Destaques da Semana: Mundial de hóquei, Portugal campeão na Espanha

DESTAQUES DA SEMANA
Por Emídio Tavares

Mundial de hóquei: Portugal campeão na Espanha

Portugal e Espanha fizeram sexta-feira na Catalunha a semifinal do Mundial de Hóquei que garantiu a seleção lusa pela 26° vez na finalíssima ao bater os espanhóis por 4×2 na prorrogação após empate por 2 gols no tempo normal. Nesse domingo, às 13h do Brasil, Portugal enfrentou na final a Argentina, com quem houvera empatado por um gol da fase inicial. Com 15 mundiais conquistados, o último em 2003 em Oliveira de Azemeis e não vencendo um título fora desde 93 (na Espanha o último mundial vencido foi em 1960) Portugal enfrentou uma Argentina que foi ligeiramente superior nas jogadas de ataque e ainda ajudada pela arbitragem espanhola que marcou dois pênaltis inexistentes para os castelhanos, brilhantemente defendidos pelo goleiro Girão. Com o empate no tempo normal e prorrogação, coube novamente a Girão os louros da vitória, defendendo 2 chutes que garantiram a vitória portuguesa por 2×1 nos pênaltis e que valeram a conquista do 16º Mundial, após 16 anos de jejum.

Considerações Finais Sobre Jonas

Após cinco anos atuando com a camisa encarnada, onde se consagrou como 2° maior artilheiro estrangeiro da equipe, conquistando 4 campeonatos portugueses, 2 Taças da Liga, 2 Supertaças e 1 Taça de Portugal,  Jonas fez sua despedida nessa quarta-feira na partida de apresentação aos associados na Luz frente ao Anderletch (vitória dos belgas por 2×1) sendo substituído aos 10 minutos por Tiago Dantas e aplaudido de pé por todo o público presente durante 2 minutos ininterruptos. De imediato adiantou que retornará ao Brasil para ficar mais com a família e os pais, onde também desenvolverá alguns projetos e negócios com os irmãos, além de também fazer cursos de gestão, finanças e administração. Mas não descartou num futuro breve manter um intercâmbio maior com Portugal e mais especificamente com o Benfica.

UEFA Divulga Valores Que Entraram Nos Cofres Dos Portugueses Nas Taças Europeias

A UEFA divulgou essa semana os valores que cada uma das equipes portuguesas já garantidas nas disputas europeias receberá de inicio. O Sporting, único português garantido direto na Liga Europa, já tem de cara a receber 2,92 milhões de euros (ao qual será acrescido um montante que poderá variar de 71 mil euros a 3,4 milhões de euros conforme o ranqueamento leonino dentre os clubes presentes na fase de grupos).

Já o Benfica, que entra direto na fase de grupos da Liga dos Campeões recebe de cara 43 milhões de euros (15,25 milhões por estar na fase de grupos, e mais 27,7 milhões por ser o 21° colocado no ranking de clubes dentre os 32 presentes na fase de grupos).

Já o Porto, que disputará ainda uma 3° pré-eliminatória e ainda um play-off se evoluir, poderá auferir 44,06 milhões de euros, porém se não passar para a fase de grupos receberá apenas 5 milhões de euros.

A todos esses valores serão pagos ainda prêmios adicionais por empates e vitórias nos jogos disputados.

Superliga Portuguesa De Futebol

A Superliga da temporada 2019/2020 terá sua arrancada na segunda quinzena de agosto com algumas mudanças relativas a datas dos jogos e horários. Será introduzido o horário de 12:45h para alguns jogos (horário de Lisboa); nas segundas apenas teremos jogos de equipes envolvidas em partidas das Taças Europeias, e, além disso, estuda-se também a utilização da tecnologia da linha do gol e até da linha de fora de jogo, além também da disponibilização de espaços nos estádios para torcedores que desejem assistir a partida de pé.

Critérios de desempate:

  Ponto 6 do Artigo 9.º (competições por pontos) do Regulamento de Competições da Liga Profissional de Futebol:
  «Para estabelecimento da classificação geral dos Clubes que no final das competições se encontrarem com igual número de pontos, serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios, segundo ordem de prioridade:
  a) Número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;
  b) Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;
  c) Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;
  d) Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes nos jogos realizados em toda a competição;
  e) Maior número de vitórias em toda a competição;
  f) Maior número de golos marcados em toda a competição»  A Liga determinou, no entanto, que durante a prova, para estabelecer a classificação,
aplicam-se apenas os critérios d) a f). Assim sendo, o confronto direto só será relevante no final.

ÚLTIMAS NOTICIAS

Acadêmico de Viseu

Por falsas informações sobre a inexistência de dívidas com jogadores na temporada 2017/2018 o Acadêmico de Viseu foi punido pelo Conselho de Disciplina da FPF com 3 anos de suspensão de competições profissionais, pena que, porém só será efetivada quando a sentença transitar em julgado.

Benfica

A médio prazo o emblema do Benfica sofrerá uma alteração com a colocação da palavra “Benfica” no novo escudo.

Após cinco anos atuando com a camisa encarnada, onde se consagrou como 2° maior artilheiro estrangeiro da equipe, Jonas fez sua despedida na quarta-feira na partida de apresentação aos associados na Luz frente ao Anderletch (vitória dos belgas por 2×1) sendo substituído aos 10 minutos por Tiago Dantas e aplaudido de pé por todo o público presente durante 2 minutos ininterruptos.

Em partida preparatória para a temporada que se avista o time encarnado foi ate Coimbra e venceu a Acadêmica por sonoros 8×0.

Braga

O Braga oficializou na quarta à bolsa de valores portuguesa a venda de Dyego Sousa ao futebol chinês, não pelos 15 milhões de euros especulados pela imprensa, mas sim por 5,4 milhões, cabendo ao Shenzhen o pagamento dos direitos ao clube formador como também os 25% do valor da transação que pertenciam ainda ao Marítimo (1,35 milhões de euros).

Portugueses no Exterior

Jorge Jesus fez sua estreia oficial pelo Flamengo na quarta-feira em Curitiba frente ao Atlético Paranaense pela partida de ida da Copa do Brasil, e embora tenha saído atrás no marcador, conseguiu o empate. A partida de volta ocorre no próximo dia 18 no Maracanã. Já a estreia no campeonato brasileiro se deu nesse domingo frente ao Goias, com a maior goleada do torneio ocorrendo para os cariocas comandados por Jesus que venceram brilhantemente o Goias por 6×1.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend