Destaques da Semana: Quatro Novidades na Seleção Portuguesa

DESTAQUES DA SEMANA
Por Emídio Tavares

 

Quatro Novidades Na Seleção Portuguesa

Fernando Santos convocou na última quinta-feira os jogadores que representarão Portugal no amistoso contra a Espanha dia 7 no estádio de Alvalade, e nos jogos da Liga das Nações dia 11 fora frente a França, e dia 14 também no Alvalade XXI frente a Suécia.

São 4 as novidades em relação à última chamada: Ruben Semedo (defesa do Olympiakos), Willian Carvalho (meio-campista do Bétis), Rafa (atacante encarnado) e Podence (atacante do Wolverhampton, que aliás teve 5 de seus jogadores convocados. Dos 26 convocados, 10 atuam no futebol inglês, 4 no futebol espanhol, 4 no futebol português, 3 no futebol francês, 2 no futebol italiano, 2 no futebol alemão e 1 no futebol grego.

Goleiros: Anthony Lopes (Lyon), Rui Patrício (Wolverhampton) e Rui Silva (Granada)

Defesas: Cancelo (Manchester City), Nelson Semedo Wolverhampton), Ruben Semedo (Olympiakos), José Fonte (Lille), Pepe ( Porto),  Ruben Dias (Manchester City), Mário Rui (Nápoles) e Guerreiro (Borussia Dortmund)

Meio-campistas: Danilo (Porto), Ruben Neves (Wolverhampton), Willian Carvalho (Betis), Bruno Fernandes (Manchester United), Renato Sanches (Lille), João Moutinho (Wolverhampton) e Sérgio Oliveira (Porto)

Atacantes: Podence (Wolverhampton), Rafa (Benfica), Bernardo Silva (Manchester City), Diogo Jota (Liverpool), André Silva (Eintracht Frankfurt), Cristiano Ronaldo (Juventus), Trincão (Barcelona) e João Félix (Atlético de Madrid).

PÚBLICO DE VOLTA AOS ESTÁDIOS EM PORTUGAL

Federação Portuguesa de Futebol e Direção Geral de Saúde (DGS), em comum acordo, resolveram a nível de experiência e avaliação permitir a volta restrita de torcedores em alguns jogos. O primeiro teste ocorrerá nessa jornada nos Açores, quando o S.Clara receberá o Gil Vicente com a permissão de presença de público relativa a 10% da capacidade do estádio (no caso 1.000 torcedores no máximo).

As outras duas partidas autorizadas serão as realizadas esse mês no estádio Alvalade XXI (cuja lotação é de 50.095 torcedores), no dia 7 em amistoso frente à Espanha e no dia 14 pela Liga das Nações frente à Suécia. Contra a Espanha a liberação foi de 5% da capacidade do estádio (2.500 torcedores), e contra a Suécia de 10% da capacidade (5.000 torcedores).

Após esses jogos, DGS e FPF estudarão os resultados e as possibilidades futuras de liberação gradativa da presença de público.

LIGA DOS CAMPEÕES

PORTO NO GRUPO DE MANCHESTER CITY, OLYMPIAKOS E MARSELHA

Foram definidos os grupos da Liga dos Campeões na última quinta-feira, e coube ao Porto o Grupo C, ao lado de Manchester City, Olympiakos e Marselha. Os dragões esse mês começam a disputa jogando fora contra o Manchester City dia 21 e no dia 27 recebem o Olympuakos. A UEFA adiantou que permitirá a presença de público nos estádios, mas conforme as normas de cada país. Eis os grupos:

A: Bayern, Atlético de Madrid, Salzburgo e Lokomotiv de Moscou

B: Real Madrid, Shakhtar, Inter de Milão e Borussia Monchengladbach

C: Porto, Marselha. Manchester City e Olympiakos

D: Liverpool, Ajax, Atalanta e Midtjylland

E: Chelsea, Sevilha, Krasnodar e Rennes

F: Zenit, Borussia Dortmund, Lazio e Brugge

G: Juventus, Barcelona, Dínamo de Kiev e Ferencvaros

H: PSG, Manchester United, Leipzig e Istambul Basaksehir

LIGA EUROPA

RIO AVE BRILHOU, MAS A SORTE NÃO DEIXOU

Rio Ave e Milan fizeram na última quinta-feira em Vila do Conde um jogo que ficará na história do clube português, que enfrentou de igual para igual o colosso italiano, e mesmo saindo atrás no marcador, conseguiu o empate vinte minutos após levando a partida para a prorrogação onde em pouco mais de um minuto fez o gol da virada que seria consagradora não fosse o pênalti cometido no minuto final da partida que permitiu o empate do Milan e a consequente decisão por pênaltis, onde em 12 cobranças para cada lado o Rio Ave, por 3 vezes, dependeu da conversão do pênalti para seguir adiante, e desperdiçou. E como a sorte não costuma bater várias vezes à mesma porta, coube à equipe milanesa converter a 12° cobrança em 3 perdidas, e sair para o abraço quando o goleiro Donnarumma defendeu a última cobrança do time vila condense. Derrota de cabeça erguida da equipe portuguesa.

FIASCO LEONINO COM GOLEADA VEXATÓRIA EM CASA PARA O LASK

Pouco há para se falar do Sporting nessa partida em casa frente ao Lask da Áustria. Do 1° ao último minuto a equipe leonina foi dominada em campo, sem jamais ousar se impor. O técnico dos 10 milhões de euros, Rubem Amorim nada fez para mudar esse cenário que começou sombrio logo aos 14 minutos com o gol dos visitantes. Um lampejo de ataque permitiu o empate aos donos da casa perto do final da 1° etapa, mas foi só fogo de palha, pois na volta do 2° tempo os austríacos passaram novamente à frente do placar aos 13 minutos para não mais sair dai, fazendo o 3×1 na sequência aos 20, e fechando o caixão leonino com os 4×1 três minutos após. Derrota vexatória e sem justificativas para a equipe portuguesa.

DEFINIDOS OS GRUPOS DE BENFICA E BRAGA NA LIGA EUROPA

Composta por 48 equipes divididas em 12 grupos de 4 e com jogos de ida e volta dentro de cada grupo em 6 datas (22 e 29/10; 05 e 26/11; 03 e 10/12), a fase de grupos da Liga Europa qualificará para a próxima etapa da disputa, as duas primeiras colocadas de cada grupo que num total de 24 equipes, irão se juntar as 8 equipes terceiras colocadas na Liga dos Campeões que cairão para a Liga Europa, num total de 32 equipes.

Coube ao Benfica o Grupo D, ao lado de Standard Liege da Bélgica, Glasgow Rangers da Escócia e Lech Poznan da Polônia. A estreia encarnada acontecerá no próximo dia 22 na Polônia frente o Lech e no dia 29 recebendo na Luz o Standard Liege.

Já ao Braga coube o Grupo G, ao lado de Leicester da Inglaterra, AEK da Grécia e Zorya da Ucrânia (que em 2018 eliminou o Braga nas eliminatórias da mesma disputa). A estreia acontece no próximo dia 22 em casa frente o AEK, saindo para enfrentar na Ucrânia no dia 29 o Zorya.

SUPERLIGA PORTUGUESA

A 2° jornada da Superliga da temporada 2020/2021 terminou na segunda-feira (28/09) quando o Belenenses perdeu de virada para o Famalicão por 2×1.

Já a 3° jornada começou na sexta-feira (02/10) e teve os seguintes jogos:

02/10 (sexta-feira)

Moreirense 1×1 Boavista (19:00h)

V.Guimarães 1×0 Paços de Ferreira (21:15h)

03/10 (sábado)

S.Clara 0x0 Gil Vicente (16:00h)

Porto 2×3 Marítimo (18:30h)

Tondela 0x4 Braga (21:00h)

04/10 (domingo)

Nacional 0x0 Belenenses (15:30h)

Benfica 3×2 Farense (18:30h)

Famalicão 1×1 Rio Ave (18:30h)

Portimonense 0x2 Sporting (21:00h)

 

ÚLTIMAS NOTICIAS

Sporting

Semana passada a Assembleia do Sporting reprovou as contas da SAD relativas ao orçamento 2020/2021 por 69% dos votos, com 31% a favor e também as contas de 2019/2020 por números semelhantes, contas essas que agora deverão ser refeitas e reapresentadas à Assembleia, embora o estatuto leonino não preveja nenhuma punição aos dirigentes em caso de nova reprovação.

Em nova reunião realizada na última terça-feira, muito contestada por acionistas, tendo um inclusive pedido a destituição do presidente Varandas (solicitação que não foi aceita pelo presidente da Assembleia), a pauta que versava sobre contratação de Ruben Amorin, processos de jogadores que rescindiram e as transferências em 2019, além das comissões a empresários e relacionamento com as torcidas, foi aprovada.

Penafiel

Em final de carreira pela baixa produtividade e lesões frequentes, apesar de ter apenas 31 anos, o veterano Bruno César, com passagens por Corinthians, futebol árabe, Estoril, Benfica, Sporting e Vasco, está de volta ao futebol português, desta feita para defender o Penafiel da 2° divisão.

Benfica

A venda de Ruben Dias, incluindo-se a vinda de Otamendi, ficou na casa de 68 milhões de euros com mais 3,6 milhões de euros possíveis em caso de metas alcançadas, mas com 5 milhões de comissões a intermediários pagos pelo Benfica.

Otamendi assinou por 3 temporadas onde receberá 4 milhões por temporada, sendo que nas duas primeiras o Manchester City bancará 50% desse valor, cabendo ao Benfica bancar sozinho apenas na última temporada o montante, porém com desconto de 1 milhão de euros abatidos pelo “Programa Regressar” do fisco português que incentiva o retorno de profissionais de altos vencimentos. A cláusula rescisória foi fixada em 30 milhões.

Fora dos planos de Jorge Jesus, Carlos Vinicius (artilheiro do último campeonato português), foi emprestado ao Tottenham de Mourinho até o final da temporada com preço do passe fixado em 45 milhões de euros. O Benfica recebe no ato 3 milhões de euros pelo empréstimo. Além dele, o jovem lateral Tomas Tavares foi emprestado para o Alaves, mas sem opção de compra.

As eleições no Benfica ocorrerão no próximo dia 30 e Luis Filipe Vieira, virtual vencedor, afirma que será a última vez que concorrerá ao cargo presidencial.

Portugueses pelo mundo

Adrien Silva, que nas últimas duas temporadas atuou pelo Leicester, é o novo reforço da Sampdoria por 2 temporadas.

Villas Boas, técnico do Marselha, afirmou que pretende concorrer às eleições presidenciais do Porto em 2024.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: