20:30h) – numa partida onde os dragões dominaram a primeira etapa e aproveitaram as oportunidades que tiveram, e os encarnados dominaram a etapa final mas sem criar muitas oportunidades, o Porto venceu o Benfica e diminuiu para 4 pontos a diferença para o time da Luz.

Domingo (09/02)

Moreirense 1×1 V.Setúbal (15:00h)

Tondela 0x0 Marítimo (15:00h)

Sporting 2×1 Portimonense (17:30h)

Aves 0x3 Rio Ave (20:00h)

Critérios de desempate:

  Ponto 6 do Artigo 9.º (competições por pontos) do Regulamento de Competições da Liga Profissional de Futebol:
  «Para estabelecimento da classificação geral dos Clubes que no final das competições se encontrarem com igual número de pontos, serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios, segundo ordem de prioridade:
  a) Número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;
  b) Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;
  c) Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;
  d) Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes nos jogos realizados em toda a competição;
  e) Maior número de vitórias em toda a competição;
  f) Maior número de golos marcados em toda a competição»  A Liga determinou, no entanto, que durante a prova, para estabelecer a classificação,
aplicam-se apenas os critérios d) a f). Assim sendo, o confronto direto só será relevante no final.

ÚLTIMAS NOTICIAS

Benfica

A mídia portuguesa divulgou na última semana a contratação do jovem atacante Pedrinho do Corinthians, por 20 milhões de euros (e mais 2 milhões possíveis em caso de metas alcançadas). Deste montante 70% é do time paulista e 30% dos empresários do jogador, que deverá receber 100 mil euros mensais e mais 100 mil de bônus a cada 10 jogos que realizar pela equipe encarnada. Em sentido inverso o Benfica emprestará ao Corinthians até o meio do ano o colombiano Yony Gonzalez, com cláusula obrigatória de compra de 50% do passe do jogador por 3 milhões de euros.

Acadêmica

Aos 35 anos e após longa carreira com passagens por inúmeras equipes como Buarcos, Naval, Porto, U.Leiria, Boavista, Werder Bremen, Besiktas, dentre outros, Hugo Almeida anunciou na quinta-feira (06/02) o final da sua carreira como jogador, embora continue atuando nas equipes de base dos estudantes de Coimbra.

Seleção Portuguesa

A TVI de Portugal, conforme decreto governamental, receberá os sinais da Sport TV (detentora dos direitos) para transmitir em canal aberto os jogos da Eurocopa deste ano, num total de 22, sendo um jogo por dia e incluindo os de Portugal além dos jogos de abertura e encerramento.

Portugueses no Exterior

José Peseiro, rei do “lobby” e sem time desde que foi demitido do Sporting em novembro de 2018, foi anunciado como novo selecionador da Venezuela, não por opção da federação local, mas sim por imposição do governo venezuelano. Peseiro alias, dirige uma seleção pela 2º vez, visto que de 2009 a 2011 comandou a Arábia Saudita.

André Villas Boas, técnico português do Marselha, levou a equipe francesa à vice-liderança do campeonato após a vitória no último meio de semana fora contra o S.Etienne por 2×0. Nesse sábado frente ao Toulouse nova vitória (10 vitórias e 3 empates numa sequência de 13 partidas invictas). Seu salário mensal no time francês gira em torno de 300 mil euros.

Gélson Martins, jogador português do Mônaco, foi suspenso preventivamente pela Comissão de Disciplina da Federação Francesa por ter empurrado numa discussão na partida frente ao Nimes o árbitro da partida Mikael Lesage que de imediato o expulsou. Especula-se que a punição possa ser severa e tirá-lo alguns meses dos gramados.

O técnico e ex-jogador Sá Pinto, investigado como sendo um dos 28 envolvidos no processo de resultados combinados na Grécia (temporada 2014/2015), teve seu nome citado pelo jogador Fyssas nessa sexta-feira num depoimento no Tribunal de Atenas, no qual afirma ter sido informado pelo treinador (à época do Atromitos) que o mesmo estava proibido pelo presidente do clube (Giorgos Spanos) e pelo seu diretor de futebol (Giannis Aggelopoulos) de utilizar de 4 a 5 dos principais jogadores da equipe (dentre eles Katsouranis) na partida realizada a 4 de fevereiro de 2015 frente ao Olympiakos e que justamente por esse motivo acabou por renunciar ao cargo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend