Destaques da Semana: Goleada histórica cola Benfica no Porto

DESTAQUES DA SEMANA
Por Emídio Tavares

Goleada Histórica cola Benfica No Porto

Beneficiado pelo empate do Porto com o Moreirense no sábado, o Benfica entrou a campo nesse domingo na Luz (com lotação esgotada) objetivando uma vitória convincente que o colasse na ponta da tabela, a apenas 1 ponto dos dragões. A vitória veio e foi muito mais do que convincente. Sonoros 10×0 contra o pobre Nacional da Madeira relançaram a equipe de Bruno Lage na briga pelo titulo. Grimaldo abriu o placar com 35 segundos de jogo; Seferovic bisou aos 21 e 27 minutos. Na etapa final João Felix fez os 4×0 aos 5 minutos; Pizzi fez o 5º aos 9; Ferro fez 6×0 aos 11; Ruben Dias fez 7×0 aos 19; e Jonas, que voltou a campo depois de um longo período de contusão, também bisou fazendo o 9º aos 40 e o 10º aos 43 minutos. Há 55 anos o Benfica não aplicava uma goleada de 10 ou mais gols na Liga Portuguesa. A última aconteceu em 1965 quando os encarnados golearam o Seixal (que acabou rebaixado) por 11×3.

Três Grandes De Portugal Entre Os Mais Ricos Do Mundo

Foi divulgado essa semana na Europa, através do relatório da “Football Finance 100”, as 100 equipes mais ricas e poderosas do mundo futebolístico, e entre elas aparecem 3 portuguesas. Os parâmetros para o ranqueamento levam em conta o valor dos jogadores do plantel, os ativos patrimoniais, dinheiro em instituições bancárias e financeiras, dívida líquida, e potencial de investimento do dono (caso a SAD da equipe tenha um dono majoritário). O Benfica aparece em 66° lugar (plantel de 243 milhões de euros e dívida líquida e 346 milhões); o Porto em 70° lugar (plantel avaliado em 239 milhões de euros e dívida líquida de 320 milhões) e o Sporting no 98° lugar (plantel de 157 milhões de euros e dívida líquida de 316 milhões). O líder é o Manchester City com plantel avaliado em mais de 1 bilhão de euros.

Taça de Portugal

Benfica x Sporting

Benfica e Sporting fizeram nessa quarta na Luz o jogo de ida das semifinais da Taça de Portugal (o de volta acontecerá no dia 2 de abril em Alvalade). Com maior volume de jogo desde o início da partida, o Benfica logo marcou aos 16 minutos com Gabriel que concluiu bela jogada de Sálvio. Na etapa complementar a pressão encarnada aumentou e numa jogada toda construída pela esquerda por João Félix o Benfica ampliou após a bola tocar em Tiago Ilori entrando na própria baliza. Com o placar adverso os leões foram para o ataque e aumentaram a pressão nos últimos quinze minutos, conseguindo descontar numa bela cobrança de falta de Bruno Fernandes aos 37 minutos. Mas ficou só nisso. Com o resultado, como fez um gol fora, na partida de volta em Alvalade basta ao Sporting uma vitória simples por 1×0 para garantir vaga na final. O empate leva o Benfica à decisão.

No próximo dia 26 Porto e Braga farão o jogo de ida da outra semifinal no Estádio do Dragão (o de volta acontecerá em Braga no dia 4 de abril).

Vale lembrar que a decisão da Taça de Portugal foi antecipada em um dia (do dia 26 de maio para o dia 25), para não coincidir com as eleições europeias. Alias, no final de semana de 6 de outubro (data das eleições legislativas) não haverá rodada dos campeonatos.

Taças Europeias

Liga Dos Campeões – Porto

O Porto inicia a fase de mata-mata da Liga dos Campeões (dezeseisavos de final) fazendo a partida de ida  na próxima terça na Itália frente a Roma (a partida de volta acontecerá em Portugal na quarta dia 20).

Liga Europa – Benfica

O Benfica inicia a fase de mata-mata da Liga Europa (trintaedoisavos de final) na próxima quinta na Turquia frente ao Galatasaray em partida de ida, sendo que a de volta acontece na outra quinta, dia 21, em Lisboa.

Liga Europa – Sporting

O Sporting inicia a fase de mata-mata da Liga Europa (trintaedoisavos de final) na próxima quinta no Estádio do Alvalade frente ao Villarreal em partida de ida, sendo que a de volta acontece na outra quinta, dia 21, na Espanha.

Superliga Portuguesa De Futebol

A 20° jornada só terminou nessa segunda com o jogo das 20:15h entre Belenenses e Moreirense, com vitória dos visitantes por 1×0.

Já a 21° jornada começou nessa sexta e teve os seguintes jogos:

Sexta (08/02)

Moreirense 1×1 Porto (20:30h) – empate polêmico com o Moreirense (que há 4 anos não perde em casa para o Porto) abrindo o marcador aos 35 da etapa final mas sofrendo o gol de empate já nos acréscimos, que foram excessivos.

Sábado (09/02)

Marítimo 0x1 Aves (15:30h)

Portimonense 0x1 Rio Ave (18:00h)

Tondela 1×0 V.Guimarães (20:30h)

Domingo (10/02)

Boavista 1×0 Santa Clara (15:00h)

Braga 2×1 Chaves (15:00h)

Benfica 10×0 Nacional (17:30h)

Feirense 1×3 Sporting (20:00h)

A jornada só termina amanhã, segunda dia 11/02, com o jogo das 20:15h entre. V.Setúbal e Belenenses.

Critérios de desempate:

  Ponto 6 do Artigo 9.º (competições por pontos) do Regulamento de Competições da Liga Profissional de Futebol:
  «Para estabelecimento da classificação geral dos Clubes que no final das competições se encontrarem com igual número de pontos, serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios, segundo ordem de prioridade:
  a) Número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;
  b) Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;
  c) Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;
  d) Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes nos jogos realizados em toda a competição;
  e) Maior número de vitórias em toda a competição;
  f) Maior número de golos marcados em toda a competição»
  A Liga determinou, no entanto, que durante a prova, para estabelecer a classificação,
aplicam-se apenas os critérios d) a f). Assim sendo, o confronto direto só será relevante no final.

Últimas notícias

Portimonense

O Al-Duhail do Qatar (que é treinado pelo técnico português Rui Faria) anunciou nesse início de semana a contratação do atacante japonês do Portimonense, Nakajima. Pela equipe lusa o atacante fez 15 gols em 47 jogos. Embora sem valores anunciados oficialmente, especula-se que o time de Portimão possa receber de 30 a 35 milhões de euros pelo passe do jogador.

Portugueses no Exterior

Cristiano Ronaldo, artilheiro do campeonato italiano com 18 gols, completou nessa terça-feira 34 anos em plena forma física e técnica. Nesse domingo, fez um gol, gerou o rebote para outro e deu o passe para mais um na vitória de 3×0 fora da Juventus contra o Suassolo nesse domingo.

José Mourinho acertou acordo com a justiça espanhola em relação à acusação de fraude fiscal relativa a delitos contra o fisco por direitos de imagem desviados para paraíso fiscal em 2004, e pagará 2 milhões de euros além de pena suspensa de detenção de 1 ano (que não será cumprida por não ter antecedentes criminais).

Carlos Queiroz foi apresentado nessa quinta-feira como novo treinador da Colômbia, em substituição ao argentino José Pekerman. Queiroz deixou o Irã após 9 anos de trabalho onde em 100 jogos conseguiu levar os iranianos aos últimos dois mundiais e recentemente às quartas de final da Taça Asiática.

Diferentemente do que foi divulgado pela imprensa árabe, o técnico Jorge Jesus ainda não entrou num acordo amigável com o Al-Hilal para a rescisão contratual, só devendo retornar a Portugal quando tudo for resolvido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend