Destaques da Semana: Mundial De Futebol de Areia – Portugal tricampeão

DESTAQUES DA SEMANA
Por Emídio Tavares 

Mundial De Futebol De Areia
Portugal tricampeão

A Seleção Portuguesa de Futebol de Areia, ao derrotar na última quinta-feira por 4×2 Senegal, garantiu vaga para a semifinal nesse sábado frente ao Japão no Mundial da categoria disputado no Paraguai, e cuja seleção brasileira (última campeã) foi eliminada precocemente pelos russos. Na partida frente aos orientais, vitória lusa na decisão por pênaltis por 2×1 após empate por 3 gols no tempo normal e prorrogação e que levou Portugal à decisão do Mundial, na busca pelo tri, já que fora campeão em 2001 (quando o mundial ainda não era organizado pela FIFA), e 2015 frente ao Taiti. A Itália eliminou a Rússia e decidiu o título com Portugal nesse domingo. E apos três tempos de 12 minutos Portugal bateu a Itália por 6×4, conquistando novamente a hegemonia mundial do futebol de areia.

EUROCOPA 2020

Pesadelo lusitano, pior impossível: Portugal no grupo da morte com Alemanha e França

Aconteceu nesse sábado o sorteio da fase final da Eurocopa 2020, composta por 6 grupos com 4 seleções cada, cabendo a Portugal o pior e mais difícil de todos, o grupo F composto pela seleção das quinas, Alemanha, França e uma quarta seleção que será definida em março do próximo ano no play-off A composto pelas seleções da Bulgária, Islândia, Hungria e Romênia.

Portugal estreia a 16 de junho enfrentando o vencedor desse play-off em Budapeste; depois enfrenta no dia 20, a Alemanha em Munique e termina essa fase enfrentando no dia 24 a França também em Budapeste.

Classificam-se os 2 primeiros de cada um dos 6 grupos e mais os 4 melhores terceiros colocados para a fase de deseseisavos-de-final.

Eis os grupos:

  1. A) Turquia, Itália, País de Gales e Suiça
  2. B) Dinamarca, Finlândia, Bélgica e Rússia
  3. C) Holanda, Áustria, Ucrânia e vencedor do play-off D
  4. D) Inglaterra, Croácia, Rep.Checa e vencedor do play-off C
  5. E) Espanha, Suécia, Polônia e vencedor do play-off B
  6. F) Portugal, França, Alemanha e vencedor do play-off A

Taças Europeias

Benfica tropeça no final, diz adeus à Champions e complica vaga na Liga Europa

Pela Liga dos Campeões o Benfica enfrentou na última quarta-feira, na Alemanha, o Leipzig; data em que também se enfrentaram Zenit e Lyon na Rússia, com vitória dos russos por 2×0. O time encarnado esteve bem durante quase toda a partida. Fez 1×0 com Pizzi aos 20 do 1° tempo, ampliou com Vinícius aos 14 da etapa final, e aguentou a pressão até os 45 minutos do 2° tempo, quando de pênalti Forsberg descontou para o Leipzig. O mesmo Forsberg, no 6° minuto de acréscimo, empatou para os donos da casa e acabou com as esperanças encarnadas de seguir na Champions, assim como também complicou a chance do Benfica ir para a Liga Europa, visto que na última jornada precisará vencer o Zenit na Luz por uma boa margem de gols (2 ou mais) e ainda torcer para que o Lyon não vença seu jogo derradeiro contra o Leipzig na França.

Sporting goleia PSV e garante vaga para a próxima fase

Já pela Liga Europa o Sporting recebeu na última quinta-feira o PSV, mesma data em que o Rosenborg recebeu o Lask e perdeu por 2×1. Jogando em ritmo de treino o Sporting não tomou conhecimento dos holandeses e abriu 3×0 logo no 1° tempo (Luiz Phellipe aos 9, Bruno Fernandes aos 15 e Mathieu aos 42). Na etapa complementar, apenas administrando o placar e a classificação antecipada, mesmo tirando o pé do acelerador o time leonino ainda fez mais um com Bruno Fernandes aos 19, selando a goleada por 4×0, e que mantém o Sporting na ponta da tabela com 12 pontos, seguido pelo Lask com 10. Na última jornada a 12 de dezembro o Sporting jogará na Áustria frente ao Lask, enquanto o PSV receberá o Rosenborg.

V.Guimarães diz adeus à próxima fase

O V.Guimarães recebeu na última quinta-feira, também pela Liga Europa, o Standard Liege, data em que o Arsenal recebeu o Frankfurt e perdeu por 2×1. Os belgas abriram o marcador aos 40 minutos, mas aos 42 a equipe lusa empatou a partida, resultado que se manteve até o final e que eliminou os vimaranenses da disputa. Na última jornada a 12 de dezembro o V.Guimarães vai até a Alemanha enfrentar o Frankfurt, enquanto o Standard Liege receberá o Arsenal.

Porto vence fora de virada e depende só de si para garantir classificação

Outro que atuou na última quinta-feira pela Liga Europa foi o Porto, viajando até a Suíça para enfrentar o Young Boys, mesma data em que se enfrentaram na Holanda Feyenoord e Rangers empataram por 2 gols. O time dos dragões, logo de cara, sofreu um baque com o gol marcado pelos suíços aos 6 minutos. Ainda assim a equipe comandada por Sérgio Conceição soube equilibrar as ações e virar o jogo nos 15 minutos finais com dois gols de Aboubakar, que entrou como titular pela primeira vez nessa temporada. Com os resultados o Porto depende apenas de suas forças para garantir vaga na próxima fase no grupo que é liderado pelo Rangers com 8 pontos, seguido pelos dragões com 7 (empatados com o Young Boys, mas a frente no critério de desempate). Na última jornada a 12 de dezembro o Porto receberá o Feyenoord, enquanto o Rangers receberá o Young Boys.

Braga quebra recorde nacional e garante vaga antecipada

A 4° equipe portuguesa a atuar na última quinta-feira pela Liga Europa foi o Braga, que recebeu o Wolverhampton, mesma data em que se enfrentaram, na Turquia, Besiktas e Bratislava, com vitória dos turcos por 2×1. O time bracarense abriu o placar logo aos 6 minutos, mas foi surpreendido por uma sequência de gols da equipe de Nuno Espírito Santo que em menos de 30 minutos após o gol sofrido marcaram por 3 vezes (aos 14, 34 e 36). O golpe foi assimilado pela equipe de Sá Pinto que colocou ordem na casa ao intervalo, fazendo seus comandados voltarem mais determinados na etapa complementar. Paulinho aos 19 e Fransergio aos 34 empataram a partida e deram números finais ao marcador e que levou o Braga a quebrar o recorde português como a equipe que conseguiu maior sequência de jogos nas Taças Europeias sem derrota (são 12 agora), superando o Benfica da temporada 2013/2014 e o Porto da temporada 2003/2004, ambos com 11 jogos invictos. A última jornada a 12 de dezembro será apenas para cumprir tabela e definir o vencedor do grupo já que Braga (com 11 pontos) e Wolverhampton (com 10 pontos) não podem ser mais alcançados pelos demais adversários. Nessa rodada derradeira o Bratislava receberá o Braga, enquanto o Wolverhampton receberá o Besiktas.

TAÇA DE PORTUGAL

Aconteceu na última terça-feira o sorteio dos jogos das oitavas de final da Taça de Portugal, com jogos previstos para o período de 17 a 19 de dezembro:

Terça-Feira (17/12)

Acadêmico de Viseu x Chaves (14:45h)

Varzim x Anadia (17:45h)

Marinhense x Rio Ave (20:30h)

Quarta-Feira (18/12)

Sertanense x Canela (14:15h)

Paços de Ferreira x Espinho (18:45h)

Benfica x Braga (20:45h)

Quinta-Feira (19/12)

Porto x S.Clara (19:15h)

Famalicão x Mafra (20:30h)

SUPERLIGA PORTUGUESA DE FUTEBOL

A 12° jornada voltou essa semana com os seguintes jogos:

29/11 (sexta-feira)

S.Clara 1×2 Boavista (20:30h)

30/11 (sábado)

Moreirense 3×2 Aves (15:30h)

Benfica 4×0 Marítimo (18:00h)

Portimonense 2×1 Famalicão (20:30h)

01/12 (domingo)

Tondela 0x1 Belenenses (15:00h)

V.Setúbal 1×1 V.Guimarães (17:30h)

Gil Vicente 3×1 Sporting (20:00h)

A jornada só termina nesta segunda-feira, dia 2 de dezembro, com os jogos Braga x Rio Ave às 18:45h e Porto x Paços de Ferreira às 20:45h.

Critérios de desempate:

  Ponto 6 do Artigo 9.º (competições por pontos) do Regulamento de Competições da Liga Profissional de Futebol:
  «Para estabelecimento da classificação geral dos Clubes que no final das competições se encontrarem com igual número de pontos, serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios, segundo ordem de prioridade:
  a) Número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;
  b) Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;
  c) Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;
  d) Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes nos jogos realizados em toda a competição;
  e) Maior número de vitórias em toda a competição;
  f) Maior número de golos marcados em toda a competição»  A Liga determinou, no entanto, que durante a prova, para estabelecer a classificação,
aplicam-se apenas os critérios d) a f). Assim sendo, o confronto direto só será relevante no final.

ÚLTIMAS NOTICIAS

Benfica

Grimaldo teve seu vínculo com o Benfica prorrogado até 2023.

Ruben Dias, cujo contrato com o Benfica só vence em 2024, teve um reajuste salarial com consequente elevação da cláusula rescisória de 66 para 100 milhões de euros.

Sporting

Bruno Fernandes, que recebia 100 mil euros líquidos mensais, teve essa semana seu salário aumentado passando a receber líquidos 167 mil euros por mês.

Seleção Portuguesa

Num juri composto por especialistas, com jornalistas esportivos de mais de 90 países, a Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS), escolheu Fernando Santos como melhor selecionador da temporada 2019, repetindo o feito conseguido em 2016.

Já a Seleção Portuguesa de Futebol de Areia, ao derrotar na última quinta-feira por 4×2 Senegal, garantiu vaga para a semifinal nesse sábado frente ao Japão no Mundial da categoria disputado no Paraguai, e cuja seleção brasileira (última campeã) foi eliminada precocemente pelos russos. Na partida frente aos orientais, vitória lusa na decisão por pênaltis por 2×1 após empate por 3 gols no tempo normal e prorrogação e que leva Portugal à decisão do Mundial, na busca pelo bi, já que foi campeão em 2015 frente ao Taiti. A Itália eliminou a Rússia e decidiu o título com Portugal nesse domingo. . . . .

Portugueses no Exterior

Mourinho estreou na última terça-feira na Liga dos Campeões pelo Tottenham e após estar perdendo em casa por 2×0, comandou a virada para 4×2 frente Olympiakos, batendo mais um recorde que é o de ser o único treinador a passar pela fase de grupos por 6 equipes diferentes nas taças europeias (Porto, Chelsea, Inter de Milão, Real Madrid, Manchester City e Tottenham).

Já a Juventus de Cristiano Ronaldo, com a vitória em casa na última terça-feira por 1×0 frente ao Atlético de Madrid, garantiu vaga na próxima fase da Champions como vencedora de seu grupo.

Depois de Renato Sanches em 2016, agora foi a vez de João Félix receber do jornal italiano Tuttosport o prêmio “Golden Boy”, atribuído ao melhor jogador sub-21 da temporada a atuar na Europa.

Jorge Jesus visitou essa semana um hospital destinado a tratamento de crianças no Rio de Janeiro e acordou doar à entidade, toda a verba dos direitos de sua biografia que será lançada em dezembro (algo em torno de 1 milhão de reais a princípio).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend