Destaques da Semana: Executivo portista é o novo dono do Belenenses

Destaques da Semana
Por Emídio Tavares

 

Executivo portista é o novo dono do Belenenses

A Assembleia Geral do Belenenses aprovou a venda de mais de 60% do capital social da SAD para o jovem empresário e executivo Rui Pedro Soares (40 anos), sócio do Porto (inclusive já ganhou um “dragão de ouro”); e ex-administrador executivo da Portugal Telecom. Rui Pedro, depois que se desligou da PT Telecom, criou, juntamente com o irmão, a Codecity Players Investment, uma empresa de investimento em futebolistas. Com essa medida, os dirigentes do time do Restelo esperam salvá-lo da bancarrota (atualmente o passivo do Belenenses é de 8,5 milhões; e a divida do clube a médio prazo é de 7 milhões de euros) e ainda levá-lo de volta aos tempos de gloria no futebol da divisão maior de Portugal.

 

Taça da Liga

O sorteio da 3ª fase da Taça da Liga aconteceu nesta segunda, dia 5 de novembro, definindo os seguintes grupos, cujos vencedores se enfrentarão a 27 de fevereiro (vencedor do grupo A x vencedor do grupo C; e vencedor do grupo B x vencedor do grupo D) para se apurar os dois finalistas (final em Coimbra a 14 de abril). Eis os grupos e os respectivos jogos:

Grupo A: Nacional; Porto; V.Setubal e Estoril

Grupo B: V.Guimarães; Braga; Naval e Beira-Mar

Grupo C: Marítimo; Sporting; Rio Ave e Paços de Ferreira

Grupo D: Olhanense; Benfica; Moreirense e Acadêmica

Grupo A
1.ª jornada (19/12)
Nacional – Porto
Estoril – V. Setúbal
2.º jornada (30/12 e 2/1)
Estoril –Porto
V. Setúbal – Nacional
3.º jornada (9/1)
Porto – V. Setúbal
Nacional – Estoril
Grupo B
1.ª jornada (19/12)
V. Guimarães – Braga
Naval – Beira Mar
2.º jornada (30/12 e 2/1)
Naval –Braga
Beira-Mar – V. Guimarães
3.º jornada (9/1)
Braga – Beira-Mar
V. Guimarães – Naval
Grupo C
1.ª jornada (19/12)
Marítimo – Sporting
Rio Ave – P. Ferreira
2.º jornada (30/12 e 2/1)
Rio Ave – Sporting
P. Ferreira – Marítimo
3.º jornada (9/1)
Sporting – P. Ferreira
Marítimo – Rio Ave
Grupo D
1.ª jornada (19/12)
Olhanense – Benfica
Moreirense – Académica
2.º jornada (30/12 e 2/1)
Moreirense – Benfica
Académica – Olhanense
3.º jornada (9/1)
Benfica – Académica
Olhanense – Moreirense

Taças Europeias

Liga dos Campeões

Porto garante antecipadamente vaga nas oitavas de final

A 4ª jornada aconteceu neste 6 de novembro, terça, com o PSG recebendo o Dínamo de Zagreb e vencendo por 4×0; e o Porto visitando o Dínamo de Kiev; com quem empatou sem gols. Nos primeiros 15 minutos a pressão foi grande dos donos da casa, mas sem objetividade na conclusão. Posteriormente o time luso equilibrou as forcas e ate chegou a criar algumas oportunidades de gol ainda na primeira etapa. Para o segundo tempo o time de Vitor Pereira voltou com mais determinação nas jogadas de ataque, mas com o passar do tempo foi perdendo terreno e dando espaço para o Dínamo, que só não marcou graças à grande atuação de Helton, que garantiu o empate e a classificação antecipada do Porto para as oitavas de final, faltando apenas definir quem será o vencedor do grupo; coisa que poderá acontecer apenas no jogo de Paris contra o PSG, na ultima jornada, a 4 de dezembro. O Porto lidera o grupo com 10 pontos, seguido pelo PSG com 9, Dínamo de Kiev com 4 e Dínamo de Zagreb sem ponto algum. Na próxima jornada, dia 21 deste mês, o Porto recebe o Dínamo de Zagreb.

 

Em noite de Cardozo, Benfica vence sem sua águia

A 4ª jornada aconteceu neste 7 de novembro, quarta, com o Barcelona visitando o Celtic, e perdendo surpreendentemente por 2×1; e o Benfica recebendo o Spartak, e vencendo por 2×0; porem só após a entrada de Cardozo no lugar de Rodrigo na etapa complementar. Embora dominando a partida do primeiro ao ultimo minuto, o Benfica não conseguia chegar ao gol na primeira etapa, o que motivou Jesus a fazer entrar o paraguaio na partida, no tempo final. Aos 10 minutos o artilheiro abria o marcador de cabeça, aos 20 mandava uma bola na trave, aos 23 fazia os 2×0; e aos 31 perdia pênalti muito bem defendido pelo goleiro adversário. Realmente foi a noite de Cardozo, escolhido justamente como melhor em campo. Na próxima jornada a 20 deste mês o Spartak recebe o Barcelona, enquanto o Benfica recebe o Celtic. O Barcelona lidera o grupo com 9 pontos, seguido pelo Celtic com 7, Benfica com 4 e Spartak com 3 pontos. Nota curiosa desta partida ficou por conta da fuga de uma das águias do Benfica, para fora do Estádio, no tradicional voo das mesmas antes dos jogos, quando normalmente sobrevoam a plateia e vão de encontro ao seu treinador.

 

Diferença técnica e inexperiência fazem Braga deixar a vitória escapar no final

A 4ª jornada aconteceu neste 7 de novembro, quarta, com O Galatasaray visitando o Cluj do técnico Paulo Sergio e vencendo por 3×1; e o Braga recebendo o Manchester United; dominando o primeiro tempo frente a uma equipe comandada por Alex Ferguson (que ousou entrar sem jogadores no meio campo, mas com mais atacantes); mas que matreiro soube conter os ataques bracarenses na etapa inicial. Para o segundo tempo o time luso entrou com o mesmo ímpeto, e com isso conseguiu abrir o marcador logo aos 4 minutos através de uma cobrança de pênalti executada por Alan. Dai para frente o time inglês aumentou a pressão e o Braga só se fez defender. Sem resultado imediato, Ferguson fez entrar Van Persie, que mudou os destinos do jogo. A 10 minutos do final, chapelou o goleiro bracarense empatando a partida. Passados 4 minutos foi a vez de Rooney virar o jogo em cobrança de pênalti; e no ultimo minuto Chicharito deu números finais ao marcador decretando a derrota do Braga por 3×1; que com isso permanece no ultimo lugar do grupo com apenas 3 pontos ganhos; grupo este que é liderado pelo Manchester com 12 pontos em 4 jogos, seguidos pelo Galatasaray e Cluj, ambos com 4 pontos. Na próxima jornada a 20 deste mês o Galatasaray recebe o Manchester e o Braga vai ate a Romênia enfrentar o Cluj.

 

Liga Europa

Acadêmica vence desfalcado Atlético de Madrid e continua na briga

A 4ª jornada aconteceu neste 8 de novembro, quinta, com a Acadêmica recebendo o Atlético de Madrid e vencendo por 2×0; e o Hapoel visitando o Viktoria Pizen, e sendo goleado por 4×0. O time dos estudantes entrou a campo compenetrado e pouca importância dando ao fato do Atlético de Madrid ter vindo a Coimbra sem seus principais jogadores, achando que o confronto seria fácil. Logo no inicio da partida os colchoneros viram que não seria bem assim, pois a Acadêmica os acuava no campo defensivo, criando inúmeras oportunidades de gol. Numa delas, Wilson Eduardo abriu o marcador para os estudantes aos 23 minutos. Para o segundo tempo o técnico Simeone resolveu colocar o Atlético mais a frente, pressionando a Acadêmica, mas sem sucesso; pois quem marcou, de novo, foi o time de Coimbra, novamente com Wilson Eduardo, em cobrança de pênalti, aos 28minutos. Dai para frente foi só administrar a vantagem para garantir a vitoria, que da animo e fôlego para o time luso ainda sonhar com a classificação.

O Atlético lidera o grupo ao lado do Viktoria Pizen com 9 pontos, seguido pela Acadêmica com 4 e o Hapoel com apenas1. Apróxima jornada, a 22 deste mês colocara frente a frente o Atlético com o Hapoel; e a Acadêmica com o Viktoria Pizen. O time de Coimbra, para sonhar com a classificação sem maiores cálculos, precisa vencer esse jogo; e o próximo, a 6 de dezembro, fora, contra o Hapoel; e torcer para que na ultima jornada haja um vencedor no confronto entre Viktoria Pizen e Atlético de Madrid.

Marítimo perde mais uma e está quase fora

A 4ª jornada aconteceu neste 8 de novembro, quinta, com o Newcastle visitando o Brugge, e empatando por 2 gols; e o Marítimo visitando o Bordeaux, e perdendo por 1×0. O time madeirense pecou por respeitar demais o adversário e entrar a campo com um onze totalmente defensivo, estratégia que caiu por terra com o gol frances logo aos 16 minutos de jogo. Para o segundo tempo bem que o time luso tentou, mas sem objetividade, exceto num lance de gol onde o arbitro assinalou um impedimento duvidoso.

O Newcastle lidera o grupo com 9 pontos, seguido pelo Bordeaux com 8, Brugge com 4 e Marítimo com apenas 2 pontos. A próxima jornada marca a 22 deste mês os confrontos entre Newcastle e Marítimo; e Brugge contra Bordeaux. Na ultima jornada, a 6 de dezembro, o Marítimo recebe o Brugge, e o Bordeaux recebe o Newcastle. Para sonhar com a classificação quase impossível, o Marítimo precisa vencer seus 2 próximos jogos e ainda torcer para que o Bordeaux perca seus dois próximos jogos.

Sporting na porta do inferno

A 4ª jornada aconteceu neste 8 de novembro, quinta, com o Videoton visitando o Basiléia, e perdendo por 1×0; e o Sporting recebendo o Genk, e empatando por 1 gol. A equipe leonina entrou a campo pressionada e assustada, o que deu moral para o Genk crescer no jogo e criar boas oportunidades de gol, embora sem objetividade na primeira etapa. Para o segundo tempo o técnico Vercauteren resolveu colocar os leões mais a frente, mas um segundo cartão amarelo recebido por Schaars fez as pretensões leoninas se arrefecerem aos 12 minutos; porem, antes do adversário se aproveitar disso, Capel criou bela jogada e lançou na área para Wolfsvinkel abrir o marcador e de uma forma grotesca e infeliz comemorar o gol com o dedo médio em riste apontado para as arquibancadas, aos 19 minutos. Dai para frente só deu Genk, que massacrou a defesa de Alvalade, só não fazendo vários gols graças às defesas milagrosas de Rui Patrício. E quando todos acreditavam que finalmente a crise estaria deixando o Sporting, eis que no ultimo minuto o Genk conseguiu empatar o jogo e praticamente alijar o Sporting da próxima fase da disputa.

O Genk lidera o grupo com 8 pontos, seguido pelo Videoton com 6, Basiléia com 5 e Sporting com apenas 2 pontos. A próxima jornada a 22 deste mês marca os confrontos entre Videoton x Genk, e Basiléia x Sporting; e a ultima jornada, a 6 de dezembro, colocara frente a frente Genk x Basiléia e Sporting x Videoton. Para sonhar com a classificação, o Sporting precisa vencer seus 2 próximos jogos; e ainda torcer para que o Genk vença o Videoton na penúltima jornada e não perca para o Basiléia na última.

 

SUPERLIGA PORTUGUESA DE FUTEBOL

A 9ª começou nesta sexta, as 20:15h, com o Gil Vicente recebendo o Paços de Ferreira, e perdendo por 1×0.

No sábado, as 20:30h, o V.Guimarães recebeu o Nacional…

No domingo, mais cinco jogos.

As 16:00h o Estoril recebeu o Moreirense e venceu por 2×0; e o Olhanense recebeu o Beira-Mar, e venceu por 1×0.

As 18h foi a vez do Porto receber a Acadêmica, e vencer por 2×1.

As 19:30h o Rio Ave recebeu o Benfica, e perdeu por 1×0.

E as 20:15h foi a vez do Sporting receber o Braga, e finalmente vencer, por 1×0.

A jornada só termina amanha, dia 12, com o Marítimo recebendo o V.Setubal.

Critérios de desempate:

  Ponto 6 do Artigo 9.º (competições por pontos) do Regulamento de Competições da Liga Profissional de Futebol:
  «Para estabelecimento da classificação geral dos Clubes que no final das competições se encontrarem com igual número de pontos, serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios, segundo ordem de prioridade:
  a) Número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;
  b) Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;
  c) Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;
  d) Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes nos jogos realizados em toda a competição;
  e) Maior número de vitórias em toda a competição;
  f) Maior número de golos marcados em toda a competição»
  A Liga determinou, no entanto, que durante a prova, para estabelecer a classificação,
aplicam-se apenas os critérios d) a f). Assim sendo, o confronto direto só será relevante no final.

 

ÚLTIMAS NOTICIAS

Benfica

Luis Filipe Vieira recusou-se a receber um dirigente do Santos, interessado em contratar Aimar, que apesar dos elevados salários e da vontade encarnada em se desfazer dele; com certeza não será negociado com o clube brasileiro; que preferiu não manter a palavra dada ao time da Luz quando da venda de Danilo, negociando-o com o Porto.

Depois de conquistar o Campeonato Português de Basquetebol; neste domingo foi a vez do Benfica conquistar a sua 10ª Supertaça Portuguesa de Basquetebol ao bater a Acadêmica (campeã da Taça de Portugal) por 68×53.

A ciumeira começou no time da Luz. Segundo a imprensa, Cardozo não concorda em ganhar menos que Lima, e exige melhorias salariais ou ser colocado a venda (extraoficialmente Cardoso recebe 75 mil euros por mês, enquanto Lima recebe mais de 83 mil euros).

Outros Esportes

No mundial de futsal na Tailândia, Portugal perdeu por 3×1 para o Brasil, e com isso ficou em segundo do seu grupo. Assim, coube a seleção lusa enfrentar o Paraguai nesse domingo pelas oitavas de final do mundial; e os pupilos portugueses não decepcionaram, goleando os paraguaios por 4×1, num verdadeiro show de bola. Agora, Portugal enfrenta nas quartas de final o vencedor de Itália x Egito.

Seleção Portuguesa

No ranking da FIFA deste mês Portugal caiu do 3o para o 4o lugar, trocando de posto com a Argentina, que agora só esta atrás de Espanha e Alemanha. O Brasil ocupa o 13o posto. Por outro lado, no ranking de clubes que determina o numero de participantes nas tacas europeias daqui dois anos, Portugal ultrapassou a Franca, após as vitorias de Acadêmica e Benfica, e empates do Porto e Sporting, aliados as derrotas de Lille e Montpellier; assumindo, portanto a 5a colocação.

No próximo dia 14 Portugal joga amistosamente contra o Gabão em Libreville; e de novidades na convocação tivemos as chamadas de Silvio (defesa do Atlético de Madrid); Nelson (defesa do Betis), Paulo Machado (meio-campista do Olympiakos), e Helder Barbosa do Braga (que foi convocado em decorrência da lesão de Nani que o afastou da seleção).

Portugueses no exterior

O Real Madrid, dos lusos Pepe, Cristiano, Mourinho, Coentrao e Ricardo Carvalho salvou-se de ser derrotado em casa frente ao Borussia Dortmund no ultimo minuto, quando perdia por 2×1. No outro jogo do grupo pela Liga dos Campeões, Manchester City e Ajax empataram por 2 gols. Os alemães lideram o grupo, seguidos pelos espanhóis.

Cristiano Ronaldo comprou um mega-apartamento de mais de 1000 metros quadrados, nas imediações do Morumbi, em S.Paulo, pagando pelo mesmo a “módica” quantia de 2,7 milhões de euros (algo em torno de 7 milhões de reais).

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: