Destaques da Semana: Portugal garante quadrangular final com uma rodada de antecedência

DESTAQUES DA SEMANA
Por Emídio Tavares

Liga das Nações:
Portugal garante quadrangular final com uma rodada de antecedência

Jogando nesse sábado em Milão frente à Itália a Seleção Portuguesa garantiu um empate sem gols e consequentemente vaga no quadrangular decisivo que alias ocorrera em Portugal, nos Estádios do Dragão e D.Afonso Henriques, no Porto e em Guimarães, com jogos a 5 e 6 de junho (semifinais), e a decisão de 3º lugar e campeão ocorrendo a 9 do mesmo mês. Embora já tenha colocado em seu site que a decisão ocorrera em solo lusitano, a UEFA informou que a nomeação formal será feita pelo seu Comitê Executivo em Dublin a 3 de dezembro, data em que ocorrerão os sorteios dos jogos decisivos. Portugal foi a 1ª seleção a garantir vaga no quadrangular decisivo e a única a fazê-lo com uma rodada de antecedência, visto que na próxima terça ainda fará sua última partida desta fase frente à Polônia (ate agora a seleção lusa venceu a Itália em casa, empatou fora e também fora venceu a Polônia chegando aos 7 pontos e sem Cristiano Ronaldo que só volta na final four). Já entraram nos cofres da FPF 4,5 milhões de euros (2,25 por participar da Liga das Nações em sua 1a divisão, e mais 2,25 por ser o vencedor do grupo). Se terminar em 4º Portugal faturará mais 2,5 milhões; em 3o faturara 3,5 milhões; em 2o 4,5 milhões e se for campeão levara mais 6 milhões de euros.

A partida teve amplo domínio dos italianos durante a etapa inicial, porem parando sempre na bem postada zaga lusa e ou nas mãos de Rui Patrício. Para a etapa final os donos da casa, desesperados pela busca do gol, foram cansando e permitindo que Portugal aumentasse seu volume de jogo que cresceu ainda mais quando Fernando Santos fez entrar João Mario no lugar de Pizzi. Minutos após sua entrada Portugal quase abriu o placar num chute espetacular de Willian Carvalho que parou nas mãos do goleiro italiano num verdadeiro milagre. Empate suado, mas merecido para a seleção das cinco quinas.

Bruno De Carvalho Indiciado Em 101 Crimes

Bruno de Carvalho foi ouvido nessa quarta e indiciado por suspeita de ter cometido 101 crimes relativos à invasão da Academia de Alcochete que resultou em inúmeros jogadores agredidos e feridos. Seriam crimes de sequestro, de terrorismo, crimes de ofensa à integridade física qualificada, crime de detenção de arma proibida, crimes de ameaça agravada e crimes de dano com violência. Todos esses crimes podem ser imputados a Bruno por ser ele o suspeito número um de articular a referida invasão e principalmente porque 4 integrantes da torcida ouvidos e confrontados com gravações de ligações telefônicas admitiram isso, afirmando ainda que o ataque começou a ser preparado 10 dias antes do ocorrido. A prisão fundamentou-se também no risco do ex-presidente leonino poder tentar fugir para Moçambique (seu pais de origem, tendo também cidadania portuguesa), e não mais voltar visto que não existe acordo de extradição com Portugal.

Essa semana mais detalhes foram colhidos sobre o dia da invasão, como o estranho fato de Jorge Jesus (então técnico leonino) ter dado folga aos jogadores, que foi cancelada por Bruno de Carvalho agendando um treino da equipe principal (exatamente no horário da invasão) e cancelando um treino da equipe feminina que ocorreria naquela data e tarde.

Mais um agravante foi a insistência de Bruno, junto com o vice Vitor Ferreira, de ajudar as torcidas (em especial a Juve Leo) com 15 mil euros mensais, com o que Vitor Ferreira só concordou se ao Sporting fosse dado pelas torcidas uma nota fiscal do pagamento, com o que Bruno não concordou excluindo o vice da reunião que fez com os torcedores.

Depois de ouvidos, o ex-presidente leonino e o presidente da torcida (conhecido como Mustafá e que já cumpriu prisão por 3 condenações – 4.5 anos por roubo em 96 saindo sob condicional em 99; 9.5 anos por roubo a mão armada em 2000 saindo em condicional em 2009 e 4 anos por incêndio e explosões porem com pena suspensa) foram soltos mediante pagamento de 70 mil euros de fiança e a obrigatoriedade de comparecerem diariamente as autoridades policiais.

Não satisfeito com a decisão do juiz que libertou os dois principais acusados, o Ministério Publico de imediato entrou com um recurso contra a atitude do magistrado.

Taça Da Liga

Tivemos nesse domingo os seguintes jogos pela Taça da Liga:

V.Setubal 1×2 Tondela (9:45h) – com essa vitória o Tondela ainda sonha em vencer o grupo, visto que subiu para o 2º lugar com 3 pontos, atrás do líder Braga com 6 pontos (V.Setubal e Nacional nada aspiram mais). A última jornada, que ocorre só no final de dezembro, colocara frente a frente V.Setubal contra Braga, e Tondela contra Nacional.

Belenenses 0x1 Chaves (13:00h) – com esse resultado o Chaves eliminou o Belenenses e empatou com o Porto na liderança do grupo com 4 pontos, ficando para a última rodada a decisão de quem vencera o grupo quando o Chaves recebera o Varzim (3º colocado com 3 pontos e ainda na briga) e o Belenenses recebera no Jamor o Porto.

Superliga Portuguesa De Futebol

A 11a jornada, devido aos jogos data FIFA, só volta a partir do dia 30 deste mês.

Critérios de desempate:

  Ponto 6 do Artigo 9.º (competições por pontos) do Regulamento de Competições da Liga Profissional de Futebol:
  «Para estabelecimento da classificação geral dos Clubes que no final das competições se encontrarem com igual número de pontos, serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios, segundo ordem de prioridade:
  a) Número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;
  b) Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;
  c) Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;
  d) Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes nos jogos realizados em toda a competição;
  e) Maior número de vitórias em toda a competição;
  f) Maior número de golos marcados em toda a competição»
  A Liga determinou, no entanto, que durante a prova, para estabelecer a classificação,
aplicam-se apenas os critérios d) a f). Assim sendo, o confronto direto só será relevante no final.

ÚLTIMAS NOTICIAS

Sporting

Pela rescisão unilateral de Ruben Ribeiro, que recentemente assinou com o Al Ain dos Emirados Árabes, o Sporting pede na FIFA indenização de 62,1 milhões de euros.

Benfica

Seferovic, atacante encarnado, foi decisivo na classificação da Suíça para o quadrangular decisivo da Liga das Nações, fazendo 3 dos 5 gols da goleada por 5×2 de sua seleção contra a Bélgica em terreno suíço. No outro jogo da Liga das Nações a Inglaterra também garantiu vaga ao bater de virada em casa a Croácia por 2×1. A última vaga será decidida nessa segunda quando a Holanda vai ate a Alemanha precisando de apenas um empate para garantir vaga, deixando para trás a líder do grupo França.

Seleção Portuguesa

Por lesão, Andre Gomes foi dispensado da seleção por Fernando Santos nesse início de semana. Como ao meio da semana Guerreiro não treinou sentindo uma contusão, então o técnico (que não tinha chamado ninguém para o lugar de Andre Gomes) resolveu chamar o defesa Kevin Rodrigues do Real Sociedad para caso Guerreiro não se recuperasse.

A Seleção Sub-21 de Portugal enfrentou nessa sexta na Polônia os donos da casa na partida de ida de um dos jogos que definirão as duas últimas vagas para o Euro 2019 da categoria; e com excelente atuação de Diogo Jota (do Wolverhampton) e João Felix (do Benfica) venceu por 1×0 em gol justamente feito por Diogo após grande assistência de João Felix. O jogo de volta acontece na próxima terça-feira em Chaves.

Portugueses no Exterior

Miguel Cardoso, técnico que levou o Rio Ave na temporada passada a Liga Europa, e que em setembro foi desligado do Nantes por divergências com vários jogadores pelo seu estilo rígido, é o novo contratado para comandar o Celta de Vigo.

Mourinho recebera por uma semana em Manchester o ex-craque argentino e hoje treinador, Diego Maradona, que pretende aprender muito com o técnico luso para um dia poder dirigir equipes de ponta. Questionado porque escolheu Mourinho, Maradona foi claro e objetivo: “porque é o melhor de todos”.

O piloto português e dentista, Miguel Oliveira, venceu nesse domingo o Grande Prêmio de Valencia na categoria Moto 2, último da temporada que consagrou Miguel como vice-campeão garantindo vaga na categoria máxima de motovelocidade, a Moto GP1, para a próxima temporada. No total o dentista voador conquistou 3 vitórias e pontuou em todas as corridas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend