Destaques da Semana: CR7 dá show na estreia e quebra mais 2 recordes

DESTAQUES DA SEMANA
Por Emídio Tavares

 

Eurocopa: CR7 dá show na estreia e quebra mais 2 recordes

Portugal estreou nessa terça na Eurocopa pelo Grupo F em Budapeste frente a Hungria com uma equipe mais comedida no meio de campo, composta por 4 meias com Danilo e William Carvalho na contenção atras de Bruno Fernandes e Bernardo Silva mais ofensivos. O ataque contou com Cristiano e Diogo Jota mais avançados. Essa formação dificultou mais as criações de jogadas de ataque, porem por outro lado praticamente impediu qualquer tentativa ofensiva dos donos da casa, que foram acuados desde o 1o minuto de jogo, com destaque para o goleiro Gulacsi, autor de grandes defesas. Como o segundo tempo ja corria solto e o gol não saia, Fernando Santos resolveu mexer aos 26 minutos trocando Bernardo Silva por Rafa Silva, o que deu mais agressividade ao ataque português. Dez minutos apos foi a vez de Andre Silva ocupar o lugar de Diogo Jota, muito individualista e sem produzir nada para o grupo. E finalmente as mudanças surtiram efeito. Aos 39, numa bola cruzada rasteira para a área, Rafhael Guerreiro, num corta luz involuntário de Bruno Fernandes, bateu baixo no canto direito do goleiro hungaro abrindo o placar para Portugal. Dois minutos apos, Rafa foi puxado dentro da área pelo braco: pênalti convertido por Cristiano Ronaldo batendo seu 2o recorde mundial na partida, o primeiro jogador a disputar 5 Eurocopas (e recordista em jogos nessa fase da disputa com 21), e o maior artilheiro isolado de todos os tempos da Eurocopa, que ainda ampliou essa marca ao fazer o 3o gol de Portugal numa jogada de 33 passes seguidos iniciada por Renato Sanches aos 47, que serviu Ronaldo para o madeirense tabelar com Rafa, e fazer uma pintura driblando ate o goleiro e completando seu 11o gol numa Euro (agora 2 a mais do que Platini com quem estava empatado).  Com os dois gols marcados no jogo CR7 agora esta a apenas 3 para igualar o recorde mundial de artilharia por seleções que pertence ao iraniano Ali com 109 gols. No outro jogo do grupo a Franca venceu a Alemanha por 1×0 em Munique.

Tabu Continua E Portugal Perde Para Alemanha

Portugal enfrentou a Alemanha nesse sábado em Munique, sem João Felix e Nuno Mendes (contundidos), e manteve o retrospecto negativo frente aos alemães onde em 19 confrontos só venceu 3, empatando 5 e perdendo os outros 11 jogos. O único alento ficou por conta do 1º gol de Cristiano Ronaldo marcado frente a Alemanha abrindo o marcador aos 15 minutos num lance em que o madeirense tirou como zagueiro uma bola na defesa portuguesa, armando um contra-ataque com Diogo Jota, que recebeu excelente passe de Bruno Fernandes, limpando a zaga e o goleiro alemães e tocando para o gol de CR7. Mas o domínio alemão na etapa inicial era marcante e sempre nas costas dos laterais lusos, especialmente Nelson Semedo, que evoluía para o ataque e deixava um corredor na defesa onde justamente saiu a jogada do gol de empate alemão, numa bola cruzada na área com Ruben Dias fazendo contra. Na sequencia, nova bola alçada na defesa lusa que resultou na virada dos bavaros, desta feita com Guerreiro mandando para as próprias redes.

Para a etapa final Fernando Santos sacou o apagado Bernardo Silva colocando Renato Sanches e depois Rafa Silva no lugar de Diogo Jota, mas os alemães não deram tempo para a seleção lusa se organizar e aos 6 minutos marcaram o 3º com Havertz. Portugal então tentou o tudo nada, mas novamente numa bola nas costas de sua zaga sofreu o 4º gol feito por Gosens aos 15 minutos. Perdido por um, perdido por mais, e Portugal então resolveu marcar sob pressão os alemães, descontando aos 22 num passe de CR7 para Diogo Jota. Com esse passe o madeirense igualou o recorde mundial de maior assistente nas Eurocopas, com 8 no total. Daí para frente os alemães administraram o placar, embora Portugal tivesse forçado para conseguir mais gols, inclusive com um belo chute de Renato Sanches na trave. Como França e Hungria empataram por 1 gol, a França lidera o grupo com 4 pontos, seguida por Alemanha em 2º (no critério de desempate por confronto direto com Portugal), Portugal em 3º também com 3 pontos; e Hungria em ultimo com 1. Na próxima quarta Portugal enfrenta a França, enquanto a Alemanha joga com a Hungria.

SUPERLIGA

A temporada 2021/2022 arranca no próximo dia 8 de agosto, tanto 1a como 2a divisões, terminando o turno de ida a 29 de janeiro de 2022 e o de volta a 15 de maio.

O rebolo entre o 16o colocado da 1a divisao e o 3o da 2a, pela ultima vaga da divisão maior, tem a partida de ida agendada para 21 de maio, e a de volta para 29 do mesmo mês.

ÚLTIMAS NOTICIAS

Sporting

No ultimo domingo, apos o quarto e decisivo jogo do play-off de futsal frente ao Benfica, com a vitoria por 6×2 o Sporting sagrou-se campeão nacional pela 16a vez.

Portugueses pelo mundo

Joao Cancelo testou positivo para COVID no ultimo sábado e foi cortado da seleção, sendo convocado para o seu lugar Diogo Dalot, que atua no Milan por empréstimo do Manchester United.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: