Destaques da Semana: Real e Mourinho oficializam rompimento contratual

DESTAQUES DA SEMANA
Por Emídio Tavares

 

Real e Mourinho oficializam rompimento contratual

Foto arquivo, Setembro 2011 - JOSE SENA GOULAO / LUSA
Foto arquivo, Setembro 2011 – JOSE SENA GOULAO / LUSA

Como já se era de esperar, o presidente do Real Madrid, Florentino Peres, oficializou essa semana o rompimento contratual, sem ônus para qualquer uma das partes, entre Jose Mourinho e o Real Madrid. Imediatamente após essa oficialização, a imprensa francesa divulgou o interesse do PSG em mais 3 jogadores merengues (além do interesse antigo em Cristiano Ronaldo), que poderiam reforçar o time gaulês e aumentar ainda mais os boatos da possível ida de Mourinho para a França. São eles Di Maria, Coentrão e Pepe (embora, baseado nessa especulação do acerto de Mourinho, dificilmente o técnico português o indicasse para ser contratado). Paralelo a essa divulgação, tabloides ingleses divulgaram também que o russo dono do Chelsea terá oferecido a Mourinho algo em torno de 290 mil euros semanais para voltar a dirigir sua equipe (perto de 1,2 milhões de euros por mês).

Mais 3 anos para Pinto da Costa, o super campeão: 57 títulos conquistados em 31 anos de presidência

Desde que assumiu a presidência do Porto em 1982, Pinto da Costa não se cansa de colecionar títulos. Foram 57 conquistas, sendo 50 a nível nacional e 7 a nível mundial, a saber:

Nacionais- 20 Campeonatos Portugueses; 18 Super Taças Candido Oliveira; 12 Taças de Portugal.

Internacionais- 2 Ligas dos Campeões; 2 Ligas Europa; 2 Mundiais Interclubes e 1 Super Taça Europeia.

Neste final de semana Pinto da Costa, candidato único, foi reeleito para mais 3 anos de mandato com mais de 99% dos votos; sendo que dos 1258 votos obteve 1247 a favor e 11 nulos.

 

TAÇA DE PORTUGAL

Jorge Jesus: o marajá eterno vice

Neste domingo, dia 26, no Estádio Nacional do Jamor, Benfica e Guimarães decidiram a Taça de Portugal desta temporada. De um lado os vimaranenses tentando conquistar a tão sonhada taça; e do outro um Benfica baqueado, quase campeão nacional, quase campeão da Liga Europa e agora disposto a tudo para compensar os dois recentes insucessos.

O time do técnico Jorge Jesus (que renovou por 2 temporadas o contrato com o Benfica, onde ganha 333 mil euros mensais; salário de marajá para os poucos títulos conquistados pelo time da Luz) entrou dominando o jogo e abrindo o marcador aos 31 minutos, quanto numa falha do jogador vimaranense Kanu esse rebateu a bola em Gaitan, com a mesma indo parar no fundo das redes de Guimarães.

Para a etapa complementar Jesus tentou manter o placar, recuando o Benfica para segurar o resultado que lhe era favorável; o que fez crescer o time da cidade berço. Aos 24, acabando por completo com o ataque encarnado, Jesus colocou Urreta no lugar de Cardozo. Aos 34 o Guimarães empatou num lance em que Arthur repôs errado a bola, permitindo a Soudani o gol de igualdade. Dois minutos depois Ricardo arriscou um chute que desviou em Luisão e enganou Arthur, decretando o gol da virada e da conquista do V.Guimarães em cima de um Benfica abalado moralmente pela perda consecutiva de 3 títulos quase conquistados por um técnico regiamente remunerado, mas teimoso e sem estrela de vencedor. Vitória merecida do time de Guimarães, campeão da Taça de Portugal de 2013.

 

SUPERLIGA PORTUGUESA DE FUTEBOL

A próxima temporada da Superliga começa em agosto , quando o Porto, tricampeão português invicto (com 78 pontos ganhos em 24 vitorias e 6 empates) tentara o tetracampeonato, e novamente o artilheiro da disputa como foi nessa, quando Jackson Martinez assim se consagrou como o maior marcador com 26 gols (6 a frente de Lima do Benfica, que ficou em segundo lugar com 20 gols).

Critérios de desempate:

  Ponto 6 do Artigo 9.º (competições por pontos) do Regulamento de Competições da Liga Profissional de Futebol:
  «Para estabelecimento da classificação geral dos Clubes que no final das competições se encontrarem com igual número de pontos, serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios, segundo ordem de prioridade:
  a) Número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;
  b) Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;
  c) Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;
  d) Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes nos jogos realizados em toda a competição;
  e) Maior número de vitórias em toda a competição;
  f) Maior número de golos marcados em toda a competição»
  A Liga determinou, no entanto, que durante a prova, para estabelecer a classificação,
aplicam-se apenas os critérios d) a f). Assim sendo, o confronto direto só será relevante no final.

 

ÚLTIMAS NOTICIAS

Benfica

O Benfica contratou nos últimos dias uma legião de sérvios, pensando já na próxima temporada. São eles:

Markovic, atacante de 19 anos do Partizan e da seleção de novos da Servia;

Djuricic, meia atacante de 21 anos que pertencia ao Heerenveen da Holanda;

Sulejmani, atacante de 24 anos e em final de contrato com o Ajax;

Mitrovic, zagueiro central de 22 anos que pertencia ao Kortrijk da Bélgica;

Uros Matic (irmão mais novo de Matic), meia de 23 anos que chegou a custo zero oriundo do Kosice (Eslováquia).

Caso o Benfica, ou qualquer outro clube, conquiste a Liga Europa da próxima temporada (2014/2015), garantira vaga direta para a fase de grupos da Liga dos Campeões da temporada seguinte (2015/2016).

Sporting

Augusto Inácio, técnico que não conseguiu salvar o Moreirense do rebaixamento, começou essa semana seus trabalhos como diretor geral de futebol remunerado do Sporting ao lado do oficialmente contratado para dirigir a equipe por 2 anos, Leonardo Jardim (que recebera 33 mil euros por mês, o que corresponde a 10% do salário de Jorge Jesus, que renovou por mais duas temporadas com o Benfica onde recebe mensalmente 333 mil euros). Como diretor remunerado para as categorias de base foi contratado Virgílio Lopes.

O Sporting empatou por 1 gol com o Náutico na partida de inauguração da Arena Recife realizada nessa quarta-feira no Brasil.

Enquanto estiver reestruturando financeiramente o Sporting, Bruno de Carvalho abrirá mão do salário que tem direito como presidente eleito em Alvalade.

Porto

Apesar do Bicampeonato conquistado dirigindo o Porto, rumores dão conta que a SAD portista não renovara o contrato de Vitor Pereira que vence mês que vem. Dentre os vários nomes já cogitados para assumir o cargo surgem agora os de Paulo Fonseca, técnico que conseguiu levar o Paços de Ferreira a Liga dos Campeões com o 3o lugar no recém encerrado campeonato português; Mano Meneses, ex técnico da Seleção Brasileira; e Manuel Pellegrini, técnico chileno que esta de saída do Málaga.

Ao inicio desta semana jornais italianos davam como certa a contratação de João Moutinho e James Rodrigues pelo Mônaco da França (noticia confirmada pelo Porto nas ultimas horas), clube que retorna agora a 1a divisão após ser comprado por um milionário russo que promete investir 200 milhões de euros em reforços. O Porto devera embolsar algo em torno de 70 milhões de euros pelos dois jogadores (45 por James e 25 por Moutinho, o que faz com que o Sporting receba menos ainda, baseado no contrato que prevê 25% ao time de Alvalade de qualquer venda do jogador acima dos 11 milhões de euros; embora o Mônaco insista em estipular 35 milhões por cada atleta, o que elevaria a fasquia do Sporting de 3,5 para 6 milhões de euros), tendo abatido 15 milhões da clausula rescisória de ambos, que se somadas perfariam um montante de 85 milhões (40 de João Moutinho e 45 de James). Os dois atletas viajaram para a França ao meio desta semana junto do empresário Jorge Mendes para os exames médicos de praxe e assinatura dos contratos por 5 temporadas. Ao saber que o presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, taxou a venda como um “mau negócio”, Pinto da Costa rebateu de imediato ironizando-o ao concordar, e ainda enfatizando ao afirmar que conseguiu vender por 25 milhões uma maça podre (conforme colocações dos dirigentes leoninos quando venderam Moutinho ao Porto) comprada por 11 milhões ha dois anos.

Rolando, que o Porto emprestou ao Nápoles, pouco atuou no time italiano que não exercera a opção de compra; o que permitira assim que o time dos dragões o empreste (ou mesmo o negocie em definitivo) ao Sporting como na transação recente que envolveu a ida de Izmailov para as Antas e a de Miguel Lopes e Ventura para Alvalade.

Pinto da Costa, irônico, não perdeu a oportunidade de mais uma vez ironizar o Benfica, comparando-o ao salário do português, onde se perde quase tudo nos impostos e nos descontos.

Seleção Portuguesa

Em homenagem aos milhares de portugueses que residem na Suíça, Portugal fará um amistoso no dia da nação e de Camões (10 de junho) contra a Croácia, em Genebra; logo após receber na Luz, a 7 de junho, a Rússia, pelas eliminatórias visando o Mundial de 2014 no Brasil.

Portugueses no Exterior

Mesmo com uma serie de vitorias consecutivas, Sá Pinto não conseguiu evitar o hexacampeonato do Partizam; que venceu o seu Estrela Vermelha na penúltima rodada sendo beneficiado por outra derrota do time de Sá Pinto na rodada final.

Segundo a imprensa francesa o Mônaco oficializou uma proposta ao Real de 18 milhões de euros pelo passe de Fabio Coentrão, porém ate o momento os merengues não se manifestaram a respeito.

Cristiano Ronaldo repetiu a façanha de 2008 quando foi artilheiro da Liga dos Campeões com 8 gols atuando pelo Manchester United. Desta feita, a serviço do Real, Cristiano terminou a competição como o maior marcador com 12 gols. Alem disso, Cristiano também constou da Seleção da Liga dos Campeões, que teve a seguinte escalação:

Goleiro: Caballero (Málaga)

Defesas: Lahm (Bayern), Schmelzer (Borrusia), Dante (Bayern) e Weligton (Málaga)

Meio-Campo: Gotze (Borrusia), Xavi (Barcelona), Schweinsteiger (Bayern)

Ataque: Cristiano Ronaldo (Real), Lewandowiski (Borrusia) e Yilmaz (Galatasaray).

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: