Destaques da Semana: Liga das Nações

DESTAQUES DA SEMANA
Por Emídio Tavares

 

Liga Das Nações

Aconteceu na terça-feira (03/03) na Holanda o sorteio da fase de grupos da Liga das Nações, cabendo a Portugal o Grupo 3 ao lado de França, Croácia e Suécia, com a seguinte escala de jogos:

05/09 (sábado) – Portugal x Croácia

08/09 (terça-feira) – Suécia x Portugal

09/10 (segunda-feira) – França x Portugal

12/10 (sexta-feira) – Portugal x Suécia

12/11 (quinta-feira) – Portugal x França

15/11 (domingo) – Croácia x Portugal

A fase final com os vencedores de cada grupo ocorrerá entre os dias 2 e 6 de junho de 2021. Os demais grupos estão assim compostos:

Grupo 1=> Polônia, Bósnia, Itália e Países Baixos

Grupo 2=> Islândia, Dinamarca, Bélgica e Inglaterra

Grupo 4=> Alemanha, Ucrânia, Espanha e Suíça

Ruben Amorim Assume O Sporting com 3º multa rescisória mais cara do futebol

Depois de uma passagem meteórica e vitoriosa pela Braga, onde em 2 meses conseguiu a proeza de vencer por 5 vezes os grandes de Portugal (2 vezes o Porto, 2 vezes o Sporting e 1 vez o Benfica), conquistando ainda a Taça da Liga, após 13 jogos no comando do Braga (que pegou em 8º lugar no campeonato deixando-o em 3º), o técnico Ruben Amorim deixa a equipe bracarense para assumir o Sporting, que pagará a 3º mais cara multa rescisória da história do futebol por um treinador (serão 10 milhões de euros a serem pagos em duas parcelas de 5 milhões, uma nesse mês e outra em setembro, valor superado apenas pela multa de 15 milhões em 2011 paga pelo Chelsea para tirar Villas Boas do Porto e pela multa de 10,5 milhões de euros paga pelo Leicester na temporada passada para tirar Brendan Rogers do Glasgow). Custódio, atual treinador dos juvenis do Braga, assume o lugar que era de Amorim, com multa rescisória de 15 milhões e já com pressão e protesto da Associação Nacional de Treinadores de Futebol que alega não ter o treinador, qualificação técnica sequer para ser adjunto da 1º Liga.

Operação “Fora De Jogo” Faz Devassa Em Clubes, Jogadores, Dirigentes E Advogados Em Portugal

Numa investigação que procura deflagrar sonegações e fraudes fiscais no mundo do futebol português superior a 20 milhões de euros, a Procuradoria Geral da República deu inicio na última semana à operação “Fora de Jogo” com mandados de busca e apreensão envolvendo 47 suspeitos dentre jogadores, dirigentes, empresários e advogados. Os principais investigados são os 3 grandes do futebol português, além de também Braga, V.Guimarães, Estoril, Portimonense e principalmente Jorge Mendes.

SUPERLIGA PORTUGUESA DE FUTEBOL

A 23º jornada só teve fim no inicio de última semana com 3 jogos. Na segunda-feira (02/03) o Porto, com Danilo de titular, foi até os Açores e bateu o S.Clara por 2×0. Já o Benfica, em pleno Estádio da Luz, precisou de 2 pênaltis e 10 minutos de acréscimos para faturar apenas um ponto contra o Moreirense, que saiu à frente na etapa final, tendo porém antes, uma penalidade contrária assinalada e desperdiçada por Pizzi, que a poucos minutos do final teve novamente a oportunidade de marcar através de outra penalidade assinalada para o Benfica, e novamente a desperdiçou, embora no rebote do goleiro tenha conseguido marcar o gol de empate encarnado. Com esses dois resultados, o Porto assumiu a liderança da disputa com 59 pontos à frente do Benfica que estacionou nos 58.

Na terça-feira (03/03) o Famalicão recebeu o Sporting e venceu por 3×1.

Já a 24º jornada teve inicio nessa sexta-feira com os seguintes jogos:

Sexta-feira (06/03)

Braga 3×1 Portimonense (20:30h)

Sábado (07/03)

Tondela 1×1 Boavista (15:30h)

V.Setúbal 1×1 Benfica (18:00h) – resultado pífio do Benfica (completou apenas 1 vitória nos últimos 8 jogos), que saiu perdendo, teve um penalti a seu favor convertido por Pizzi decretando o empate, e na sequência novo pênalti que poderia colocar o time da Luz à frente, mas novamente foi desperdiçado por Pizzi (que nos últimos 8 pênaltis cobrados perdeu 4)

Porto 1×1 Rio Ave (20:30h) – o time dos dragões desperdiçou a chance de ampliar a vantagem para o Benfica ficando no empate por 1 gol com o Rio Ave

Domingo (08/03)

Belenenses 0x0 Famalicão (15:00h)

Moreirense 2×0 Marítimo (15:00h)

Gil Vicente 1×1 S.Clara (17:00h)

Sporting 2×0 Aves (17:30h)

Paços de Ferreira 1×2 V.Guimarães (20:00h)

Critérios de desempate:

Ponto 6 do Artigo 9.º (competições por pontos) do Regulamento de Competições da Liga Profissional de Futebol:
«Para estabelecimento da classificação geral dos Clubes que no final das competições se encontrarem com igual número de pontos, serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios, segundo ordem de prioridade:
a) Número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;
  b) Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;
  c) Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;
  d) Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes nos jogos realizados em toda a competição;
  e) Maior número de vitórias em toda a competição;
  f) Maior número de golos marcados em toda a competição»  A Liga determinou, no entanto, que durante a prova, para estabelecer a classificação,
aplicam-se apenas os critérios d) a f). Assim sendo, o confronto direto só será relevante no final.

ÚLTIMAS NOTICIAS

Benfica

A SAD encarnada divulgou na última semana o melhor balanço de todos os tempos, relativo ao último semestre, com um ativo que atingiu pela primeira vez na história do clube o valor recorde de 608,7 milhões de euros e um passivo de 45,8 milhões (o menor dos últimos anos), gerando também um lucro recorde no semestre de 104 milhões.

Sporting

Para não sofrer sanções da UEFA na próxima temporada por conta do fair-play financeiro, o Sporting, que foi definitivamente condenado pelo TAS a pagar o valor de 3 milhões de euros ao técnico Mihajlovic (contratado e dispensado mesmo antes de assumir a equipe), terá que saldar essa dívida até o último dia deste mês.

Com Bruno Fernandes completando sua 5º partida pelo Manchester o Sporting abocanhou o primeiro dos 5 milhões possíveis e previsíveis nas metas de bônus a cada 5 partidas que o jogador completar defendendo os “Red Devils” (no máximo de 25 jogos que equivalerão mais 5 milhões aos leões).

A FIFA deu 45 dias de prazo para o Sport Recife saldar a dívida de 1 milhão de euros relativos à compra do atacante André junto ao Sporting em 2017 e que não foi saldada até hoje.

Porto

Com a eliminação precoce das Taças Europeias e consequente prejuízo acumulado nesse primeiro semestre da temporada, de 52 milhões de euros, o Porto precisará arrecadar com vendas de jogadores um montante de 100 milhões de euros até o próximo dia 30 de junho para cumprir o fair play financeiro da UEFA.

Portugueses no Exterior

Dolores Aveiro, mãe de Cristiano Ronaldo, teve um AVC na segunda-feira (02/03), mas foi prontamente atendida e no momento encontra-se internada sob cuidados intensivos.

Por empurrar o árbitro da partida do Marselha frente ao Nimes após ser expulso, em fevereiro passado, o jogador português Gélson Martins, que pertenceu ao Sporting, irá desfalcar o Marselha por 6 meses, período que lhe foi imposto de punição, porém a contar desde o inicio do ocorrido. Desta forma Gélson só poderá voltar à ativa no início de agosto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend