Destaques da Semana: Porto Sub-19 Campeão Europeu

Foto Recepção da equipa de futebol SUB 19 do Futebol Clube do Porto, campeã da UEFA Youth League, na Câmara Municipal do Porto, 30 de Abril de 2018. RUI FARINHA / LUSA

DESTAQUES DA SEMANA
Por Emídio Tavares

Porto Sub-19 Campeão Europeu

Na grande final da Liga dos Campeões Europeus Sub-19 (UEFA Youth League) disputada nessa segunda em Nyon na Suíça, os garotos do Porto deram um show de bola e bateram o Chelsea por 3×1 conquistando o titulo inédito para o futebol português (em 2014 e 2017 o Benfica foi finalista, mas ficou apenas com o vice campeonato).

Cassilas Infarta No Treino E Pode Ficar Meses Afastado

O goleiro Cassilas (37 anos) sofreu um infarto agudo do miocárdio, com obstrução da artéria coronária direita, durante o treino do Porto realizado nessa quarta-feira no Olival. Graças ao pronto atendimento, foi levado ao Hospital CUF e submetido a um cateterismo para sanar o problema. No momento encontra-se em recuperação a nível hospitalar com previsão mínima para retorno aos treinos em apenas 3 meses.

As “Três Finais” Para Benfica E Porto

Restando tres jornadas para o termino do campeonato, Benfica e Porto brigam cabeça a cabeça pelo titulo, com os encarnados dois pontos à frente e ainda levando vantagem nos três primeiros critérios de desempate (venceu os dois confrontos diretos, tem melhor saldo de gols e também o melhor ataque).

Eis os adversários de cada um nas ultimas jornadas e o local dos jogos:

32a jornada =>

Benfica jogou em casa com o Portimonense

Porto jogou em casa com o Aves

33a jornada =>

Benfica joga fora com o Rio Ave

Porto joga fora com o Nacional

34a jornada=>

Benfica joga em casa com o S.Clara

Porto joga em casa com o Sporting

Superliga Portuguesa De Futebol

A 32a jornada teve inicio nessa sexta:

03/5 (sexta)

Moreirense 1×2 Rio Ave (20:30h)

04/5 (sábado)

Feirense 4×4 Chaves (15:30h)

Marítimo 1×0 Braga (15:30h)

Benfica 5×1 Portimonense (18:00h)

Porto 4×0 Aves (20:30h)

05/5 (domingo)

Tondela 1×3 S.Clara (15:00h)

Belenenses 1×8 Sporting (17:30h) – goleada leonina com mais 3 gols de Bruno Fernandes que bate o recorde europeu de um médio marcando 31 vezes numa só temporada e superando o ate então recordista Alex, autor de 29 gols quando atuou pelo Fenerbahce em 2004/2005

V.Guimarães 2×2 Nacional (20:00h)

A jornada só termina amanha a noite, dia 6, quando as 20:15 o V.Setubal recebera o Boavista.

Vale lembrar que mesmo estando em zona europeia, na 5a posição do campeonato, o Moreirense não disputara a Liga Europa por não ter cumprido as metas para licenciamento que lhe dessem esse direito, por achar o custo elevado para tal, abrindo assim vaga para o seguinte colocado, no caso o V.Guimarães.

Já o campeão português só será cabeça de serie na Liga dos Campeões (evitando os “bichos papões” do futebol europeu) caso o Barcelona (já campeão espanhol, com vaga garantida na Champions) seja campeão europeu abrindo mais uma vaga de cabeça de serie; ou o Liverpool seja campeão inglês ou europeu, também abrindo a vaga dessa forma.

Critérios de desempate:

  Ponto 6 do Artigo 9.º (competições por pontos) do Regulamento de Competições da Liga Profissional de Futebol:
  «Para estabelecimento da classificação geral dos Clubes que no final das competições se encontrarem com igual número de pontos, serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios, segundo ordem de prioridade:
  a) Número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;
  b) Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;
  c) Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;
  d) Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes nos jogos realizados em toda a competição;
  e) Maior número de vitórias em toda a competição;
  f) Maior número de golos marcados em toda a competição»
  A Liga determinou, no entanto, que durante a prova, para estabelecer a classificação,
aplicam-se apenas os critérios d) a f). Assim sendo, o confronto direto só será relevante no final.

ÚLTIMAS NOTICIAS

Benfica

Pelas criticas veementes contra a equipe do vídeo arbitro que atuou na partida do Benfica frente ao Porto nas semifinais da Taça da Liga em janeiro, com foco principal no arbitro Fabio Veríssimo, Luis Filipe Vieira foi essa semana suspenso por 90 dias pelo Conselho de Disciplina da Federação.

Jovic, recentemente negociado em definitivo pelos encarnados com o Eintracht Frankfurt, poderá render mais 12 milhões de euros aos cofres da Luz visto que se especula uma possível negociação do jogador pelos alemães com o Real Madrid por 60 milhões, montante do qual o Benfica detém 20% por clausula contratual.

Sporting

Embora a cláusula rescisória de Bruno Fernandes seja de 100 milhões de euros, quando o jogador voltou ao Sporting, após o episodio das agressões aos jogadores por membros da torcida, para que as bases contratuais não fossem alteradas foi feito um adendo contratual que permitiria a sua venda por um valor na casa dos 35 milhões de euros, porem ficando os leões com o direito de veto, mas também com a obrigação de indenizar o jogador em 5 milhões de euros.

Belenenses

O Belenenses SAD fez uma pré consulta a UEFA sobre a validação do Estádio do Jamor para disputa de competições europeias, e como a entidade reprovou o estádio, a SAD resolveu por bem não dar seguimento aos tramites para uma possível candidatura às taças europeias (em caso de ficar numa zona classificatória), pois caso assim o fizesse e posteriormente numa avaliação final do estádio ele continuasse vetado, a equipe ficaria alijada das competições europeias por 3 temporadas.

Braga

A equipe feminina de futebol do Braga, após 2 vices campeonatos consecutivos contra o Sporting, conquistou nesse domingo o titulo nacional após empate sem gols contra os leões.

Portugueses no Exterior

O Comitê de Ética e Disciplina da UEFA analisou o protesto de Portugal e Luxemburgo contra a Ucrânia pela utilização do brasileiro naturalizado ucraniano Junior Moraes, fora dos preceitos que impõe a regra da FIFA, e indeferiu o pedido. Resta agora saber se as duas seleções irão recorrer dessa recusa.

Nuno Espírito Santo recebeu nesse final de semana, antes do jogo do seu Wolverhampton contra o Fulham, o titulo de Doutor Honoris Causa da Universidade de Wolverhampton pelos serviços prestados a equipe.

No GP de Moto Velocidade desse domingo em Jerez de La Frontera, o presidente da Federação Internacional de Motociclismo admitiu que muito em breve, e talvez ate antes mesmo da próxima temporada, Portugal sediara uma prova. Isso porque Portugal foi colocado em “standy-by” para sediar já um GP caso haja falha em algum circuito sede.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend