Destaques: Barça bate Porto na decisão da Supertaça Européia

TAÇAS EUROPÉIAS
Por Emídio Tavares

Barça bate Porto na decisão da Supertaça Européia

Porto e Barcelona decidiram nesta sexta-feira, em Mônaco, a Supertaça Européia de Clubes Campeões, que reuniu o campeão da Liga dos Campeões e o Campeão da Liga Europa. Na primeira etapa o Porto dominou amplamente o time espanhol até os 30 minutos, criando algumas oportunidades de gol, sem convertê-las porem.
Daí para frente então apareceu a estrela de Messi, que aproveitou falha de Guarin ao recuar mal uma bola, driblou Helton e abriu o marcador para o time catalão aos 39 minutos. O gol deu animo ao time do Barcelona, que voltou para a etapa final tocando melhor a bola e criando as maiores chances de gol; ao passo que o Porto, sentindo o gol sofrido, não concatenava mais jogadas perigosas. Aos 32 minutos Abidal tocou mal uma bola dentro da grande área espanhola, e para recuperá-la acabou derrubando Guarin do Porto, para pênalti não assinalado pela arbitragem. Aos 41 Rolando levou o segundo amarelo e conseqüentemente o vermelho. Aos 43, Fabregas (que acabara de entrar), matou no peito uma bola cruzada dentro da área portista e de bate – pronto fuzilou Helton para fazer o segundo gol do Barça. Dois minutos depois Guarin, que também já tinha amarelo, acabou expulso por nova falta violenta. Já nos acréscimos Helton fez milagre ao defender bola chutada à queima roupa dentro da área. Final: Barcelona 2×0 Porto, que com mais este titulo soma sua 74ª taça conquistada.

 

O jogador do Benfica Alex Witsel (C) briga pela bola com o jogador do Twente Bryan Ruiz durante a segunda partida da Liga dos Campeões no Estadio da Luz, Lisboa Portugal, 24 de agosto. MANUEL DE ALMEIDA / LUSA

Benfica vence Twente e evolui para fase de grupos da Liga dos Campeões

Jogando na Luz nesta quarta-feira, o Benfica ate que criou inúmeras oportunidades de gol na primeira etapa, mas não conseguiu convertê-las em gol. Já na etapa final a coisa mudou totalmente, com o time encarnado abrindo o marcador logo aos 2 minutos, quando após uma cobrança de escanteio Luisão desviou de cabeça para um bonito gol de meia bicicleta assinalado pelo belga Witsel. Aos 15 foi a vez de Luisão fazer o seu de cabeça, novamente após cobrança de escanteio. E aos 21, após receber passe de Cardozo, de novo Witsel marcou para o Benfica; que ainda acabou por sofrer um gol dos holandeses aos 27(Bryan Ruiz); mas que não foi suficiente para afastar o time de Jorge Jesus da próxima fase. Resultado final: Benfica 3×1 Twente. Coube ao Benfica o grupo C na Liga dos Campeões, ao lado de Manchester United da Inglaterra, Basiléia da Suíça, e Otelul Galatti da Romênia.

Porto, Shakhtar, Zenit e Apoel no Grupo G da Liga dos Campeões

O Porto, que já estava antecipadamente qualificado para a fase de grupos da Liga dos Campeões por ter sido o último campeão português, conheceu nesta sexta-feira os adversários do seu grupo G para esta fase da Liga, com jogos que acontecerão em sistema de ida e volta entre setembro e dezembro próximos. São eles o Shakhtar Donetsk da Ucrânia (equipe que conta com 8 brasileiros, dentre os quais se destacam Willian, Dentinho e Jadson); o Zenit da Rússia, e o Apoel do Chipre.

Nacional, goleado pelo Birminghan, dá adeus à Liga Europa

Depois de empatar na Madeira semana passada, sem gols (apesar de ter levado 3 bolas na trave), o Nacional foi até a Inglaterra nesta quinta-feira com esperanças de conseguir pelo menos um empate com gols, o que lhe daria vaga para a próxima fase. Mas ficou mesmo no sonho, pois o time madeirense já na primeira etapa terminou perdendo por 2×0. Para os 45 minutos finais os ingleses apenas administraram a vantagem, e ainda fizeram mais um gol, liquidando a fatura em 3×0, que desclassificou o time preto e branco.

Vimaranenses sofrem goleada em casa e se despedem melancolicamente

Depois de perder por 2 gols semana passada na Espanha, o V.Guimaraes recebeu nesta quinta o Atlético de Madrid com a missão quase impossível de reverter o marcador. E os vimaranenses logo de cara viram que seria mesmo impossível atingir o objetivo sonhado. Com 18 minutos já perdiam por 2×0 para o time espanhol (Gabi abriu o marcador em cobrança de penalidade máxima aos 2 minutos; e Adrian Lopez ampliou aos 18). E na mesma toada da etapa inicial, levaram mais dois gols no segundo tempo, um assinalado novamente por Adrian Lopez, e o ultimo por Sálvio. Com a derrota acachapante e conseqüente eliminação, Manuel Machado não resistiu e se desligou da equipe da cidade berço nesta sexta-feira, pela manha.

Empate com gols na Suíça garante Braga na fase de grupos da Liga Europa

Depois de uma igualdade sem gols em casa na partida de ida, o Braga deslocou-se nesta quinta ate a Suíça onde conseguiu arrancar importante empate por 2 gols, que lhe garantiu vaga para a fase de grupos da Liga Europa.  Em partida bem equilibrada, os bracarenses saíram na frente com um golaço assinalado aos 20 minutos por Helder Barbosa. Para a etapa final, o Young Boys resolveu aumentar a pressão, conseguindo igualar o placar aos 16 minutos, com Mayuka. Porem, na seqüência do gol, Bem Khalifa foi expulso após agredir o goleiro Quim. Com um homem a mais em campo, o time da cidade dos bispos administrou a vantagem numérica, e num contra-ataque bem articulado por Guilherme conseguiu virar o placar, através de Lima, aos 33 minutos. Aos 36, Farnerud empatou novamente para os donos da casa, em cobrança de falta, mas ficou só nisso mesmo, e o Braga evolui para a fase de grupos, onde ficou no H, ao lado do Birmingham da Inglaterra, Brugge da Bélgica, e Maribor da Eslovênia. A primeira partida bracarense acontece a 15 de setembro, na Inglaterra, frente ao Birmingham; e a ultima desta fase, a 15 de dezembro, na Bélgica, frente ao Brugge.

Sporting consegue vaga nos últimos 13 minutos

Depois de empatar fora sem gols com o Nordsjaelland da Dinamarca, o Sporting recebeu nesta quinta-feira os dinamarqueses, perante um publico de 24 mil torcedores, que tiveram de esperar pelos últimos 13 minutos da partida para comemorar a classificação. Isto porque, embora dominando todo o jogo, o time de Alvalade não conseguia converter em gols sua superioridade. Contudo, aos 32 minutos da etapa final, André Santos, num chute rasteiro e certeiro, abriu o marcador a favor dos donos da casa; marcador este que foi ampliado aos 38 minutos, através de Evaldo, após cobrança de escanteio. Laudrup ainda descontou para o Nordsjaelland nos minutos finais de acréscimo do encontro, mas já era tarde demais para uma reação. Para a fase de grupos, coube ao Sporting o D, ao lado de Lazio da Itália, Zurique da Suíça, e Vaslui da Romênia. A primeira partida acontece a 15 de setembro, em Zurique, contra a equipe local; e a ultima desta fase a 14 de dezembro, em Roma, contra a Lazio.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: