Destaques da Semana: Sporting sofre gol, vence de virada e podia ter goleado

Destaques da Semana
Por Emídio Tavares

 

Taças Europeias
Liga Europa: Sporting sofre gol, vence de virada e podia ter goleado

O Sporting, pelas semifinais da Liga Europa, enfrentou nesta quinta o Atlético de Bilbao (o jogo de volta acontece na Espanha, dia 26) no Alvalade XXI; e embora tenha sofrido um gol, venceu por 2×1; placar que não justifica o poderio ofensivo leonino, que se convertido em gols, teria registrado uma goleada histórica a favor do time luso. Desde o primeiro minuto de jogo o Sporting foi todo para o ataque criando inúmeras chances de gol, e acuando os espanhóis em seu campo defensivo. O ímpeto leonino arrefeceu um pouco após metade da primeira parte da partida; mas ainda assim a equipe do técnico Bielsa pouco produziu em termos ofensivos. Na etapa complementar, quando o Sporting mais pressionava, uma bobeira da zaga permitiu que num lance de bola parada o Atlético de Bilbao abrisse o marcador a 9 minutos de jogo. Baqueado com o gol sofrido, o time do técnico Sá Pinto quase foi a know-out quando a trave salvou gol certo da equipe basca. Sá Pinto então resolveu ousar e sacou um jogador defensivo (Carriço) para fazer entrar um atacante (o peruano Carrillo). Foi o golpe de misericórdia que, aliado a grande atuação do lateral Capel, ajudou o time de Alvalade a virar o jogo. Aos 31 minutos, numa jogada construída pelo lado direito do ataque leonino, Capel cruzou para a área, a bola foi desviada pela zaga espanhola, e Insua apareceu para, na corrida, fazer um lindo e colocado gol de cabeça. Quatro minutos depois, num belo chute a entrada da área, Capel (o destaque da partida) virou o jogo para o Sporting, que viria ainda a perder inúmeras chances de gol, que se convertidas praticamente garantiriam a presença portuguesa, mais uma vez, numa final de Liga Europa. O Sporting joga agora por um empate na partida de volta, na Espanha, para assegurar vaga na final; porem uma simples vitoria espanhola por 1×0 coloca os catalães na finalíssima, devido ao gol marcadoem Portugal. Naoutra semifinal, o Atlético de Madrid (jogando em casa) goleou o Valencia por 4×2.

Superliga Portuguesa de Futebol

A 27ª jornada começou nesta sexta, dia 20 de abril, as 20:15h, com o Paços de Ferreira recebendo o Braga, e ficando no empate por 1 gol; o que praticamente afasta de vez o Braga da disputa pelo titulo.

No dia 21, sábado, mais três partidas: Benfica 4×1 Marítimo (17h); V.Guimarães 3×2 U.Leiria (19:15h) e Porto 3×0 Beira-Mar (21:15h).

No domingo, dia 22, duas partidas às 16h (Gil Vicente 0x0 Rio Ave; e Feirense 1×0 V.Setubal) e uma as 19:15h (Nacional 2×3 Sporting).

A jornada só termina na segunda, dia 23, com a Acadêmica recebendo o Olhanense as 20:15h.
Lembrando que a 3 rodadas do final, são os seguintes os adversários de Braga, Porto e Benfica:

 

Braga

Olhanense em casa
Beira-Mar em casa
Sporting fora

Porto

Marítimo fora
Sporting em casa
Rio Ave fora

Benfica

Rio Ave fora
U.Leiria em casa
V.Setubal fora

 

Critérios de desempate:
 Ponto 6 do Artigo 9.º (competições por pontos) do Regulamento de Competições da Liga Profissional de Futebol:

  «Para estabelecimento da classificação geral dos Clubes que no final das competições se encontrarem com igual número de pontos, serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios, segundo ordem de prioridade:
  a) Número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;
  b) Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;
  c) Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;
  d) Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes nos jogos realizados em toda a competição;
  e) Maior número de vitórias em toda a competição;
  f) Maior número de golos marcados em toda a competição»
  A Liga determinou, no entanto, que durante a prova, para estabelecer a classificação,
aplicam-se apenas os critérios d) a f). Assim sendo, o confronto direto só será relevante no final.

 

Últimas Notícias

Benfica

Jornais ingleses dão como certa a transferência de Gaitan ao Manchester, no final da atual temporada, em troca de 25 milhões de euros, mais o passe (em definitivo) do atacante italiano Macheda (que no momento esta emprestado ao Queen Rangers), e o empréstimo por uma temporada do lateral-esquerdo brasileiro Fabio; porém fontes do time encarnado garantem que o Benfica não tem o menor interesseem Macheda. Gaitantem contrato com o Benfica ate 2016 e clausula rescisória fixada em 45 milhões de euros. Outra possível proposta do Manchester seria incluir o brasileiro Anderson na negociação, porem os altos vencimentos do craque seriam fator impeditivo (240 mil euros por mês).

Porto

A imprensa portuguesa divulgou esta semana que, por 2.5 milhões de euros, o Porto conseguiu em dezembro ultimo junto ao BMG, a opção de compra do zagueiro central brasileiro de 23 anos e que atua pelo Braga, Ewerton. Assim, ao final desta temporada, em depositando o valor na conta do referido banco (que detém a maior parte do passe do atleta), o Porto passara a contar com o mesmo já para a próxima temporada.

Sporting

Nem bem se licenciou do cargo de vice-presidente, Paulo Pereira Cristóvão decidiu (unilateralmente) reassumir suas funções nesta terça-feira; porem o cerco em torno de seu nome esta se fechando mais a cada dia. Desta feita uma funcionaria do Sporting declarou que a compra da passagem à Madeira, para um funcionário de Cristóvão (Rui Martins), foi feita das instalações do clube de Alvalade. Para complicar ainda mais a vida do vice-presidente leonino (e que no passado ocupou alto cargo na Policia Judiciária portuguesa); fontes da imprensa lusa divulgaram neste final de semana que Cristovão tem uma empresa de espionagem, que investiga a vida de jogadores, prestando serviços remunerados principalmente ao time de Alvalade.

Gil Vicente

Aloísio, antigo zagueiro brasileiro de 48 anos, que encerrou a carreira na temporada de 2001, depois de defender o Porto por 11 anos, e atuar em algumas equipes portuguesas como técnico de categorias de base, foi contratado pelo Gil Vicente para ser o novo diretor de futebol da equipe. Recentemente ocupou a mesma função numa equipe de menor expressão do Rio Grande do Sul.

 

Federação Portuguesa

Em repudio a posição do presidente da Federação Portuguesa (Fernando Gomes), contrário ao aumento do numero de equipes, principalmente na divisão maior do futebol português, um grupo de 20 clubes profissionais emitiu um comunicado censurando o referido presidente e ameaçando inclusive paralisar os campeonatos que disputam.

 

Portugueses no Exterior

Uma dupla espanhola de hip-hop criou uma musica para homenagear o técnico Jose Mourinho; na qual conta toda a história do português, desde os tempos do Porto ate sua chegada ao Real, enaltecendo suas conquistas.

Mourinho e Cristiano Ronaldo estão na lista dos concorrentes ao premio dos melhores que atuaram nos 20 anos de Premier League. A divulgação dos vencedores acontece a 15 de maio.

Por falar em Cristiano, o madeirense decidiu para o Real neste final de semana em Barcelona, fazendo o gol da vitória do Real frente ao Barcelona no Camp Nou, e que praticamente garantiu a conquista do titulo para os madrilenhos, na vitória por 2×1.

Já Mourinho, recebeu uma proposta (antes do jogo contra o Barça) de renovação por mais dois anos (com melhorias salariais); porem ainda não oficializou o acordo.

No jogo de ida pelas semifinais da Ligas dos Campeões, disputado nesta terça em Bayern, na Alemanha, com vitoria do time local por 2×1 frente ao Real Madrid, foram roubados dos vestiários 3 pares de chuteiras de Cristiano Ronaldo, assim como também sua camisa, a de Ozil e a de Benzema. Envergonhado com a repercussão ruim para a Alemanha, o locutor do estádio enviou para Cristiano um par dos legítimos sapatos bávaros em couro (doados por um sapateiro local).

Makukula, atacante que já defendeu o Marítimo, Benfica e a seleção portuguesa, ha 7 meses sem receber do Manisaspor da Turquia, esta em vias de ganhar passe livre, apos denunciar o caso a FIFA.

Madjer, o craque luso do futebol de praia que recentemente migrou para o futebol dos Emirados Árabes para defender o Al Ahli no campeonato local, sagrou-se campeão neste final de semana quando sua equipe venceu, na decisão do campeonato local, o Ajman Club por 7×3 com 5 gols do luso. Alem disso, Madjer terminou a disputa como artilheiro.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: