Destaques da Semana: Saga do Campeão, do Algoz Rui Vitória ao herói Bruno Lage

Destaques da Semana
Por Emídio Tavares 

Saga Do Campeão: Do Algoz Rui Vitória Ao Herói Bruno Lage

Equipe desanimada, sem comando, desunida e desfocada. Esse era o perfil do Benfica no 1º turno onde terminou 7 pontos atrás do até então líder Porto, vencendo 12 partidas, empatando 2 e perdendo 3. Some-se a isso a aposentadoria um ano antes do vencimento de seu contrato do veterano e líder Luisão, por ter sido desprestigiado, relegado ao banco e muitas vezes nem relacionado para as partidas pelo técnico Rui Vitoria, que ainda ousou deselegantemente desdenhar do líder quando esse anunciou seu final de carreira. A derrota a 2 de janeiro para o Portimonense fritou de vez o técnico encarnado, que mesmo vencendo nas jornadas seguintes foi demitido ao final do turno inicial.

Para o seu lugar foi colocado (a principio de forma interina) Bruno Lage, técnico da equipe B. Ousado, e usando o que a equipe encarnada tinha e tem de melhor que é a sua base, Lage começou com o pé direito, cresceu, ganhou confiança de todos, e virou a mesa para a equipe da Luz. Terminou invicto o segundo turno com 16 vitórias e apenas 1 empate (94% de aproveitamento), levando a equipe a incrível media de mais de 3 gols por partida, marcando 103 vezes e sofrendo apenas 31 tentos, consagrando o Benfica com o 37º título de campeão e a marca de 87 pontos (2 a mais que o vice-campeão Porto, que estava 7 pontos a frente do Benfica quando Lage assumiu o comando). Para fechar com chave de ouro o campeonato e a possível despedida de Jonas dos gramados, o presidente Luis Filipe Vieira dobrou de 1 para 2 milhões de euros o prêmio a dividir pelos jogadores e de 500 mil euros para 1 milhão de euros o premio para Lage e sua comissão pela conquista do campeonato.

Superliga Portuguesa De Futebol

A última jornada teve inicio nesta quinta, a saber:

16/5 (quinta)

Belenenses 3×0 Nacional (18:30h)

17/5 (sexta)

Braga 2×0 Portimonense (20:30h)

18/5 (sabado)

V.Setubal 1×3 Rio Ave (15:30h)

Feirense 2×1 Aves (15:30h)

Marítimo 0x1 Boavista (15:30h)

Benfica 4×1 S.Clara (18:30h)

Porto 2×1 Sporting (18:30h) – mesmo jogando com 10 jogadores desde o primeiro tempo após a expulsão direta de Borja, o Sporting saiu na frente só perdendo por conta de dois gols impedidos do Porto e que sequer foram analisados pelo VAR.

19/5 (domingo)

Tondela 5×2 Chaves (17:30h)

Moreirense 1×3 V.Guimarães (20:00h)

Com esses resultados o Benfica, campeão, entra na fase de grupo da Liga dos Campeões, enquanto o Porto como vice faz um playoff de acesso a ela; já o Sporting como 3º colocado entra direto na Liga Europa, enquanto o 4º colocado Braga faz um playoff de acesso, e o 5º V.Guimarães faz 2 playoffs.

Já os rebaixados foram o Chaves (antepenúltimo colocado), Nacional (penúltimo) e Feirense (ultimo), cedendo suas vagas para o campeão da 2ª divisão, Paços de Ferreira, para o vice-campeão Famalicão, e para o Gil Vicente, reconduzido a divisão maior de futebol pela justiça. A se lamentar a queda vertiginosa do Arouca, que há bem pouco tempo disputada a 1ª divisão portuguesa e nesse domingo caiu para a 3ª, juntamente com V.Guimarães B e Braga B.

Critérios de desempate:

  Ponto 6 do Artigo 9.º (competições por pontos) do Regulamento de Competições da Liga Profissional de Futebol:
  «Para estabelecimento da classificação geral dos Clubes que no final das competições se encontrarem com igual número de pontos, serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios, segundo ordem de prioridade:
  a) Número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;
  b) Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;
  c) Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;
  d) Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes nos jogos realizados em toda a competição;
  e) Maior número de vitórias em toda a competição;
  f) Maior número de golos marcados em toda a competição»  A Liga determinou, no entanto, que durante a prova, para estabelecer a classificação,
aplicam-se apenas os critérios d) a f). Assim sendo, o confronto direto só será relevante no final.

Últimas noticias

Benfica

O futebol feminino do Benfica venceu nesse sábado no Estádio do Jamor o Valadares Gaia por 4×0, conquistando a sua 1 Taça de Portugal.

Sporting

Em comunicado enviado a Bolsa de Valores de Portugal, a SAD leonina oficializou o acordo com o Atletico de Madrid pela ida de Gelson Martins ao clube espanhol (que agora o esta vendendo ao Monaco) recebendo o Sporting 22.5 milhões de euros e mais 50% do passe de Vietto fixado em 7.5 milhões de euros, o que perfaz um total de 30 milhões pela transação.

Portugueses no Exterior

Paulo Fonseca, no comando técnico do Shakhtar da Ucrania, conquistou nessa quarta-feira a 4a Taça da Ucrânia consecutiva, e a 3a sob seu comando, e no domingo o tri-campeonato do campeonato nacional.

Rui Vitoria, que em janeiro assumiu o Al-Nassr 7 pontos atrás do líder, conquistou nessa quinta o campeonato da Arabia Saudita, suplantando em 1 ponto o Al-Hilal que foi orientado por Jorge Jesus ate o início do ano.

Com a conquista da Taça da Inglaterra nesse sábado por parte do Manchester City, o Wolverhampton do técnico português Nuno Espírito Santo garantiu presença na Liga Europa da próxima temporada.

Renato Sanches foi o autor de um dos gols da goleada do Bayern de Munique frente ao Eintrach Frankfurt nesse sábado por 5×1 e que garantiu o heptacampeonato ao clube alemão.

Cristiano Ronaldo foi eleito o melhor jogador da Liga Italiana, com um desempenho de 22 gols e 11 assistências em 33 jogos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend