Destaques: Benfica é a 8ª melhor equipe de todos os tempos da Champions League

Por Emídio Tavares 

Jogadores do Benfica celebram com Javier Saviola depois de marcar um gol em Paços de Ferreira, no Estádio da Luz, Lisboa em 01 de Outubro. Foto: PAULO CORDEIRO/LUSA

Numa ranqueamento promovido pelo jornal francês Lèquipe, o Benfica foi qualificado como a 8ª melhor equipe das 56 edições da Liga dos Campeões, com 217 pontos. O Benfica esteve presente em 7 finais, sendo vice-campeão em 5 e vencendo duas vezes; isto nas temporadas 60/61, e 61/62. O líder é o Real, com 483 pontos, seguido por Milan com 330 pontos e Bayern de Munique com 288 pontos. O Porto, com 138 pontos, aparece apenas na 11ª posição. Eis a classificação completa até a 10ª posição:

1º Real Madrid = 483 pontos
2º Milan = 330 pontos
3º Bayern = 288 pontos
4º Barcelona = 250 pontos
5º Liverpool = 237 pontos
6º Manchester United = 229 pontos
7º Ajax = 220 pontos
8º Benfica = 217 pontos
9º Juventus = 215 pontos
10º Inter de Milão = 184 pontos

Time belga reclama calote do Porto

O clube belga Standard de Liége denunciou, em comunicado publicado em seu site, que o Porto está dando um calote referente à compra dos jogadores Defour e Mangala, realizada há mais ou menos 45 dias; respectivamente por 6 e 6,5 milhões de euros. Na íntegra a nota publicada no site:

“Não obstante as transferências dos nossos jogadores Steven Defour e Eliaquim Mangala terem ocorrido em meados de Agosto, e depois de várias solicitações, o clube que ostenta o título de vencedor da Liga Europa e de campeão português não respeitou, até hoje, as suas obrigações financeiras para com o Standard de Liége”.

 

Muitas novidades na convocação da Seleção Portuguesa

Paulo Bento convocou nesta sexta-feira, dia 30, a seleção portuguesa para os jogos decisivos e finais visando a Euro 2012; que acontecerão no próximo dia 7 de outubro no Estádio do Dragão contra a Islândia; e no dia 11 do mesmo mês em Copenhague, contra a Dinamarca. Lembrando que Portugal (1º colocado pelo saldo de gols, 8 contra 5 da Dinamarca), Dinamarca e Noruega lideram o Grupo H com 13 pontos, porém com a Noruega tendo um jogo a mais; e que apenas o campeão do grupo e o segundo melhor colocado dentre todos os grupos tem vaga direta para a disputa da Eurocopa. Os oito demais colocados farão um mata-mata para apurar as últimas 4 vagas. À Dinamarca, além da última partida contra Portugal, resta ainda a partida do dia 7 de outubro, no Chipre, contra os donos da casa; assim como a Noruega, que receberá o mesmo Chipre no dia 11.

Sem poder contar com alguns jogadores lesionados (Coentrão, Pepe e Hugo Almeida); além de Ricardo Carvalho que abandonou o selecionado; o técnico Paulo Bento foi obrigado a promover alguns retornos (Ricardo Costa, Nuno Gomes, Rúben Amorim, Ricardo Quaresma e ate o goleiro Eduardo), e a convocar gente nova, como foi o caso do zagueiro central Sereno, do Colônia, estreando na seleção principal.

Eis a lista completa:

Goleiros: Eduardo, Beto e Rui Patrício;
Zagueiros: Bruno Alves, Eliseu, Sereno, João Pereira, Ricardo Costa, Rolando e Sílvio;
Meio-campistas: Carlos Martins, João Moutinho, Miguel Veloso, Paulo Machado, Raul Meireles, Rúben Amorim e Rúben Micael;
Atacantes: Cristiano Ronaldo, Danny, Hélder Postiga, Nani, Nuno Gomes e Ricardo Quaresma

 

Taças Européias

Porto goleando na Rússia

O Porto voltou a jogar nesta terça, dia 28, na Rússia contra o Zenit, justamente no dia da comemoração do seu 118º aniversario de existência; e embora tenha saído na frente aos 10 minutos com o gol de James Rodriguez (num momento em que o jogo estava parelho), não soube resistir ao maior domínio dos russos e às fatalidades que aconteceram durante a partida, como a lesão na clavícula de Kleber aos 33 minutos (que motivou sua substituição); e a expulsão de Fucile (por acúmulo de amarelos) no final da primeira etapa, reduzindo o Porto a dez homens em campo. Aos 20 minutos, Shirokov empatou o jogo, que terminou em igualdade no primeiro tempo. Para os 45 minutos finais, Vitor Pereira teve de abrir mão de James Rodriguez, trocando-o por Souza para reforçar o meio-campo, e recuando Fernando para o lado direito da defesa, o que enfraqueceu sensivelmente o ataque do time das Antas. Com isso, o Zenit assumiu totalmente o domínio da partida e só não goleou por incompetência de seus atacantes. Aos 18 novamente Shirokov marcava para os donos da casa, e aos 27 Danny dava números finais ao marcador; protagonizando o lance mais polêmico e cômico da partida, ao comemorar o tento marcado de 4, perto da bandeira de escanteio, imitando um cão urinando. Na outra partida do grupo, Shakhtar e Apoel empataram por 1 gol. Com os resultados, o Apoel lidera o grupo G com 4 pontos, seguido por Porto e Zenit que agora somam agora 3 pontos, e Shakhtar com apenas 1. No próximo dia 19 de outubro, o Shakhtar recebe o Zenit, enquanto o Porto recebe o Apoel do Chipre.

Benfica vence fora e lidera Grupo C

Otelul Galati e Benfica fizeram nesta terça-feira, na Romênia, a segunda partida pelo Grupo C da Liga dos Campeões; com vitória encarnada magra, por 1×0, gol assinalado por Bruno Cesar aos 40 minutos, após passe de Gaitan. Apesar da carência de gols nessa partida, o Benfica dominou durante todo o jogo, levando os donos da casa a atuarem apenas nos contra-ataques; mas sem grande perigo. Beneficiado pelo surpreendente empate do Manchester United em casa, por 3×3, com o Basiléia, o Benfica agora lidera o grupo aos lados dos suíços com 4 pontos. A próxima jornada desse grupo marca para o dia 18 de outubro, a visita do Benfica ao Basiléia na Suíça, enquanto que o Manchester, por sua vez, irá visitar os romenos do Otelul.

Com 2 golaços e um a menos em campo, Sporting vence Lazio e lidera o Grupo D

Jogando em casa nesta quinta-feira, o Sporting fez vibrar seus torcedores, com a brilhante vitória frente aos italianos da Lazio por 2×1; o que lhe garante a liderança isolada do Grupo D com 6 pontos, em 2 jogos. A equipe comandada por Domingos Paciência desde o primeiro minuto tomou conta do jogo, pressionando a Lazio no campo de defesa. Tanto que não tardou muito para o time leonino abrir o placar, aos 21 minutos, num belíssimo gol de calcanhar feito pelo jovem holandês Van Wolfswinkel. Contudo, num lance de bola parada, a defesa de Alvalade bobeou e permitiu o gol de empate marcado por Klose aos 40 minutos. Mas os italianos mal tiveram tempo de comemorá-lo, pois no minuto final dos acréscimos da primeira etapa, num lindo chute de fora da área, o lateral argentino Insua colocou de novo o Sporting em vantagem (levando cartão amarelo por chutar a bola para longe, na comemoração de seu gol). Logo no início da etapa complementar, aos 5 minutos, Insua lançou seu braço no rosto de um adversário, levou o segundo amarelo e foi expulso, deixando o Sporting até o final da partida com apenas 10 homens em campo; o que fez Paciência ter de armar uma muralha no meio-campo da casa para evitar a progressão dos italianos; mas sem jamais jogar na retranca. E a estratégia foi positiva, pois o time leonino não só garantiu o placar até o final, como se isolou agora ma liderança do Grupo D com 6 pontos; seguido pelo Vaslui (que empatou nesta rodada com o Zurique por 2 gols) com 2; e com apenas 1 ponto ganho, Lazio e Zurique. A próxima jornada marca para o próximo dia 20 de outubro, Sporting x Vaslui; e Zurique x Lazio.

Braga, jogando em casa, sofre gol irregular e perde no último minuto

O Braga recebeu nesta quinta-feira o time do Brugge, e embora tivesse dominado todo o primeiro tempo, só conseguiu abrir o marcador aos 8 minutos da etapa final através de Helder Barbosa. Porém, os belgas foram para a pressão e num lance onde o atacante Akpala do Brugge, numa disputa de bola dentro da área, fez falta no zagueiro Paulo Vinicius, empurrando-o e provocando o choque dele com o goleiro Quim, conseguiu igualar o placar. E provando que a noite não era mesmo bracarense, no minuto final, após cobrança de falta, Donk fez de cabeça o gol da virada e vitória dos visitantes; que agora somam 6 pontos em 2 jogos, liderando o Grupo H com 2 vitórias; seguido pelo Braga com 3 pontos. Na outra partida do grupo, o Birmingham venceu fora o Maribor por 2×0, e assumiu a 3ª posição no grupo, com o mesmo número de pontos que o Braga, mas menor saldo de gols e derrota no confronto direto. O lanterna é o Maribor, sem ponto algum. A próxima jornada, a 20 de outubro, marca os confrontos entre Maribor x Braga; e Brugge x Birmingham.

 

SUPERLIGA PORTUGUESA DE FUTEBOL

A 6ª jornada só terminou nesta ultima segunda, dia 19, com Acadêmica goleando o Feirense por 4×0.

Já a 7ª jornada teve iniciou nesta sexta-feira, quando as 20:15h o V.Setubal recebeu o Rio Ave, e venceu por 2×1.

No mesmo horário, só que no sábado, o Benfica recebeu o Paços de Ferreira, e goleou por 4×1, fazendo Saviola os dois gols encarnados na etapa inicial; Luisinho descontando para o time da cidade do móvel (de pênalti cometido por Luisão sobre ele) logo ao inicio do segundo tempo; e ampliando para o time da Luz Luisão, de cabeça; e Nolito, que acabara de adentrar o gramado.

No domingo 5 partidas, sendo 3 às 16h-Feirense 2×2 Marítimo; Nacional 1×0 Olhanense e U.Leiria 1×0 Braga; 1 às 18h-V.Guimaraes 0x1 Sporting; e a ultima as 20:15h-Acadêmica 0x3 Porto.

A jornada termina nesta segunda, dia 3, com o Gil Vicente recebendo às 20:15h o Beira-Mar.

 

Critérios de desempate:

  Ponto 6 do Artigo 9.º (competições por pontos) do Regulamento de Competições da Liga Profissional de Futebol:
  «Para estabelecimento da classificação geral dos Clubes que no final das competições se encontrarem com igual número de pontos, serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios, segundo ordem de prioridade:
  a) Número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;
  b) Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;
  c) Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;
  d) Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes nos jogos realizados em toda a competição;
  e) Maior número de vitórias em toda a competição;
  f) Maior número de golos marcados em toda a competição»
  A Liga determinou, no entanto, que durante a prova, para estabelecer a classificação,
aplicam-se apenas os critérios d) a f). Assim sendo, o confronto direto só será relevante no final.

ÚLTIMAS NOTICIAS

Porto

Kleber, atacante brasileiro do Porto, sofreu uma luxação na clavícula durante a partida frente ao Zenit, e a princípio foi descartado da partida deste domingo contra a Acadêmica, como também dos próximos amistosos da seleção brasileira para a qual foi convocado. Porém, após minuciosa avaliação médica, onde se constatou que a gravidade da lesão não era grande, o atacante foi liberado pelo DM para treinar com bola.

O Porto recompensou o excelente futebol do lateral Álvaro Pereira com melhorias salariais, e conseqüente aumento em um ano de seu vínculo contratual, que agora só termina em junho de 2016; porém mantendo o valor da cláusula rescisória (30 milhões de euros).

Benfica

Uma empresa européia, que avalia marcas e patentes, colocou o Benfica como único clube português no top 30 da Europa que tem as melhores avaliações de sua “marca”. A marca “Benfica”, segunda a empresa, ocupa a 28ª posição neste ranking, sendo avaliada em 56 milhões de euros. O líder do ranking, que tem sua marca avaliada em 644 milhões de euros, é o poderoso Manchester United.

Luis Filipe Vieira não gostou das provocações de Jorge Jesus para com o técnico portista Vitor Pereira, e a freqüente troca de farpas entre ambos; e então, alem de elogiar a competência e capacidade do técnico adversário, repreendeu veladamente Jesus pedindo para que o mesmo apenas se concentre Benfica.

Seguindo os passos da SAD leonina com o objetivo de angariar fundos aos seus cofres, a SAD encarnada vendeu porcentagens do passe de alguns jogadores à Benfica Stars Fund, arrecadando com isso mais de 6 milhões de euros. Abaixo a relação dos jogadores, % vendida e valores recebidos:

Gaitán (15%) – 2.025.000 euros

Jara (10%) – 600.000 euros
Nolito (20%) 1.300.000 euros
Bruno César (15%) – 1.035.000 euros
Garay (10%) 1.175.000 euros
Total: 6.135.000

Sporting

Em comum acordo com o jogador, a SAD leonina suspendeu o contrato de Luiz Aguiar, que contratado ao inicio desta temporada, nem teve como atuar, pois foi logo submetido a uma intervenção cirúrgica por causa de uma pubalgia. Com problemas pessoais relacionados à gravidez de sua esposa, o mesmo concordou com a suspensão do contrato, para que possa ficar no Uruguai ao lado da mesma; pelo menos ate o final desta temporada.

Feirense

O Feirense, que ate o momento tem atuado no Estádio Municipal de Aveiro, por estar com obras de remodelação e adequação de seu Estádio Marcolino de Castro, pretende já te-lo pronto para atuar no próximo dia 30 de outubro contra o Sporting.

U.Leiria

Depois da saída de Pedro Caixinha, para a entrada de Vitor Pontes há 9 dias, o U.Leiria demite novamente o treinador (após derrota para o Marítimo em casa por 3×1; e para o Olhanense fora por 2×1), e contrata o veterano Manuel Cajuda, já com passagens por Leiria em 93/94, e 2002/2003(época na qual levou o União à decisão da Taça de Portugal, e ao 5º lugar na Superliga).

Outros Esportes

Na estréia do 40ª Mundial de Hóquei sobre Patins, em curso na Argentina, Portugal goleou a Angola por 6×2, pelo grupo C no último domingo.

Nesta segunda, contra Moçambique (que na sua primeira partida goleou os Estados Unidos por 10×1), Portugal aplicou nova goleada, desta feita por 7×3.

Na terça, frente à seleção americana, a maior goleada do mundial, ate então: 18×1 para Portugal, que com isso se consolidou como vencedor do Grupo C, garantindo vaga nas quartas-de-final para enfrentar a França.

Na quinta, mais uma goleada, desta feitas sobre a França (6×3), o que garantiu Portugal na semifinal contra a Argentina, que goleou o Chile por 12×3.

E as 21:30h da noite desta sexta-feira, Portugal enfrentou pelas semifinais os donos da casa, saiu na frente no primeiro tempo fazendo 1×0, mas permitiu a virada na etapa final, com os argentinos chegando inclusive a fazer 4×1. Portugal ainda encontrou forças para fazer mais dois gols, mas só; embora tenha sido escandalosamente prejudicado pela arbitragem, que inverteu faltas e “segurou” a seleção das cinco quinas.

Alijado da finalíssima contra a Espanha, que venceu Moçambique por 4×3, Portugal decidiu neste sábado o terceiro lugar contra a seleção moçambicana, e venceu de goleada por 9×2.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: