Destaques da Semana: Portugal perde em casa no último apronto para Euro 2012

Destaque da Semana
Por Emídio Tavares 

 

Portugal perde em casa no último apronto para EURO 2012

Numa partida com quase lotação total (mais de 64 mil expectadores no Estádio da Luz), Portugal e Turquia fizeram uma partida com muitas chances de gol nos 45 minutos iniciais; onde a seleção lusa dominou amplamente. Portugal iniciou a partida com Rui Patrício no gol; Coentrão e Miguel Lopes nas laterais; Bruno Alves e Pepe no miolo de zaga; Raul Meireles, Miguel Veloso e João Moutinho no meio campo; Nani, Hugo Almeida e Cristiano Ronaldo no ataque. Contudo, os lances reais de gol só surgiram após os 30 minutos, quando após cobrança de escanteio, Pepe desviou de cabeça e Hugo Almeida (também de cabeça), acertou o travessão turco. Na sequencia, os turcos conseguiram um lance livre no meio campo português, quando então, de longe e sem barreira, Altintop (do Real Madrid) acertou a trave esquerda de Rui Patrício. Aos 34, numa jogada pelo lado direito da defesa portuguesa, Miguel Veloso permitiu o cruzamento turco, Bruno Alves deixou a bola passar para Rui Patrício, mas Bulut se antecipou na dividida com Coentrão, e abriu o placar para os visitantes. Aos 38 minutos, Hugo Almeida novamente teve a chance de marcar na cara do gol, mas preferiu tocar de lado para Coentrão que estava atrás, e a zaga turca afastou. E no ultimo lance da etapa inicial, Cristiano Ronaldo foi lançado e tocou na saída do goleiro turco, que com um leve toque conseguiu evitar o empate português, desviando para escanteio.

Para o inicio da etapa final, com menos de 2 minutos de jogo, Miguel Veloso deu um passe errado na zaga portuguesa, e Bulut ampliou para a Turquia. Aos 11, após um passe de Cristiano Ronaldo, Nani fez o primeiro gol luso, num chute cruzado e de curva. Aos 18, numa tabelinha dentro da área turca, Miguel Lopes sofreu pênalti, e Cristiano Ronaldo bateu fraco, para defesa do goleiro adversário. Aos 24 minutos Paulo Bento trocou Miguel Veloso por Custodio; e Bruno Alves por Ricardo Costa. No minuto seguinte foi a vez de Eduardo substituir Rui Patrício. Aos 27 minutos, Hugo Almeida deu o lugar a Nelson Oliveira. Aos 40 minutos, ´Paulo Bento tirou o lateral Miguel Lopes e pôs o atacante Quaresma; alem de trocar Meireles por Helder Postiga. Porem, aos 43, num lance pelo lado direito do ataque turco, a bola cruzada desviou em Pepe e ia entrando, quando Ricardo Costa, na tentativa de cortar, deu um chutão que novamente tocou em Pepe e entrou para a meta portuguesa, decretando o placar final de 3×1 para a Turquia, porem injusto, visto que a seleção de Portugal mostrou bom jogo ofensivo. No próximo sábado Portugal faz sua estreia na Euro, frente à seleção da Alemanha.

 

Presidente do Braga não gostou das declarações de Leonardo Jardim e o demitiu

Embora o Braga tenha divulgado em seu site que o rompimento do contrato (que a principio só venceria em 2014) com Leonardo Jardim, oficializado nesta segunda-feira, tenha sido amigável, todos sabem que o técnico bracarense na verdade foi demitido pelo fato de Antonio Salvador não ter gostado das declarações à imprensa do agora ex-técnico bracarense, a respeito de seu relacionamento com o mandatário maior do clube da cidade dos bispos. Jardim declarou, após ser indagado, que seu relacionamento com Salvador era estritamente profissional, e nada alem disso. Também disse quando questionado sobre a importância da contratação de um novo gerente de futebol (Fernando Couto recentemente se desligou do Braga para atuar como técnico no futebol indiano, embora isso não tenha dado certo, com o mesmo já voltado a Portugal), que o ultimo que exerceu essa função pouca ou nenhuma ligação tinha com o plantel, mas sim apenas com o presidente. Para o lugar de Jardim, a imprensa lusa da como quase certa a contratação de Jose Peseiro, que em 2005 perdeu a final da antiga Taca UEFA (hoje Liga Europa),em pleno Alvalade XXI, como técnico do Sporting, para o CSKA. Posteriormente, Peseiro chegou inclusive a dirigir a Seleção da Arábia Saudita. Outra hipótese para o cargo é Sergio Conceição, técnico do Olhanense.

                                                                

Felipão desvenda o mistério pela não convocação de Vitor Baia

Depois de muitos anos, e após inicialmente ter afirmado que não convocou Vitor Baia para servir a seleção portuguesa quando a comandou, por aconselhamento do então presidente da FPF, Gilberto Madail; finalmente Felipão divulgou esta semana em entrevista a televisão portuguesa RTP, que Vitor Baia não foi convocado porque o próprio presidente portista, Pinto da Costa, pouco antes de uma partida entre Belenenses e Porto, nos idos de 2000, sugeriu ao técnico para não o chamar, afirmando que o mesmo era desagregador e que estaria em confronto com a direção do time das Antas, e com o então técnico Jose Mourinho. Ainda assim, Felipao reiterou que Madail endossou as palavras do presidente de Pinto da Costa.

 

Presidente da Acadêmica condenado a 6,5 anos de prisão efetiva

O presidente da Acadêmica, Jose Eduardo Simões, que recorreu de uma sentença primária que lhe foi imposta, de 4 anos e 7 meses de prisão com pena suspensa (ou seja, em liberdade e só efetivada em caso de reincidência) por crimes de corrupção passiva e abuso de poder, relativos ao período em que exerceu as funções de diretor municipal da Administração do Território na Câmara de Coimbra, entre março de 2003 e dezembro de 2005, quando então favoreceu empreiteiros da construção civil em troca de donativos para a Acadêmica, teve sua pena reformada e agravada para 6,5 anos de prisão efetiva, conforme divulgou nesta quarta-feira o Tribunal de Relação de Coimbra. Contudo cabe ainda um recurso ao Supremo Tribunal de Justiça.


Grandes de Portugal Confirmam equipes B na Liga de Honra

Terminado o prazo de inscrições para disputa da Liga de Honra por parte de equipes b, os grandes clubes de Portugal (Porto, Sporting e Benfica), acompanhados por Braga, Marítimo e V.Guimarães; confirmaram suas inscrições; sabedores que em hipótese alguma (mesmo que conquistem o direito em campo) essas equipes poderão ascender a Superliga, ou disputar as Tacas da Liga e de Portugal.

 

Últimas Notícias

Porto

Jornais ingleses afirmaram neste final de semana que o brasileiro Hulk, contratado pelo Porto ao futebol japonês ha 4 temporadas, foi vendido ao Chelsea por 47 milhões de euros. Por enquanto o Porto ainda não se manifestou sobre o assunto.

Sporting

Rui Patrício, cujo contrato venceria em 1 ano, tem praticamente tudo acertado com o Sporting para prolongá-lo ate junho de 2017, pelo triplo do que ganha atualmente (pulara de 30 para 90 mil euros/mês); transformando-se dessa forma no jogador mais bem pago do elenco. O valor da nova cláusula rescisória ainda não foi divulgado.

Por indicação de Sá Pinto, Oceano, antigo jogador leonino, esta sendo contratado para dirigir a equipe b do Sporting.

Benfica

O Benfica já avisou ao Flamengo que para renovar o empréstimo do jovem defesa Airton (o atual vence dia 30 deste mês), o clube da gávea terá que arcar integralmente com o salário do mesmo, e ainda pagar mais 500 mil euros ao time da Luz.

Dirigentes do Santos chegaram esta semana a Lisboa, na tentativa de conseguir manter Alan Kardec; e principalmente após saberem do interesse do Corinthians pelo jogador, e que estaria ate disposto a incluir Liedson no negocio para “roubar” o atacante santista que tem seus direitos federativos presos ao Benfica. Num primeiro momento o Benfica já recusou a hipótese de renovar o empréstimo; e por isso os santistas tentam agora pelo menos uma prorrogação por mais 4 dias, visto que o mesmo termina dia 30 de junho; ou seja, 4 dias antes da final da Taça Libertadores da America. O Benfica não esquece o episódio “Danilo”, ex-jogador santista que despertou interesse encarnado, mas que teve a preferência do Porto por parte do Santos, na hora de negociá-lo.

 

Portugueses no Exterior

Nani, atacante luso de 25 anos e que desde 2007 defende o Manchester (tem contrato ate 2014), pode trocar a Inglaterra pela Rússia; isso porque o Anzhi estaria disposto a cobrir sua clausula rescisória pagando ao Manchester 50 milhões de euros para tê-lo em suas fileiras.

Jornais portugueses divulgaram esta semana uma possível sondagem em torno do nome de Jesualdo Ferreira para substituir Cristovão Borges no comando técnico do Vasco da Gama. Contudo, como Jesualdo esta em negociação com o Panathinaikos para uma possível renovação contratual, cogita-se também que a noticia possa ter sido plantada pelo empresário do treinador luso, visto que alem do Vasco liderar o recém iniciado campeonato brasileiro com 2 vitorias em 2 jogos, os custos salariais de Jesualdo estariam bem distantes da realidade brasileira.

Figo esteve no Rio de Janeiro esta semana para divulgar um projeto (onde ele e Felipão serão os avaliadores técnicos) denominado Dream Football, e que tem como parceiros brasileiros Fluminense e Grêmio; e Inter de Milão pela Itália. O projeto, que chega agora ao Brasil (já esta ativo na Europa) promovera torneios com jovens de bairros carentes, com as partidas sendo gravadas e colocadas na internet para que os clubes parceiros possam observar e avaliar possíveis e futuras promessas.

O Besiktas, dos portugueses Quaresma, Simão Sabrosa, Hugo Almeida, Manuel Fernandes, Julio Alves e Bebe, foi suspenso pela UEFA da disputa de competições europeias, devido à inadimplência com impostos e salários de jogadores.

Nos últimos 5 anos, Andre Villas Boas foi o técnico que mais deu gastos ao Chelsea; clube inglês que investiu neste período 95 milhões de euros em 5 treinadores (Mourinho, Avan Grant, Scolari, Ancelloti e Villas Boas), sendo 40 apenasem Villas Boas(isso em pouco mais de 7 meses); que custava 155 mil euros por semana, fora a multa rescisória paga pelos ingleses ao Porto no valor negociado (era maior) de 12,5 milhões de euros. Agora, depois de ser demitido e ficar recebendo seu salário ate conseguir novo clube, o Chelsea resolveu pagar sua multa rescisória no valor de 15 milhões de euros, e riscá-lo de vez da folha de pagamentos.

A TV mexicana Televisa ofereceu 1,5 milhões de euros para que Mourinho e Guardiola fossem comentaristas em parceria da Eurocopa. De pronto Guardiola recusou. Já Mourinho aventou a possibilidade de aceitar, desde em apenas alguns jogos, de forma a não prejudicar a pré-temporada do Real.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: