Destaques da Semana: As “Cinco Finais” para Benfica e Porto

DESTAQUES DA SEMANA
Por Emídio Tavares

 

As “Cinco Finais” para Benfica e Porto

Restando cinco jornadas para o término do campeonato, Benfica e Porto brigam cabeça a cabeça pelo título, empatados em pontos mas com os encarnados levando vantagem nos três primeiros critérios de desempate (venceu os dois confrontos diretos, tem melhor saldo de gols e também o melhor ataque). Ambos terão pela frente clássicos o que acirra mais ainda a disputa. Eis os adversários de cada um nas últimas cinco jornadas e o local dos jogos:

30° jornada:

Benfica jogou em casa com o Marítimo

Porto jogou em casa com o Santa Clara

31° jornada:

Benfica joga fora com o Braga

Porto joga fora com o Rio Ave

32° jornada:

Benfica joga em casa com o Portimonense

Porto joga em casa com o Aves

33° jornada:

Benfica joga fora com o Rio Ave

Porto joga fora com o Nacional

34° jornada:

Benfica joga em casa com o Santa Clara

Porto joga em casa com o Sporting

Taças europeias
Liga dos Campeões
Porto diz adeus a “Champions” com mais de 80 milhões nos cofres

O Porto fez nessa quarta, dia 17, pelas quartas-de-final da Liga dos Campeões a partida de volta frente ao Liverpool em Portugal (na de ida perdeu por 2×0), precisando fazer gols contra uma equipe superior tecnicamente e especialista em jogadas de contra-ataque. E sem surpresa alguma perdeu por 4×1, com Mané abrindo o placar para os ingleses aos 26 minutos de jogo; Salah ampliando aos 20 da etapa final; Militão fazendo o gol de honra luso aos 23 e por fim com Firmino fazendo os 3×1 aos 32 e Van Dijk fechando a goleada aos 39 minutos. Contudo, o Porto conseguiu chegar as quartas de final depois de quatro temporadas sem o fazer, e ainda embolsando mais de 80 milhões de euros (78,4 milhões, valor esse que ainda será acrescido de direitos televisivos, bilheterias e outros variantes, devendo ultrapassar a casa dos 80 milhões), recorde de faturamento na disputa entre as equipes portuguesas.

Liga Europa

Arbitragem e inoperância ofensiva alijam Benfica da liga Europa

O Benfica fez nessa quinta, dia 18, pelas quartas-de-final da Liga Europa, a partida de volta frente ao Eintrach Frankfurt na Alemanha perante 2.600 torcedores encarnados (na partida de ida em Portugal venceu por 4×2), e embora sem qualquer poderio ofensivo (Lage optou por começar o jogo com uma equipe mais defensiva, sacando Ferro, Pizzi e Florentino e colocando Jardel, Fejsa e Gedson), foi absurdamente prejudicado pela arbitragem que validou no final da primeira etapa o gol de Kostic, em total impedimento e ainda com mais dois jogadores da sua equipe na mesma posição de fora de jogo. O gol abalou o Benfica, que ainda teve Bruno Lage expulso por reclamação. Na etapa final a pressão alemã aumentou culminando com a marcação do 2° gol feito por Rode, aos 22 minutos, e que alijou o Benfica da disputa.

SUPERLIGA PORTUGUESA DE FUTEBOL

A 30° jornada teve início nessa sexta:

19/04 (sexta-feira)

Tondela 1×0 Boavista (15:30h)

V.Setúbal 1×1 Portimonense (15:30h)

Nacional 0x1 Sporting (18:00h) – embora com um gol duvidoso, o Sporting completou nessa jornada a sua 8° vitória consecutiva.

V.Guimarães 0x2 Aves (20:30h)

20/04 (sábado)

Moreirense 0x1 Aves (15:30h)

Belenenses 1×3 Rio Ave (15:30h)

Feirense 0x2 Braga (18:00h)

Porto 1×0 Santa Clara (20:30h)

Com esses resultados, e como o Feirense já se encontra a 16 pontos do 1° clube fora da zona de rebaixamento (no caso o Tondela, que está em 15° lugar com 31 pontos), o clube de Santa Maria da Feira está definitivamente rebaixado.

Já pela 2° Liga o Paços de Ferreira, com o técnico Vitor Oliveira (rei do acesso), garantiu a volta a divisão principal de Portugal ao vencer nesse sábado o Acadêmico de Viseu por 2×1. É o 11° acesso do técnico da equipe da cidade do móvel.

Devido a Páscoa não teremos jogos no domingo, com a jornada terminando apenas na segunda às 20:15h com o Benfica recebendo o Marítimo.

Critérios de desempate:

  Ponto 6 do Artigo 9.º (competições por pontos) do Regulamento de Competições da Liga Profissional de Futebol:
  «Para estabelecimento da classificação geral dos Clubes que no final das competições se encontrarem com igual número de pontos, serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios, segundo ordem de prioridade:
  a) Número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;
  b) Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;
  c) Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;
  d) Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes nos jogos realizados em toda a competição;
  e) Maior número de vitórias em toda a competição;
  f) Maior número de golos marcados em toda a competição»
  A Liga determinou, no entanto, que durante a prova, para estabelecer a classificação,
aplicam-se apenas os critérios d) a f). Assim sendo, o confronto direto só será relevante no final.

ÚLTIMAS NOTICIAS

Belenenses

Com a subida antecipada da divisão distrital à divisão de honra de Lisboa, restam agora mais quatro degraus para o Belenenses Clube voltar a divisão maior de Portugal. A SAD, dominada pela empresa Codecyti, já foi proibida pelos Tribunais de utilizar as cores, símbolos, hino e distintivo dos donos do Estádio do Restelo, restando agora o último recurso para proibi-los também de utilizar o nome “Belenenses”.

Sporting

Wendel, que essa semana (e sem autorização do Sporting) foi até a Itália assistir a partida entre Juventus e Ajax, embora negue isso alegando ter viajado para negociar a troca de empresário, foi afastado da partida dos leões nessa jornada.

Portugueses no Exterior

Carlos Queiroz entrou com representação na FIFA para cobrar os salários não pagos dos últimos seis meses em que dirigiu a seleção do Irã.

O Ajax, jogando na Itália frente a Juventus e mesmo sofrendo um gol primeiro, assinalado mais uma vez por Cristiano Ronaldo na 1° etapa, igualou o marcador ainda no tempo inicial e no segundo tempo virou o placar, dando um show de bola e colocando os italianos na roda. Com isso, depois de 8 anos consecutivos a semifinal da Liga dos Campeões não terá o craque português em campo (artilheiro consecutivo das últimas épocas). Porém, por outro lado, volta a ter após 22 anos a presença do Ajax.

Já pelo campeonato italiano, com a vitória nesse sábado de 2×1 frente a Fiorentina, a Juventus conquistou seu octacampeonato restando ainda 5 rodadas para o final. É o 30° título coletivo na carreira de Cristiano Ronaldo que com essa conquista transformou-se no 1° jogador a ser campeão pelas três maiores ligas do ranking da UEFA. Foram 3 campeonatos ingleses pelo Manchester United, 2 campeonatos espanhóis pelo Real e agora 1 campeonato italiano pela Juventus, onde em 38 jogos assinalou até agora 25 gols.

A Seleção Portuguesa de Hoquei sobre Patins conquistou nesse domingo, em Montreux na Suíça, a Liga das Nações pela 19ª vez, ao bater na final a Argentina por 5×3, vingando a derrota em 2017, e aumentando o leque de títulos que foi quebrado na época em que Portugal vinha de conquistas em 2009, 2011, 2013 e 2015. Portugal lidera o ranking dessa liga, com 19 vitorias contra 16 da Espanha em 68 disputas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend