Destaques da Semana: Declarada guerra entre Pinto da Costa e Luis Filipe Vieira

DESTAQUES DA SEMANA

Por Emídio Tavares

 

Declarada guerra entre Pinto da Costa e Luis Filipe Vieira

Pinto da Costa, após o incidente ocorrido entre Luisão e o arbitro alemão (na partida do Benfica com o Fortuna), declarou à imprensa, dentre outras provocações aos encarnados, que aquilo jamais aconteceria num clube por ele comandado e que era uma vergonha. O presidente do Benfica, Luis Filipe Vieira, de imediato veio a publico e fez o seguinte discurso:

“Vergonha é ser condenado por corrupção desportiva.

Vergonha para o país foi saber-se que houve quem corrompesse árbitros com prostitutas e outros esquemas. Vergonha foi todos sabermos o que se passou, quando e como se passou, mas a justiça portuguesa ter preferido ignorar os fatos.

Vergonha é recordar a imagem de árbitros como José Pratas e outros a fugirem de campo de jogadores e adeptos. Vergonha é agredir jornalistas por terem opinião.

Vergonha é intimidar pessoas do próprio Clube apenas porque pensam de forma diferente.

Vergonha é ameaçar ou agredir jogadores apenas porque estes não querem renovar ou ser emprestados.

Vergonha é ter ordenados em atraso e fazer de conta que não se passa nada!

Vergonha é saber que algumas pessoas gozam de total impunidade em Portugal”.

Pinto da Costa não se fez de rogado, e resumidamente retrucou Vieira com a seguinte colocação:

“O Benfica vai ter eleições em outubro, e embora o senhor Luís Filipe Vieira tenha afastado quase todos os possíveis candidatos com aquela alteração dos estatutos, de obrigar a ter 25 anos de sócios, está em campanha eleitoral e nada melhor do que encontrar um alvo e uma guerra com o FC Porto…. Não vou entrar nesse jogo. Queria só dizer que vergonha teria se tivesse sido condenado por roubo, fosse no tribunal da Boa Hora ou noutro qualquer. De resto não entro nessa conversa porque não estou em campanha eleitoral…”

 

Taças Europeias

A UEFA definiu que o Dila Gori (Geórgia) será o adversário do Marítimo, dia 23 deste mês na Madeira em jogo de ida, e dia 30 na Geórgia no jogo de volta do play-off que dará acesso a fase de Grupos da Liga Europa. O Dila Gori perdeu a primeira partida em casa por 1×0 para o Anorthosis, e vencia por 3×0 o mesmo adversário na partida de volta no Chipre, quando aos 17 minutos da etapa final torcedores locais invadiram o gramado. O Anorthosis alem de eliminado, foi punido com os próximos 3 jogos em sua casa sendo jogados a portão fechado, e ainda com uma multa de 50 mil euros.

Já o Sporting enfrentara no play-off (que da acesso à fase de Grupos da Liga Europa, para a qual a Acadêmica, por ter sido Campeã da Taça de Portugal, já tem vaga assegurada) o Horsens da Dinamarca, fazendo o primeiro joga na casa adversária, também a 23 de agosto; e o jogo de volta em Portugal, no dia 30.

Pela Liga dos Campeões, o Braga enfrentara no play-off (que da acesso á fase de Grupos para a qual Porto e Benfica já estão qualificados automaticamente) a Udinese da Itália, fazendo o jogo de ida em casa a 22 deste mês, e o de volta na Itália, dia 28.

 

Superliga Portuguesa de Futebol

Teve inicio nesta sexta-feira a temporada 2012/2013 da Superliga Portuguesa de futebol, com os seguintes jogos:

Sexta-feira, 17 de agosto:
Olhanense 2×1 Estoril, 20.15 horas

Sábado, dia 18 de agosto:
Rio Ave 0x1 Marítimo, 18.15 horas

Benfica 2×2 SC Braga, 20.15 horas, numa partida marcada por inúmeros erros de arbitragem (que prejudicaram mais os visitantes, com um jogador expulso injustamente), o Benfica saiu na frente, tomou a virada (com péssima atuação de Melgarejo, invenção de Jorge Jesus que o quer transformar no novo Coentrão), mas ainda encontrou forças para conseguir o empate na cobrança de uma penalidade máxima.

Domingo, 19 de agosto:
Nacional 2×2 V. Setúbal, 16 horas
P. Ferreira 1×1 Moreirense, 18 horas
Gil Vicente 0x0 FC Porto, 18.15 horas
V. Guimarães 0x0 Sporting, 20.30 horas

Segunda-feira, 20 de agosto:
Beira-Mar – Académica, 20.15 horas

 

A 2ª jornada marcara os seguintes confrontos :

Sexta-feira, 24 de agosto:
Académica – Olhanense, 20.15 horas

Sábado, 25 de agosto:

Sporting de Braga – Beira-Mar, 18.30 horas
FC Porto – Vitória de Guimarães, 20.30 horas

Domingo, 26 de agosto:
Moreirense – Nacional, 16 horas
Estoril-Praia – Paços de Ferreira, 17 horas
Marítimo – Gil Vicente, 18 horas
Vitória de Setúbal – Benfica, 20.15 horas

Segunda-feira, 27 de agosto:
Sporting – Rio Ave, 20.15 horas

 

Critérios de desempate:

  Ponto 6 do Artigo 9.º (competições por pontos) do Regulamento de Competições da Liga Profissional de Futebol:
  «Para estabelecimento da classificação geral dos Clubes que no final das competições se encontrarem com igual número de pontos, serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios, segundo ordem de prioridade:
  a) Número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;
  b) Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;
  c) Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;
  d) Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes nos jogos realizados em toda a competição;
  e) Maior número de vitórias em toda a competição;
  f) Maior número de golos marcados em toda a competição»
  A Liga determinou, no entanto, que durante a prova, para estabelecer a classificação,
aplicam-se apenas os critérios d) a f). Assim sendo, o confronto direto só será relevante no final.

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Benfica

O arbitro alemão (Christian Fisher) que supostamente foi agredido por Luisão com uma peitada (na partida entre Fortuna e Benfica na Alemanha, no ultimo dia 11 de agosto) resolveu denunciá-lo a policia local, que agora analisara o caso e as provas para definir se dará provimento a queixa. Já quanto a uma possível punição no âmbito desportivo ao jogador, se houver, somente poderá ser aplicada pela Federação Portuguesa. A FIFA já pediu junto a Federação Alemã, vistas ao processo. Por sua vez, a Federação Portuguesa, ao receber o relatório da partida elaborado pelo arbitro (que porem, em momento algum cita o ocorrido como agressão) e enviado a Portugal pela Federação Alemã, o reencaminhou ao Conselho de Disciplina. Essa semana, os presidentes de Benfica e Fortuna se reuniram e chegaram a um acordo (não divulgado em termo de valores) com relação à cota de 200 mil euros paga pelos alemães aos lusos pela partida que não chegou ao seu final; visto que a principio os anfitriões do jogo queriam a devolução integral do valor.

Os ex-jogadores encarnados, Eder Luis e Filipe Bastos, vendidos recentemente ao Vasco da Gama, foram “penhorados” pela justiça brasileira, por conta de uma divida de 23 milhões de euros reclamada pelo atual deputado e ex-jogador Romário, junto ao clube carioca. Cinco por cento do passe destes dois jogadores e também dos jogadores Dede e Nilton foram judicialmente vinculados a Romário pela justiça, ate o resultado final do julgamento. Os dirigentes do Vasco contestam a divida.

 

Sporting

O Sporting firmou um acordo com a Câmara Municipal de Rio Maior para mandar os jogos de sua equipe B no estádio daquela localidade.

 

Boavista

O time axadrezado do Bessa, que atualmente disputa a II Divisão B (equivalente a 3a divisão no Brasil), mas que pode a qualquer hora voltar à divisão maior de Portugal por determinação da justiça comum que lhe deu ganho de causa no processo que culminou com sua queda por suposto envolvimento em manipulação de resultados, acaba de contratar o veterano Petit, que ha 4 anos defendia o Koln da Alemanha, embora parado ha alguns meses em recuperação de grave lesão. O craque de 35 anos, que atuou por 2 épocas no Boavista, sagrando-se inclusive campeão, aceitou o desafio, mas garantiu que será sua ultima temporada como jogador.

 

Belenenses

O Belenenses sagrou-se campeão português de futebol de areia no ultimo final de semana, ao bater (na prorrogação) o Sótão de Nazaré por 3×2. O campeonato, organizado pela Federação Portuguesa de Futebol, aconteceu nas praias da Foz do Lisandro, na Ericeira.

 

Seleção Portuguesa

Portugal jogou amistosamente nesta quarta-feira no Estádio do Algarve e venceu a seleção do Panamá por 2×0 (gols de Nelson Oliveira e Cristiano Ronaldo), numa partida de muitas experiências e substituições, onde a seleção das cinco quinas massacrou o adversário e só não goleou devido ao azar e a ma pontaria de seus jogadores, principalmente Hugo Almeida, que perdeu pelo menos 5 gols. A 7 de setembro,

Portugal arranca nas eliminatórias para o Mundial do Brasil, jogando fora contra Luxemburgo.

 

Portugueses no Exterior

Mais uma vez Cristiano Ronaldo estará concorrendo ao lado de Messi e Iniesta ao premio de melhor jogador da temporada passada, indicado pela UEFA. A escolha do vencedor acontecera no próximo dia 30 em Mônaco, por ocasião do sorteio da fase de grupos da Liga dos Campeões.

Simão Sabrosa, que começou a se destacar no Sporting, passando depois pelo Barcelona, Benfica, Atlético de Madrid e Besiktas; recebeu tudo que lhe era devido pelo time turco, e acertou esta semana seu vinculo por 2 temporadas com o Espanhol de Barcelona.

Bosingwa, depois de passar 4 anos no Chelsea (onde recentemente sagrou-se campeão da Liga dos Campeões), acaba de assinar contrato por 3 temporadas com o Queens Park Rangers, também da Premier League.

Na sua estreia na Premier League, o Tottenham de Villas Boas foi derrotado fora, pelo Newcastle, por 2×1.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: