Destaques da semana: Mourinho demitido embolsa multa milionária

DESTAQUES DA SEMANA

Por Emídio Tavares

MOURINHO DEMITIDO EMBOLSA MULTA MILIONÁRIA
Após 3 anos sob o comando do Manchester United, onde conquistou na sua primeira temporada do presente contrato uma Taça da Liga, uma Taça da Inglaterra e uma Liga Europa, José Mourinho foi demitido nessa terça-feira, deixando o Manchester classificado para as oitavas-de-final da Liga Europa (enfrentará o PSG), mas apenas na 6° posição do campeonato inglês onde em 24 partidas venceu 10, empatou 7 e perdeu outras 7.

Especula-se que a multa rescisória que o português receberá pela demissão esteja na casa dos 26 milhões de euros. Somadas todas as demissões de Mourinho com passagens por Real Madrid, Chelsea e Manchester, o português já faturou mais de 55 milhões de euros apenas em multas rescisórias.

TAÇAS EUROPÉIAS

LIGA DOS CAMPEÕES
PORTO ENFRENTA ROMA E JOGA 2° NO DRAGÃO
No sorteio dos jogos das oitavas-de-final da Liga dos Campeões realizado nessa segunda coube ao Porto a equipe da Roma, com o 1° jogo acontecendo na Itália a 12 ou 13 de fevereiro, e o jogo de volta no Estádio do Dragão a 19 ou 20 do mesmo mês.
Eis a lista completa dos demais confrontos em seus jogos de ida:
Schalke x Manchester City
Atlético de Madrid x Juventus
Manchester United x PSG
Tottenham x Borússia Dortmund
Lyon x Barcelona
Ajax x Real Madrid
Liverpool x Bayern

LIGA EUROPA
SPORTING JOGA 1° EM CASA FRENTE AO VILLAREAL
O sorteio da próxima fase da Liga Europa realizado nessa segunda definiu o Villareal da Espanha como adversário do Sporting, que fará a 1° partida em Lisboa a 14 de fevereiro, e a de volta na Espanha uma semana depois.

BENFICA FAZ A 1° FORA FRENTE AO GALATASARAY
O sorteio da próxima fase da Liga Europa realizado nessa segunda definiu o Galatasaray da Turquia como adversário do Benfica, que por ser cabeça se série faz o 1° jogo fora no dia 14 de fevereiro e o jogo de volta dia 21 do mesmo mês em Lisboa.

TAÇA DE PORTUGAL
A próxima fase da Taça de Portugal teve os seguintes jogos:

18/12
V.Setúbal 0x0 Braga (19:00h) – na prorrogação o Braga fez 1 gol e garantiu vaga para a próxima fase.

Leixões 2×2 Tondela (20:00h) – resultado que permaneceu na prorrogação levando a decisão para os pênaltis, onde o Leixões venceu por 4×2.

Porto 4×3 Moreirense (20:45h) – vitória suada dos dragões que sofreram o primeiro gol, viraram e ainda levaram o empate no final do primeiro tempo. Na etapa final fizeram mais dois gols, mas perto do apito final ainda sofreram outro do Moreirense.

19/12
Feirense 0x0 Paços de Ferreira (15:00h) – após empate sem gols no tempo normal, e por 1×1 na prorrogação, o Feirense eliminou o Paços de Ferreira nas penalidades por 4×2.

Boavista 0x1 V.Guimarães (15:00h)

Aves 2×0 Chaves (16:00h)

Sporting 5×2 Rio Ave (19:30h) – mantendo a média dos últimos 7 jogos de mais de 4 gols por jogo o Sporting massacrou o Rio Ave por 5×2 com 2 gols de Bas Dost, 2 de Diaby e 1 de Bruno Fernandes.

Montalegre 0x1 Benfica (20:45h) – com um gol de Conti no primeiro tempo o Benfica suou para vencer o Montalegre pelo placar mínino e evoluir na Taça de Portugal.

Nessa sexta foram realizados os sorteios dos jogos das quartas-de finais que ocorrerão a 15, 16 e 17 de janeiro (as semifinais, em jogos de ida e volta, acontecerão a 6 de fevereiro e 3 de abril):

V.Guimarães x Benfica e Feirense x Sporting (os vencedores se enfrentam nas semifinais);
Leixões x Porto e Aves x Braga (vencedores se enfrentam nas semifinais).

SUPERLIGA PORTUGUESA DE FUTEBOL
A 14° jornada teve os seguintes confrontos:

22/12 (sábado)
Feirense 0x1 Portimonense (15:30h)
V.Setúbal 0x2 S.Clara (15:30h)
Tondela 2×1 Marítimo (15:30h)
Belenenses 5×2 Aves (18:00h)
Moreirense 2×1 Boavista (20:30h)

23/12 (domingo)
Nacional 2×0 Chaves (15:00h)

Porto 2×1 Rio Ave (15:00h) – vitoria portista de virada onde mais uma vez a tripla omissão do VAR (um penalti claro a favor do Rio Ave não assinalado e duas cotoveladas de Max Pereira em lances diferentes não punidos com o vermelho pela arbitragem que sequer foi alertada) prejudicou outro adversário da equipe dos dragões.

Benfica 6×2 Braga (17:30h) – em dia de gala o time encarnado surpreendeu a todos e goleou com meia duzia de gols os bracarenses (Pizzi, Jardel, Grimaldo, Jonas, Cervi e Andre Almeida marcaram para o Benfica, com Dyego Souza e João Novais descontando para o Braga).

V.Guimarães 1×0 Sporting (20:00h) – em noite pouco inspirada a equipe leonina, apos 7 vitórias consecutivas por goleada, perdeu para os vimaranenses pelo placar mínimo.

Critérios de desempate:
Ponto 6 do Artigo 9.º (competições por pontos) do Regulamento de Competições da Liga Profissional de Futebol:
«Para estabelecimento da classificação geral dos Clubes que no final das competições se encontrarem com igual número de pontos, serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios, segundo ordem de prioridade:
a) Número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;
b) Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;
c) Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;
d) Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes nos jogos realizados em toda a competição;
e) Maior número de vitórias em toda a competição;
f) Maior número de golos marcados em toda a competição»
A Liga determinou, no entanto, que durante a prova, para estabelecer a classificação,
aplicam-se apenas os critérios d) a f). Assim sendo, o confronto direto só será relevante no final.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Sporting
Bruno César rescindiu amigavelmente com o Sporting e deve assinar com o Vasco da Gama por 2 temporadas.

Benfica
A SAD do Benfica foi ilibada de qualquer culpa dos 30 crimes que estava sendo acusada no processo e-toupeira dentre os quais o de oferta e recebimento indevido de vantagens e que poderia até levar a uma descida de divisão. Já o advogado ex-diretor jurídico das águias, Paulo Gonçalves, que era indiciado em 79 crimes, foi ilibado de 50 más irá a julgamento por outros 29, porém por ter agido por conta própria e não em nome da SAD. Descontente com a decisão da juíza do caso, o Ministério Público recorreu aos tribunais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend