Destaques da Semana: Liga aprova aumento de clubes sem rebaixamento; mas Federação veta

Destaques da Semana
Por Emídio Tavares

 

Liga aprova aumento de clubes sem rebaixamento; mas Federação veta

Em assembleia extraordinária realizada na noite de segunda-feira, dia 12, a Liga de Clubes aprovou o aumento de 16 para 18 clubes na próxima temporada da Superliga Portuguesa de Futebol; e sem o rebaixamento dos 2 últimos colocados da atual temporada. O presidente da Liga, Mario Figueiredo, chegou a propor que os 2 últimos colocados disputassem um ‘torneio de morte’ com o 3º e 4º colocados da Liga de Honra para definir estas duas novas vagas, mas foi derrotado na votação. Contudo, a decisão ainda não é definitiva, pois precisa do referendo da Federação Portuguesa de Futebol. Caso a mesma não aprove a mudança, caberá ao Conselho Nacional do Desporto a decisão final. A direção do Porto emitiu comunicado reprovando tal decisão, e criticando severamente Mario Figueiredo, além de reforçar no mesmo o pedido a FPF para veto da decisão.

Nesta quinta, o presidente da FPF comunicou os clubes que arcara com a dívida dos mesmos junto ao fisco e governo, de 13 milhões de euros, relativa ao imbróglio envolvendo a loteria criada há anos atrás (Totonegocio). Já quanto à mudança do regulamento com o aumento do número de clubes sem rebaixamento, por considerar que a mesma viola a verdade desportiva e credibilidade do futebol, vetou-a de imediato.

Esta decisão gerou neste sábado uma reunião emergencial de 17 clubes (8 da Superliga e 9 da Liga de Honra – Gil Vicente, Feirense, Paços de Ferreira, Beira-Mar, Olhanense, U.Leiria, V. Setúbal e Marítimo, Trofense, Arouca, Penafiel, Portimonense, Sp. Covilhã, Freamunde e Oliveirense) num hotel de Oliveira de Azeméis; que juntos elaboraram um documento afirmando que a resolução da Liga deve ser respeitada, e que se não o for todos os envolvidos entrarão em greve paralisando os respectivos campeonatos.

 

Justiça inglesa decide extraditar ex-presidente do Benfica, Vale e Azevedo

Mesmo usando de uma artimanha jurídica para sensibilizar a justiça britânica, que já o considerava desde 2009 como supostamente falido permitindo-lhe ajuda da justiça gratuita em sua defesa; Vale e Azevedo teve nesta sexta-feira decretada a sua extradição a Portugal, pelo Tribunal de Magistrados de Westminster, embora ainda caiba recurso ao Tribunal Superior (o qual, enquanto não for julgado, impede a imediata extradição). O ex-presidente encarnado é alvo de um pedido de extradição baseado num mandado de detenção europeu emitido pela 4ª Vara Criminal de Lisboa, por causa dos processos Ovchinnikov/Euroárea (seis anos de prisão), Dantas da Cunha (sete anos e seis meses) e Ribafria (cinco anos).

 

TAÇAS EUROPEIAS

LIGA DOS CAMPEOES

O sorteio das quartas-de-final da Liga dos Campeões aconteceu nesta sexta e ditou o Chelsea com adversário encarnado, acontecendo o primeiro jogo a 27 de marco na Luz, e o jogo de volta, a 4 de abril, na Inglaterra (se passar pelo Chelsea, o Benfica pegara na próxima fase o vencedor do confronto entre Milan e Barcelona).

Os outros dois confrontos (cujos vencedores se enfrentarão na próxima fase) serão os seguintes:

Apoel x Real Madrid

Marselha x Bayern

 

LIGA EUROPA

A DERROTA MAIS FESTEJADA NA HISTÓRIA DO SPORTING

Dia 8, quinta, Lisboa

Manchester City e Sporting entraram a campo nesta quinta-feira, na Inglaterra, para a partida de volta que valia vaga para a próxima fase da Liga Europa (jogo de ida aconteceu em Portugal semana passada, com vitoria leonina por 1×0). Como era de se esperar, o milionário time inglês foi para cima tentando resolver desde o inicio a desvantagem imposta em Portugal. Mas Sá Pinto soube orientar seus comandados, que apesar do maior domínio de bola por parte da equipe adversária, não se permitiram acuar no campo de defesa e ousaram varias jogadas de contra-ataque, inclusive gerando 2 lances polêmicos num dos quais o arbitro poderia ter assinalado penalidade máxima a favor dos leões. O tempo passava o Manchester não conseguia concatenar jogadas de ataque conclusivas e o Sporting se aproveitava da instabilidade emocional adversária para contra-atacar com perigo. Numa dessas, em uma falta grotesca de Balotelli no bico da grande área do lado esquerdo do ataque leonino, ao estilo ‘Cristiano Ronaldo’, Matias Fernandes mandou, aos 33 minutos, no angulo do gol do Manchester um verdadeiro canhão, abrindo o placar a favor do Sporting. Mal o time inglês tinha se recuperado do gol sofrido, novo contra-ataque do Sporting, desta feita pelo lado direito, gerou um cruzamento para a área adversária encontrando o holandês Van Wolfsvinkel na área, aos 41 minutos, para fazer o 2×0. Nem o mais otimista torcedor português esperava por um placar desse ao final dos 45 minutos iniciais. Para a segunda etapa, desesperado com o placar, o Manchester acuou o Sporting no campo de defesa, fazendo seu primeiro gol aos 15 minutos através de Aguero. Aos 30, de pênalti, Balotelli empatou o jogo; e aos 37 novamente Aguero marcou, deixando o time português desesperado, pois mais um gol adversário classificaria o Manchester City para a próxima fase. Os últimos minutos da partida foram os mais longos da historia do Sporting, que fazia de tudo para conter os atacantes ingleses. No lance derradeiro da partida, aos 93 minutos de jogo, o goleiro do Manchester, Joe Hart, foi para o ataque e acertou uma boa cabeçada, que Rui Patrício soube defender para garantir a derrota por “apenas” 3×2, mas que seria a mais festejada da historia do Sporting, garantindo na terra da rainha, a passagem do time leonino para a próxima fase da Liga Europa; onde jogara a 29 de marco em Portugal e a 5 de abril na Ucrânia, contra o Metalist. O vencedor deste duelo enfrenta na próxima fase o vencedor de Schalke 04 e Atlético de Bilbao.

 

TAÇA DA LIGA

A Liga de Clubes definiu as seguintes datas e horários para os jogos de ida da semifinal da Taca da Liga, a saber:

Terça-feira, 20 de marco, as 20:45h, Benfica x Porto

Quinta-feira, 22 de marco, as 20:15h, Gil Vicente x Braga


SUPERLIGA PORTUGUESA DE FUTEBOL

A 23ª jornada começou nesta sexta, às 19h, quando o Nacional recebeu o Porto, e perdeu por 2×0.

Na mesma sexta, só que as 21:15h, o Benfica recebeu o Beira-Mar, e venceu por 3×1.

No sábado, mais 2 jogos: U. Leira 1×0 Rio Ave (16:00h); e Feirense 1×4 Braga , as 20:15h 912ª vitoria consecutiva do time bracarense).

No domingo, 3 jogos: Acadêmica 0x1 Paços de Ferreira (16:00h); V.Setubal 1×1 Marítimo (18:00h); e V.Guimarães 2×2 Olhanense (20:15h).

A jornada termina na segunda, dia 19, as 20:45h, com Gil Vicente x Sporting.

Critérios de desempate:

Ponto 6 do Artigo 9.º (competições por pontos) do Regulamento de Competições da Liga Profissional de Futebol:
«Para estabelecimento da classificação geral dos Clubes que no final das competições se encontrarem com igual número de pontos, serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios, segundo ordem de prioridade:
a) Número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;
b) Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;
c) Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;
d) Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes nos jogos realizados em toda a competição;
e) Maior número de vitórias em toda a competição;
f) Maior número de golos marcados em toda a competição»
A Liga determinou, no entanto, que durante a prova, para estabelecer a classificação,
aplicam-se apenas os critérios d) a f). Assim sendo, o confronto direto só será relevante no final.

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Porto

O Porto desistiu de inscrever uma equipe B para disputar a Liga de Honra depois que os clubes desta divisão exigiram uma porcentagem dos direitos televisivos destes novos possíveis participantes da Liga. Braga e V.Guimaraes aceitaram participar, mas só o farão se não tiverem que repassar a verba pleiteada. Como não houve acordo, ao final desta semana o time bracarense comunicou a extinção de sua equipe B.

Sporting

Rui Patrício, que ganha 50 mil euros por mês no Sporting, foi sondado pela direção leonina para prorrogar seu contrato (que vence ao meio de 2013) com um aumento de 20 mil euros por mês, e também da clausula rescisória.

U.Leiria

Manuel Cajuda rescindiu contrato com o time leiriense; e ate o final da temporada assume a equipe o seu assessor, Jose Dominguez.

Benfica

Jorge Jesus, tentando motivar e mexer com o brio de seus comandados mostrou-lhes nesta sexta, antes do jogo com o Beira-Mar, um vídeo em que o jogador do Chelsea, Drogba, ironizou simulando um suposto medo quando soube que o Benfica seria o próximo adversário da equipe inglesa na Liga dos Campeões.

O Benfica não aceitou os mais de 22 milhões de euros por temporada oferecidos pela Olivedesportos (total de 111 milhões de euros por 5 temporadas; sendo que ate 2013 a Olivedesportos ainda tem contrato com o time da Luz pagando atualmente apenas 7 milhões por ano) porque acredita poder lucrar transmitindo seus jogos na Luz pela TV Benfica, algo em torno de 30 milhões de euros por ano.

A direção encarnada já estuda para os próximos dias um aumento salarial (com prorrogação do vinculo e da clausula rescisória) para Nelson Oliveira, que atualmente recebe 10 mil euros por mês. A ideia é dobrar o salário do jogador; que com certeza estará supervalorizado caso seja convocado para a Eurocopa.

 

Portugueses no Exterior

Carlos Carvalhal impôs após discussão com Quaresma que não gostou de ser substituído frente ao Atlético de Madrid pela Liga Europa, que enquanto for técnico não contara mais com o craque luso, que tem multa rescisória milionária; o que provavelmente fará com que o novo presidente do time turco, assim que assumir em breve seu mandato opte por demitir Carvalhal. Ao final dessa semana Quaresma se retratou perante seus colegas de equipe e Carvalhal, pedindo desculpas, dizendo estar envergonhado com o que fez, e afirmando que não quer sair do Besiktas enquanto não levantar um título de campeão.

O Marselha, mesmo perdendo o jogo de volta para a Inter de Milão esta semana pela Liga dos Campeões, conseguiu evoluir na disputa eliminando os italianos. Ainda assim, a Franca continua atrás de Portugal no ranking da FIFA que serve para definir o numero de equipes que cada pais indicara para as Tacas Européias dentro de duas temporadas. Portugal tem duas equipes disputando no momento as referidas tacas, enquanto a Franca conta apenas com uma. Em 5o lugar no ranking, Portugal poderá colocar 3 equipes na Liga dos Campeões, sendo duas de forma direta (os dois primeiros colocados da Superliga Portuguesa); e a terceira disputando um play-off de acesso a fase de grupos da Liga maior da Europa, ao invés de ter que disputar uma terceira pré-eliminatória.

Raul Meireles, que foi levado por Villas Boas ao Chelsea, onde recebe 240 mil euros mensais, não gostou nem um pouco da forma como seu ex-treinador foi dispensado; tanto que na ultima partida da equipe, onde ate fez o segundo gol que valeu a qualificação do Chelsea para a próxima fase da Taca da Inglaterra alem de não comemorá-lo, foi direto parra os vestiários após o apito final, não ficando em campo para comemorar com seus companheiros e torcida. Na partida frente ao Stoke, pela Liga Inglesa, foi substituído aos 37 minutos pelo interino de Mourinho; e com isso pode estar com os dias contados na equipe inglesa.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: