Destaques da Semana: Cai quem mais prejuízo deu a SAD Leonina em toda sua história

DESTAQUES DA SEMANA

Por Emídio Tavares

 

Sporting: Cai o ditador que mais prejuízo deu a SAD Leonina em toda sua história

Mesmo proibido judicialmente de entrar nas dependências do Sporting, Bruno de Carvalho não só descumpriu essa determinação como barrou nessa semana a entrada no clube da Comissão de Gestão nomeada pela Mesa da Assembleia Geral, que por esse motivo entrou com uma queixa no Tribunal de Justiça de Lisboa.

Esse ditador desequilibrado, que conseguiu incitar a torcida levando a uma invasão de 50 criminosos nunca antes vista num centro de treinamentos com agressões sanguinolentas a jogadores, tentou de tudo para continuar no poder, mesmo sendo responsável pela perda de 9 de seus maiores craques que na justiça romperam contrato unilateralmente. Ele que assumiu pela primeira vez a presidência em março de 2013, sendo reeleito em março do ano passado, deu hoje o seu adeus à presidência do Sporting, mesmo com toda a truculência que a pequena parte de seus seguidores tentou impor na Assembleia de Destituição ocorrida nesse sábado, com tentativas de agressão a Álvaro Sobrinho (maior acionista da SAD leonina detentor de 30% das ações) e Jaime Marta (presidente da Assembleia). Numa primeira contagem, dos 14735 associados que votaram 60% optaram pela destituição do até então presidente, Bruno de Carvalho. Não satisfeitos com o resultado os apoiadores de Bruno pediram a recontagem dos votos onde então, em números finais e oficiais, decretou-se a destituição do presidente com 71,36% dos votos a favor e apenas 28,64% contra, além de 0,53% de abstenções.

Nesse domingo o novo presidente da SAD ja foi anunciado: Sousa Cintra, que fica no cargo ate 8 de setembro quando acontecera o novo pleito eleitoral.

Imediatamente após o anúncio da destituição de Bruno Carvalho o Grupovarius, que tinha retirado o patrocínio do judô leonino, anunciou que esta de volta.

No ultimo adeus ao Sporting o despeitado Bruno de Carvalho disse que deixa de ser sócio e torcedor do clube de Alvalade.

Mundial da Rússia: Com novo gol de CR7 Portugal sofre para vencer Marrocos

Com apenas uma mudança em relação à equipe que começou o jogo contra a Espanha, a entrada de João Mário no lugar de Bruno Fernandes, Portugal enfrentou nessa quarta a tinhosa seleção de Marrocos, vencendo graças a mais um gol madrugador de CR7 aos 5 minutos quando, em jogada ensaiada de escanteio, Bernardo Silva cobrou curto para João Moutinho cruzar na área e encontrar a cabeça torpedo do madeirense que lançou a bola para o fundo das redes (alias mais uma vez eleito o homem do jogo e agora isolado o maior artilheiro de seleções europeias de todos os tempos). O gol parece ter acomodado Portugal que recuou e permitiu aos marroquinos estarem constantemente no ataque, beneficiados ainda por um meio campo luso mais armador, principalmente devido à presença de João Mário que não ataca tanto quanto Bruno Fernandes. Pouco ou quase nada mais fez Portugal na etapa final, a não ser se defender, mesmo com as entradas de Gelson Martins aos 15 minutos no lugar de Bernardo Silva; Bruno Fernandes no lugar de João Mário aos 25 e Adrian aos 44 no lugar de João Moutinho. Quem salvou Portugal por inúmeras vezes foi o goleiro Rui Patrício, inclusive com uma defesa aos 12 minutos do tempo final que lembrou a do goleiro Banks na Copa de 70 num cabeceio para o chão de Pelé. Com a vitória a seleção lusa passa a somar 4 pontos e agora enfrenta na próxima segunda-feira as 9:00h do Brasil a dificílima seleção do Irã treinada pelo português Carlos Queiroz, que enfrentou nessa rodada a Espanha perdendo por 1×0. Portugal e Espanha lideram empatados em todos os critérios (pontos, diferença de gols, gols marcados, pontos obtidos entre as equipes empatadas, diferença de gols nos jogos entre essas equipes, gols marcados nos jogos entre essas equipes) menos no disciplinar, que tira 1 ponto por cartão amarelo, 3 por vermelho resultante de acumulação de amarelos e 4 por vermelho direto. Nesse critério Portugal levou um cartão amarelo em cada jogo e a Espanha levou apenas no jogo com Portugal. O último critério de desempate é o sorteio.

Superliga Portuguesa De Futebol

A próxima temporada tem inicio previsto para agosto e com a previsão de rebaixar as 3 últimas equipes colocadas e subir campeão e vice da 2a Liga e mais o Gil Vicente.

Critérios de desempate:

  Ponto 6 do Artigo 9.º (competições por pontos) do Regulamento de Competições da Liga Profissional de Futebol:
  «Para estabelecimento da classificação geral dos Clubes que no final das competições se encontrarem com igual número de pontos, serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios, segundo ordem de prioridade:
  a) Número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;
  b) Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;
  c) Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;
  d) Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes nos jogos realizados em toda a competição;
  e) Maior número de vitórias em toda a competição;
  f) Maior número de golos marcados em toda a competição»
  A Liga determinou, no entanto, que durante a prova, para estabelecer a classificação,
aplicam-se apenas os critérios d) a f). Assim sendo, o confronto direto só será relevante no final.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Sporting

O Sporting anunciou a contratação do técnico sérvio e ex-jogador Mihajlovic, que assinou por 3 temporadas.

O goleiro Viviano (32 anos), que na temporada passada atuou por 27 vezes defendendo as cores da Sampdoria, é o novo reforço leonino tendo assinado contrato até 2020 e mais um ano opcional, com cláusula rescisória fixada em 45 milhões de euros.

Pelo fato do Sporting ter conseguido o 3o lugar na última Liga Portuguesa e consequentemente vaga no playoff para a Champions League, Bruno Carvalho reivindicou junto a SAD leonina um prêmio extraordinário de 1 milhão para os jogadores, 50 mil euros para cada um de seus 3 membros da direção da SAD e mais 100 mil euros para si próprio.

Benfica

Cristian Lema, zagueiro-central de 27 anos que não teve seu vínculo renovado com o Belgrano da Argentina, é o novo reforço do Benfica.

Rio Ave

Jagiellonia Bialystok, vice-campeão polonês, será o adversário do Rio Ave na 2a pré-eliminatória da Liga Europa, com o primeiro jogo ocorrendo a 26 de julho na Polônia, e o jogo de volta em Portugal a 2 de agosto.

Porto

A Supertaça Cândido Oliveira, que colocará frente a frente Porto (campeão português) e Aves (campeão da Taça de Portugal) terá como palco a 4 de agosto as 20:45h de Portugal o Estádio Municipal de Aveiro.

Liga de Clubes

A Liga anunciou nessa quarta-feira o impedimento de registrar novos contratos de jogadores no âmbito do processo de candidatura à participação nas competições profissionais, por não terem entregado as declarações de ausência de dívidas junto a Autoridade Tributaria e Segurança Social, dos seguintes clubes: Aves, Boavista, V.Setúbal e Leixões. Exatamente por conta deste impedimento o time de Setúbal não poderá inscrever o recém-contratado, junto ao Atlético Paranaense, por empréstimo de 2 temporadas, Cascardo, lateral-direito de 21 anos que conseguiu na justiça passe livre após seu time formador, a Portuguesa de Desportos, deixar de pagar seu fundo de garantia.

Portugueses no Exterior

Nessa segunda o Wolverhampton, do técnico português Nuno Espírito Santo, anunciou a contratação do goleiro Rui Patrício por 4 temporadas, depois de 12 temporadas e 460 jogos a serviço do Sporting, que ainda promete brigar na justiça para não perder o atleta.

O português Ricardinho, melhor jogador do mundo de futsal, embora não tenha atuado na 3a e decisiva partida da decisão do campeonato espanhol de futsal contra o Barcelona por conta de uma contusão, comemorou nessa terça a conquista de mais um campeonato do seu Inter Movistar, desta feita na decisão por pênaltis.

O Valência acertou nessa segunda a compra em definitivo, junto ao PSG, do português Gonçalo Guedes por 40 milhões de euros. Vale lembrar que em 2014 o Benfica negociou o jogador com os franceses por 30 milhões de euros, e agora deverá receber mais 1,3 milhões de euros dessa negociação por ser o clube formador, além de um bônus contratual de 7 milhões de euros previsto no contrato de venda do jogador para o PSG em caso de revenda.

O presidente português Marcelo Rebelo de Sousa chegou nessa terça a Rússia, sendo recebido no aeroporto pelo mascote do Mundial, para assistir ao jogo contra Marrocos e encontrar-se com Vladimir Putin.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: