Destaques da Semana: Na Liga Europa, Acadêmica não resiste aos Checos

Por Emídio Tavares

 

Taça da Liga

O complemento da primeira mão termina na próxima semana, dia 26, quando se enfrentam Feirense x Moreirense; Aves x Pacos de Ferreira; S. Clara x Beira-Mar e Freamunde x Rio Ave.

O primeiro jogo de volta aconteceu nesta quarta, com o V.Setubal empatando em casa por 1 gol com o Leixões, e evoluindo na disputa por ter vencido o time de Matosinhos fora, por 1×0.

Já os demais jogos de volta acontecerão nas seguintes datas e horários:

13/10 às 16h – Gil Vicente x Naval

14/10 às 18h – Academia x Covilhã

31/10 às 16h – Moreirense x Feirense; Estoril x U. Madeira e Pacos de Ferreira x Aves

31/10 às 17h – Beira-Mar x S. Clara

31/10 às 18h – Rio Ave x Freamunde

 

Taças Europeias

Liga Europa

Acadêmica não resistiu aos Checos

Pelo Grupo B a Acadêmica viajou nesta quinta, dia 20, para enfrentar na Rep. Checa o V.Pizen (no outro jogo o Hapoel perdeu por 3×0 para o Atlético de Madrid); depois de 41 anos (ultima participação da Acadêmica numa disputa europeia foi em 1971). Como se era de esperar os donos da casa acuaram os estudantes no campo de defesa, que resistiram briosamente e ainda encontraram espaço para num contra-ataque fazer o 1×0 aos 19 minutos de jogo, no primeiro chute á meta adversária. Mas na etapa complementar a sorte abandonou o time luso; não só a sorte como a técnica também; numa sucessão de erros e desatenção imperdoáveis. Aos 2 minutos os donos da casa empataram o jogo, num lance faltoso sobre o goleiro luso (mas que ainda assim bobeou na jogada). Aos 13 viraram o jogo, num outro gol de cabeça onde a zaga de Coimbra apenas assistiu sem nada fazer; tal como aconteceu no terceiro gol do V.Pizen, aos 35 minutos. Começa mal a Acadêmica, que ainda não venceu uma partida sequer nessa temporada. Na próxima jornada a Acadêmica recebe o Hapoel a 4 de outubro; e na mesma data o Atlético de Madrid recebe o V.Pizen.

 

Marítimo empata sem gols contra ingleses do Newcastle

Pelo Grupo D o Marítimo recebeu nesta quinta, dia 20, o Newcastle (no outro jogo o Bordeaux goleou por 4×0 o Brugge), que entrou a campo poupando pelos menos 4 de seus principais titulares, o que quase custou caro aos ingleses; visto que futebol mesmo quem mostrou foi o time madeirense, com jogadas concatenadas, toque a toque, sem chutões, colocando os adversários na roda, e só pecando pela conclusão, que se fosse um pouco mais objetiva poderia ter garantido os primeiros 3 pontos à equipe lusa. Mesmo assim o empate sem gols serviu para mostrar que o Marítimo tem condições de evoluir na disputa e ainda fazer furor na Liga Europa. Na próxima jornada, a 4 de outubro, o Marítimo joga fora contra o Brugge; e o Newcastle recebe o Bordeaux

 

Sporting decepciona no Alvalade XXI, e não sai do zero

Pelo Grupo G o Sporting recebeu nesta quinta, dia 20, o Basiléia, que nas quatro partidas que fez até hoje com o time luso houvera perdido todas (no outro jogo o Genk venceu por 3×0 o Videoton). E durante os primeiros 15 minutos de jogo tudo levava a crer que o time suíço perderia mais uma; mas não foi o que aconteceu, pois daí para frente o time leonino relaxou, pecou nas finalizações, terminando o primeiro tempo sem nada construir de objetivo. Para a etapa complementar a expectativa de gols por parte dos donos da casa acabou de vez quando aos 5 minutos Xandão foi expulso ao fazer falta no atacante suíço, que ficaria cara a cara com Rui Patrício. Posteriormente o que aconteceu foi ma somatória de erros e jogadas bisonhas, de ambas as partes. Empate melancólico e sem gols do time verde e branco; que em seis jogos nessa temporada empatou outros três, ganhou apenas um e perdeu outro. Na próxima jornada, a 4 de outubro, o Basiléia recebe o Genk e o Videoton recebe o Sporting.

 

LIGA DOS CAMPEOES

Mesmo de luto, Lucho comanda vitória fora do porto

Pelo Grupo A o Porto viajou até a Croácia nesta terça, dia 18, onde em Zagreb enfrentou o Dínamo local (no outro jogo o PSG recebeu o Dínamo de Kiev, e venceu por 4×1); que começou pressionando nos primeiros 15 minutos, mas aos poucos foi cedendo espaços ao time luso, que dali para frente foi soberano até o termino do primeiro tempo. Quatro minutos antes do termino da etapa inicial, após rebote do goleiro adversário oriundo de um potente chute de Alex Sandro, Lucho Gonzalez (que minutos antes do jogo soube do falecimento de seu pai, mas mesmos assim resolveu entrar a campo pelo apoio que recebeu dos companheiros) abriu o marcador para o Porto. Para o segundo tempo os donos da casa tentaram o tudo ou nada (porem sem objetividade ofensiva, parando sempre nas mãos de Helton, que fez duas defesas importantes), acuando o Porto no campo de defesa, e o obrigando a jogar apenas nos contra-ataques. E foi justamente num desses que já no 3o minuto de acréscimos Defour fez o gol final que sacramentou a vitória portista por 2×0.

 

Mesmo sem Luisão, zaga encarnada conseguiu segurar ataque escocês

Pelo Grupo G o Benfica viajou nesta quarta, dia 19, até Glasgow para enfrentar o Celtic (no outro jogo o Barcelona recebeu o Spartak de Moscou e de virada venceu por 3×2), e finalmente conseguiu sair do terreno inimigo sem derrota (nas 3 partidas anteriores na casa adversária, 3 derrotas encarnadas e sem um gol sequer a favor), empatando por 0x0. Sem poder contar com Luisão, Jesus montou uma defesa com Melgarejo, Jardel, Garay e Andre Almeida; zaga essa que levou sufoco durante toda a primeira etapa de amplo domínio dos donos da casa; com o Benfica só conseguindo uma jogada objetiva de ataque aos 32 minutos. Para a etapa complementar, o time da Luz ousou mais e conseguiu equilibrar as ações de jogo, porem sem objetividade a ponto de conseguir preocupar o adversário. Mesmo assim o empate foi creditado como importante em se tratando de um jogo fora. Na próxima jornada, a 2 de outubro, o Spartak recebe o Celtic; e o Benfica recebe o Barcelona.

 

Ex-jogadores bracarenses decretam derrota portuguesa

Pelo Grupo H o Braga recebeu nesta quarta, dia 19, o Cluj da Romênia (no outro jogo o Manchester United venceu por 1×0 o Galatasaray); e foi surpreendido por 2 ex-jogadores que já vestiram a camisa vermelha bracarense – Mario Felgueiras (goleiro português) e Rafael Bastos (brasileiro que também já atuou pelo Braga); o primeiro fazendo defesas milagrosas e o segundo marcando os gols da vitória romena por 2×0, em lances de contra-ataque, jogada esta que o Cluj usou do 1o ao ultimo minuto de jogo e que lhe valeu esta importante vitória fora de casa. Na verdade mesmo o Braga, surpreendido pelos gols assinalados aos 17 minutos e aos 32 minutos, se perdeu em campo, com poucas jogadas de ataque (principalmente agora sem o seu homem de referencia que era Lima e foi para o Benfica), e mesmo assim já conhecidas dos outros dois ex-jogadores da Superliga Portuguesa, que brilhantemente contribuíram para a vitória do Cluj-Sougou (ex-Academica) e Sepsi (ex-Benfica). Na próxima jornada, a 2 de outubro, o Braga joga fora contra o Galatasaray; enquanto o Cluj recebe o Manchester United.

 

SUPERLIGA PORTUGUESA DE FUTEBOL

A 4ª jornada teve inicio nesta sexta, com o Moreirense perdendo em casa para o V.Guimarães por 1×0.

No sábado à noite o Porto recebeu o Beira-Mar, e venceu por 4×0.

No domingo mais 4 jogos: Nacional 3×3 Paços de Ferreira; V.Setubal 1×0 Olhanense; Braga 4×1 Rio Ave e Acadêmica 2×2 Benfica.

A jornada só termina amanha, segunda-feira, com os jogos Estoril x Marítimo e Sporting x Gil Vicente.

Critérios de desempate:

  Ponto 6 do Artigo 9.º (competições por pontos) do Regulamento de Competições da Liga Profissional de Futebol:
  «Para estabelecimento da classificação geral dos Clubes que no final das competições se encontrarem com igual número de pontos, serão aplicados, para efeitos de desempaté, os seguintes critérios, segundo ordem de prioridade:
  a) Número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;
  b) Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;
  c) Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;
  d) Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes nos jogos realizados em toda a competição;
  e) Maior número de vitórias em toda a competição;
  f) Maior número de golos marcados em toda a competição»
  A Liga determinou, no entanto, que durante a prova, para estabelecer a classificação,
aplicam-se apenas os critérios d) a f). Assim sendo, o confronto direto só será relevante no final.

 

ÚLTIMAS NOTICIAS

Benfica

Melgarejo, paraguaio que o Benfica contratou na temporada passada emprestando-o na mesma ao Pacos de Ferreira, agora é a nova aposta de Jorge Jesus para a lateral esquerda encarnada; tanto que o time da Luz prorrogou seu vinculo até 2018, com melhorias salariais e nova clausula rescisória, fixada em 30 milhões de euros.

A FIFA ampliou mesmo a suspensão de 2 meses de Luisão a todas as competições europeias, o que portanto o afastara de 4 jogos da Liga dos Campeões (Celtic fora, Barcelona na Luz e as 2 partidas contra o Spartak), 6 do campeonato português e 1 da Taça de Portugal.

O Benfica, ao lado do Barcelona e da Juventus, é a 4a equipe europeia que mais vezes chegou à final da Liga dos Campeões – sete no total, conquistando-a nas temporadas 60/61 e 61/62 (foi vice nas temporadas 63, 65, 68, 88 e 90). Real Madrid com 12 finais, Milan com 11 e Bayern de Munique com 9, são os 3 primeiros colocados em termos de finais da Liga dos Campeões Europeus.

Vale e Azevedo, antigo presidente encarnado que se encontra foragido na Inglaterra, por uma serie de crimes, entre eles o de peculato, lavagem de dinheiro e falsificação de documentos; pelos quais o time da Luz pede uma indenização de 7,2 milhões de euros; pode ver mais esse processo prescrever por até agora não ter sido executada a pena.

O prazo para recorrer da punição de Luisão terminou na ultima sexta-feira e o time das águias preferiu não recorrer; o que então implica na volta do jogador aos gramados somente em 14 de novembro.

Sporting

Depois da direção leonina ter enviado a UEFA documentos comprovando que as dividas (na casa de 1 milhão de euros) estão negociadas, e sendo devidamente pagas; a entidade liberou a verba que tinha retido do Sporting, sendo previsto que o referido valor (640 mil euros) a que tem direito o time de Alvalade (pelas participações na ultima Liga Europa) devera adentrar seus cofres no próximo dia 6 de outubro.

Fontes ligadas ao Sporting dão conta de que os métodos utilizados por Sá Pinto, com muitas palestras, vídeos e interrupções constantes nos mesmos para corrigir erros (bem ao estilo Carlos Queiroz), estão contribuindo para a má campanha que o time leonino vem fazendo, desagradando a muitos jogadores, e colocando em risco o cargo do treinador.

Seleção Portuguesa

Esta semana, um dia antes da audiência, Carlos Queiroz e Federação Portuguesa chegaram a um acordo amigável por conta do processo que o referido técnico moveu contra a entidade após ser demitido do comando da seleção nacional.

Jogando em casa pela Liga dos Campeões o Real Madrid, de Mourinho, Cristiano e Cia, enfrentou nesta terça o Manchester City; saindo atrás no marcador na segunda etapa, conseguindo empatar, tomando o segundo gol, empatando novamente e perto do apito final, virando o jogo num chute cheio de efeito de Cristiano Ronaldo, para delírio dos mais de 86 mil torcedores que compareceram ao Santiago Bernabeu; e vibraram com a vitória de 3×2 sobre os ingleses.

Nuno Gomes marcou de novo (4 gols em 6 gols); desta feita na partida desta terça-feira frente ao Barnsley, e que garantiu a vitória do Blackburn por 2×1.

Portugueses no Exterior

A imprensa espanhola noticiou esta semana que Cristiano Ronaldo não pediu aumento salarial para compensar a nova incidência de impostos sobre salários determinada pelo governo castelhano; mas sim ter 100% dos seus direitos de imagem (quando assinou pelo Real, 40% desses direitos ficou para os merengues). No Barcelona, Messi detêm 100% de seus direitos de imagem.

Quaresma continua encostado no Besiktas, tendo mais 1 ano de contrato a cumprir e brigando com os turcos pelos atrasos salariais. A direção da equipe propôs a renovação por mais 3 anos, mas com substancial redução de vencimentos, com o que o craque luso não concordou.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: