Destaques da Semana: Fernando Santos convoca Seleção

Destaques Da Semana
Por Emídio Tavares

Fernando Santos Convoca Seleção

O técnico Fernando Santos convocou nessa sexta a Seleção Portuguesa para os jogos de qualificação da Euro 2020 que serão realizados frente à Ucrânia (dia 22) e Servia (dia 25). De novidades, alem da volta de Cristiano Ronaldo, João Moutinho e do goleiro Jose Sá, tivemos as convocações do atacante brasileiro com cidadania portuguesa Dyego Sousa, João Felix e Diego Jota.

Eis a lista completa:

Goleiros=> Jose Sá, Beto e Rui Patrício;

Defesas=> Pepe, Ruben Dias, Nelson Semedo, Mario Rui, Jose Fonte, João Cancelo e Raphael Guerreiro;

Meio-campistas=> Ruben Neves, Bruno Fernandes, Bernardo Silva, Willian Carvalho, Danilo, João Mario, Pizzi e João Moutinho;

Atacantes=> Rafa Silva, Diogo Jota, Cristiano Ronaldo, Gonçalo Guedes, Andre Silva, Dyego Sousa e João Felix.

Cala-Te Madrid: “Siiiii”, Cristiano É Quem Manda

Depois de uma partida apagada, não só de Cristiano, mas de toda a equipe, na fase de ida em Madrid frente ao Atlético, onde a Juventus perdeu por 2×0, tendo seu astro maior hostilizado com cantos pedindo sua morte, nessa partida de volta na Itália frente a sua torcida Cristiano Ronaldo prometeu o troco e pediu o apoio de toda massa. E como é tradicional ao longo de toda a sua carreira em jogos decisivos, o craque madeirense não negou fogo comandando heroicamente a virada da “Velha Senhora”. Aos 27 minutos CR7 subiu mais do que toda a zaga espanhola e de cabeça abriu o marcador “incendiando” a torcida presente no estádio (mais de 40 mil pagantes, com recorde de publico e bilheteria na casa dos 5.5 milhões de euros). Os colchoneros, atordoados em campo, raramente conseguiam articular uma jogada ofensiva. Se um ainda era pouco, o segundo gol saiu logo aos 3 minutos do 2o tempo, com Cristiano aproveitando cruzamento da direita efetuado por João Cancelo, e cabeceando forte. O goleiro do Atlético ate tirou a bola, mas a tecnologia de linha avisou ao arbitro em seu relógio que a bola tinha entrado e ele confirmou o gol. Desse momento em diante foi um massacre só, com a Juve tentando fazer o 3o e o Atlético tentando levar o jogo para a prorrogação. Mas não teve jeito para os visitantes, que a 4 minutos do termino do tempo regulamentar derrubaram um jogador adversário dentro da área, para penalidade máxima convertida por Cristiano que com os três gols feitos despachou novamente para casa os espanhóis, completando sua 10a presença consecutiva nas quartas de final da Liga dos Campeões. Com esse seu oitavo “hat-trick” na disputa o madeirense chegou a incrível marca de 124 gols, tendo agora mais gols do que 118 das 140 equipes que já participaram da Liga dos Campeões, inclusive mais gols ate do que o próprio Atlético (118 contra 124 de Cristiano). Só contra o Atlético o astro luso já marcou 25 gols em 33 jogos.

O adversário na próxima fase será o Ajax da Holanda.

Tacas europeias

Liga dos Campeões
Liverpool no caminho do Porto

O sorteio realizado nessa sexta na Suíça ditou novamente o Liverpool como adversário do Porto nas quartas de final (na temporada passada o Porto enfrentou o Liverpool nas oitavas de final perdendo por 5×0 no Dragão, e empatando sem gols na Inglaterra; aliás nos 6 confrontos entre as equipes o Porto perdeu 3 e empatou 3), que terão a fase de ida realizada entre 9/10 abril; e a de volta entre 16/17 do mesmo mês. A equipe lusa faz a primeira partida fora no dia 9, a 2a em casa no dia 16.

Os demais confrontos serão:

Ajax x Juventus

Tottenham x Manchester City

Barcelona x Manchester United

Vale lembrar que na próxima fase o vencedor de Ajax x Juventus enfrentara o vencedor de Tottenham x Manchester City; e o vencedor de Liverpool x Porto enfrentara o vencedor de Barcelona x Manchester United.

Liga Europa

Bruno lage volta a inventar e garante Benfica na próxima fase

 Após perder por 1×0 para o Dínamo na partida de ida da semana passada, desta vez jogando em casa Bruno Lage precisaria de pelo menos 2 gols de vantagem para garantir o Benfica na próxima fase. E tal como fez nas duas ultimas partidas fora desta disputa, o técnico encarnado “inventou” de novo, mantendo Jonas e João Felix no banco durante os 45 minutos iniciais, talvez pensando em poupa-los para uma possível prorrogação. O Dínamo, por sua vez, veio com uma retranca quase intransponível, tanto que apesar do maior domínio de posse de bola e oportunidades criadas pelos anfitriões, o placar não foi inaugurado no primeiro tempo. Foi ai que Bruno então resolver desfazer a “invenção” lançando Jonas e João Felix no tempo final. Claro que a mudança gerou um desespero maior por parte dos croatas, que alem de nervosos, se viam acuados pelo novo poder ofensivo encarnado. Contudo o gol só saiu aos 26 minutos num belo chute de direita de Jonas. Com o empate no tempo normal, o jogo foi para a prorrogação e logo aos 4 minutos Ferro colocou o Benfica em vantagem num lindo chute de fora da área. Um minuto após o Dínamo perdeu gol certo na boca do gol, e como quem não faz leva, o ditado prevaleceu com Grimaldo acertando um magnífico chute no estilo folha seca com a bola subindo e caindo brusca e subitamente nas redes croatas. Dai para frente foi só administrar a vitoria e passagem as quartas, onde o Benfica enfrentara Eintrach Frankfurt, dia 11 de abril na Luz; e dia 18 na Alemanha.

Eis os demais confrontos:

Arsenal x Nápoles

Vllarreal x Valencia

Slavia Praga x Chelsea

Vale lembrar que na próxima fase os vencedores de Arsenal x Nápoles e Villarreal x Valencia se enfrentam; assim como também o farão os vencedores de Benfica x Eintrach e Slavia Praga x Chelsea.

Superliga Portuguesa De Futebol

A 25a jornada só terminou nessa segunda com o jogo Benfica 2×2 Belenenses. O placar foi aberto apenas na etapa final, com um golaço de Jonas aos 11 minutos; e Samaris bisando aos 18. Porem 5 minutos após, numa falha grotesca de Vlachodimos que fez golpe de vista, o time de Belém descontou, empatando na sequencia após outra falha encarnada onde Ruben Dias recuou mal uma bola que foi interceptada por Kikas, autor do gol. Com os resultados ao final dessa jornada Benfica e Porto terminaram empatados com 60 pontos, porem com os encarnados a frente dos dragões em 3 critérios de desempate: venceram os dois confrontos com o Porto; marcaram mais gols que o Porto (68 contra 50) e possuem o melhor saldo de gols (45 contra 35).

Já a 26a jornada começou nessa sexta e teve os seguintes jogos:

Sexta (15/3)

Sporting 1×0 S.Clara (20:30h)

Sábado (16/3)

V.Setubal 0x1 Braga (15:30h)

Belenenses 2×2 Portimonense (15:30h)

V.Guimarães 3×1 Boavista (18:00h)

Porto 3×0 Marítimo (20:30h)

Domingo (17/3)

Nacional 0x1 Rio Ave (15:00h)

Aves 0x1 Chaves (15:00h)

Moreirense 0x4 Benfica (17:30h)

Tondela 1×1 Feirense (20:00h)

Critérios de desempate:

  Ponto 6 do Artigo 9.º (competições por pontos) do Regulamento de Competições da Liga Profissional de Futebol:
  «Para estabelecimento da classificação geral dos Clubes que no final das competições se encontrarem com igual número de pontos, serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios, segundo ordem de prioridade:
  a) Número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;
  b) Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;
  c) Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;
  d) Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes nos jogos realizados em toda a competição;
  e) Maior número de vitórias em toda a competição;
  f) Maior número de golos marcados em toda a competição»
  A Liga determinou, no entanto, que durante a prova, para estabelecer a classificação,
aplicam-se apenas os critérios d) a f). Assim sendo, o confronto direto só será relevante no final.

Últimas noticias

Porto

O Porto anunciou nessa quinta à bolsa de valores de Portugal a venda de Eder Militão ao Real Madrid por 50 milhões de euros, sem esclarecer porem quem pagara os 6,7 milhões ao S.Paulo referentes aos 10% que ainda detinha do jogador e mais direitos por ser o clube formador. O Real resolveu bater o martelo agora (embora só tenha o jogador ao final desta temporada) porque contratualmente o valor da clausula rescisória pela qual o defesa foi vendido subiria de 50 para 75 milhões de euros a partir de julho.

Sporting

O Sporting contratou Luis Neto, zagueiro com passagens pela seleção e que esta em final de contrato com o Zenit, por 3 temporadas a partir do próximo mês de junho.

Portugueses no Exterior

A pedido de Guardiola o Manchester City renovou o contrato de Bernardo Silva ate 2025. No City desde 2017 o português já conquistou em 93 partidas um campeonato inglês, duas Taças da Liga e uma Supertaça.

Um estudo feito pela ESPN, baseado nas buscas pela internet, contratos, patrocínios e numero de seguidores, coloca Cristiano Ronaldo como o desportista mais famoso do mundo, deixando para trás figuras como LeBron James (2o colocado), Messi (3o colocado), Neymar (4o colocado) e o lutador de MMA Conor McGregor (5o).

Alem de ocupar a 7ª posição na Premier League, a equipe com 7 portugueses do Wolwerhampton, comandada por Nuno Espírito Santo, novamente surpreendeu nesse final de semana ao garantir vaga na semifinal da Taça da Inglaterra vencendo e eliminando o Manchester United por 2×1.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend