Destaques: Benfica perde novamente e complica até vaga na Liga Europa

DESTAQUES DA SEMANA
Por Emídio Tavares

 

Taças Europeias

Benfica Perde Novamente E Complica Até Vaga Na Liga Europa

Jogando na última terça-feira na França frente o Lyon, o Benfica colecionou mais uma derrota, fazendo um primeiro tempo muito fraco onde já sofreu um gol logo aos 4 minutos, o que desanimou e muito o elenco. Aos 33 novo revés justamente quando o time encarnado mais pressionava os franceses. Para a etapa final, a equipe melhorou seu poder ofensivo com a entrada de Seferovic que descontou para o time luso aos 33 minutos. Porém quando o Benfica mais pressionava em busca do empate, um contra-ataque mortal do Lyon aos 44 minutos deu números finais à derrota do time da Luz por 3×1 e que complica de vez sua situação não só no grupo (em último lugar com apenas 3 pontos), mas também nas suas pretensões de ficar pelo menos em 3° para conseguir uma vaga na Liga Europa, pois mesmo perdendo ontem em casa por 2×0 para o Leipzig, o Zenit continua à frente do time português no 3° lugar com 4 pontos. A próxima jornada marca para o próximo dia 27 os jogos do Zenit frente ao Lyon na Rússia, e do Leipzig contra o Benfica na Alemanha; Leipzig que lidera o grupo com 9 pontos, seguido pelo Lyon com 7.

Sporting Vence Fora E Lidera O Grupo

Com dois gols feitos na 1° etapa (Coates aos 15 e Bruno Fernandes aos 38) o Sporting venceu na última quinta-feira o Rosenborg na Noruega e assumiu a liderança do grupo com 9 pontos, beneficiado que foi pela goleada sofrida por 4×1 do PSV na Áustria frente ao Lask, que agora assumiu a vice-liderança com 7 pontos empatado com os holandeses, mas na frente pelos critérios de desempate. A próxima jornada, dia 28, colocará frente a frente Rosenborg x Lask, e Sporting x PSV. Um empate garantira os leões antecipadamente na próxima fase.

Porto Perde Mais Uma E Não Sai Da Lanterna

Com dois gols sofridos nos últimos 20 minutos da partida o Porto decepcionou mais uma vez perdendo na última quinta-feira por 2×0 para o Glasgow na Escócia. Apático e sem poderio ofensivo o time luso merecia até uma derrota mais dilatada. No outro jogo do grupo, Feyenoord e Young Boys empataram por 1 gol, resultado que mantém o time suíço na liderança do grupo com 7 pontos, seguido pelo Glasgow com 7, Feyenoord com 4 e Porto, também com 4, porém em último pelos critérios de desempate.  Na próxima jornada dia 28 jogam Young Boys x Porto, e Feyenoord x Glasgow.

V.Guimarães Novamente Joga Bem, Mas Não Vence

O V.Guimarães recebeu na última quarta-feira o Arsenal, e embora tenha feito uma apresentação primorosa, acabou por sofrer um gol a 10 minutos do apito final novamente um gol oriundo de bola parada. Contudo, já nos instantes finais do encontro Bruno Duarte empatou para os vimaranenses com um belo gol que deu justiça ao placar e fez o time luso somar seu primeiro ponto. No outro jogo do grupo o Standard Liege venceu em casa o Frankfurt por 2×1, e com isso empatou com os alemães na vice-liderança do grupo com 6 pontos. O Arsenal segue disparado na ponta com 10. A próxima jornada dia 28 trará os confrontos Arsenal x Frankfurt, e V.Guimarães x Standard Liege.

Braga Mais Líder Do Que Nunca

O Braga confirmou a liderança do grupo na última quinta-feira ao vencer em casa o Besiktas por 3×1 e chegar aos 10 pontos. Os minhotos abriram o placar aos 14, e embora tenham sofrido o empate aos 29, ainda no 1° tempo voltaram à frente no marcador através de Paulinho que bisou aos 37. Perto do final da 1° etapa os turcos tiveram um jogador expulso, o que permitiu à equipe lusa apenas administrar o jogo na etapa final onde Wilson Eduardo ainda fez o seu, a 9 minutos do término do tempo regulamentar. O Wolverhampton, que nessa jornada venceu nos acréscimos o Bratislava por 1×0, vem na 2° posição com 9, seguido pelos eslovenos com 4. Na próxima jornada, dia 28, o Braga receberá o Wolverhampton, enquanto o Besiktas receberá o Bratislava.

Superliga Portuguesa De Futebol

A 10° jornada só terminou na última segunda-feira, com os jogos Belenenses 1×0 Paços de Ferreira (19:00h); V.Setúbal 1×0 Boavista (21:00h) e Portimonense 1×1 S.Clara (21:00h).

Já a 11° começou na última sexta-feira com os seguintes confrontos:

08/11 (sexta-feira)

Aves 1×2 Gil Vicente (20:30h)

09/11 (sábado)

Rio Ave 1×0 V.Setúbal (15:30h)

S.Clara 1×2 Benfica (18:00h)

Famalicão 3×3 Moreirense (20:30h)

10/11 (domingo)

Paços de Ferreira 1×0 Tondela (15:00h)

Marítimo 1×1 Portimonense (15:00h)

Sporting 2×0 Belenenses (18:30h)

V.Guimarães 0x2 Braga (20:00h)

Boavista 0x1 Porto (21:00h) – depois de afastar dessa partida os jogadores Marchesin, Luis Diaz, Saravia e Uribe, que ficaram ate às 5 horas da manhã no aniversario da esposa de Uribe, Sergio Conceição viu sua equipe vencer o time axadrezado com um gol solitário de Alex Telles aos 9 do primeiro tempo.

Critérios de desempate:

  Ponto 6 do Artigo 9.º (competições por pontos) do Regulamento de Competições da Liga Profissional de Futebol:
  «Para estabelecimento da classificação geral dos Clubes que no final das competições se encontrarem com igual número de pontos, serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios, segundo ordem de prioridade:
  a) Número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;
  b) Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;
  c) Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;
  d) Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes nos jogos realizados em toda a competição;
  e) Maior número de vitórias em toda a competição;
  f) Maior número de golos marcados em toda a competição»  A Liga determinou, no entanto, que durante a prova, para estabelecer a classificação,
aplicam-se apenas os critérios d) a f). Assim sendo, o confronto direto só será relevante no final.

ÚLTIMAS NOTICIAS

Sporting

Wendel foi relacionado para compor o elenco leonino para a partida frente ao Rosemborg, mas mesmo assim será colocado no mercado de transferências em janeiro.

Seleção Portuguesa

Fernando Santos convocou na última quinta-feira a Seleção Portuguesa para os jogos finais e decisivos visando a 2° vaga do grupo (visto que a 1° já é da Ucrânia) para a Euro 2020, dia 14 em casa contra a Lituânia e dia 17 fora contra Luxemburgo. As novidades são as voltas de Éder, Podence, Diogo Jota e Gonçalo Paciência. E de ausentes em relação à última lista, todos por conta de contusões, temos Gonçalo Guedes, Willian Carvalho, João Félix, Rafa e André Gomes. Ucrânia consolidada no 1° posto com 19 pontos, seguida por Portugal com 11 e Sérvia com 10.

Mais uma baixa certa na seleção e outra que pode comprometer muito: Nelson Semedo contundiu-se na ultima partida do Barcelona, lesionando a perna esquerda e com período de recuperação previsto para 5 semanas, o que o afasta dos últimos jogos da seleção. Já CR7, que há mais de mês vem sentindo o joelho direito, devido a uma lesão em seu ligamento colateral ocorrida durante um treino, esforçou-se para ajudar Juve a vencer o Milan nesse domingo, mas aos 10 do segundo tempo sentiu novamente o mesmo joelho e pediu substituição, o que deixa Fernando Santos preocupado com sua condição para as duas partidas decisivas de Portugal buscando vaga na Euro 2020.

Portugueses no Exterior

André Gomes, jogador do Everton, sofreu uma fratura no tornozelo direito no último final de semana, na partida frente ao Tottenham, sendo operado na última segunda-feira e prevendo-se um período de 4 a 6 meses de recuperação.

Outro que foi operado, por conta de uma lesão nos tendões e ligamentos do ombro direito após queda no Grande Prêmio da Grã-Bretanha e que foi agravada com nova queda no Grande Prêmio da Austrália em agosto último, foi o piloto português de Moto GP Miguel Oliveira, que por conta do período de recuperação deverá ficar afastado do último grande prêmio desta temporada.

O Flamengo de Jorge Jesus, desde o final de setembro, tem suas partidas pelo campeonato brasileiro transmitidas ao vivo para Portugal pelo canal de televisão da Federação Portuguesa de Futebol.

Alias, Jorge Jesus é disparado o técnico do futebol brasileiro melhor remunerado. Recebe mensalmente 330 mil euros (perto de 1,5 milhões de reais por mês). Em 2° e bem distantes veem Renato Gaucho e Jorge Sampaoli, que auferem mensalmente (perto de 850 mil reais mensais). Ainda assim, Jesus recebia mais nos tempos de Sporting: 430 mil euros mensais (perto de 1,8 milhões de euros).

O ex-jogador Ronaldo (“fenômeno”), que recentemente adquiriu o Valladolid da Espanha (cujo orçamento mensal é de 30 milhões de euros, embora seja o 2° menor da 1° divisão espanhola), em palestra no maior evento tecnológico do mundo, a Web Summit, que ocorre em Lisboa, afirmou que está à procura de um clube para comprar e investir em Portugal. Especula-se que a 1ª opção seja o Vilafranquense, de Vila Franca de Xira, que atua na 2ª divisão portuguesa.

Cristiano Ronaldo continua quebrando recordes. Com a vitória da Juventus na última quarta-feira frente ao Lokomotiv na Rússia por 2×1, e a derrota do Atlético de Madrid na Alemanha perante o Bayern Leverkurns pelo mesmo placar, o astro luso carimbou sua presença consecutiva nas oitavas-de-final da Liga dos Campeões pela 14° vez, e pela 16° vez em toda sua carreira. Com os resultados, além de já conseguir classificação antecipada para a próxima fase, a Juventus assumiu a liderança de seu grupo com 10 pontos em 4 jogos; seguida pelo Atlético em 2° com 7 pontos e o mesmo número de partidas.

Com os resultados das equipes portuguesas nas jornadas das taças europeias dessa semana (2 vitórias e 1 empate, apesar das derrotas de Porto e Benfica), Portugal solidificou sua 6° posição no ranking de países, se distanciando da Rússia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend