Cristiano Ronaldo teve teste positivo para covid-19

Da Redação
Com Lusa

Várias personalidades mundiais foram infectadas com o novo coronavírus, como o futebolista português Cristiano Ronaldo, cujo teste positivo para covid-19 foi anunciado nesta terça-feira.

Segundo a Federação Portuguesa de Futebol já deu conta que Cristiano Ronaldo não apresenta quaisquer sintomas e já está em isolamento.

“Cristiano Ronaldo foi dispensado dos trabalhos da seleção nacional após teste positivo para covid-19, pelo que não defrontará a Suécia. O internacional português está bem, sem sintomas e em isolamento”, lê-se numa nota publicada no site oficial do organismo.

Ronaldo é o terceiro jogador de Portugal a estar infetado com o novo coronavírus, depois de José Fonte e Anthony Lopes, com os três futebolistas a terem sido afastados do estágio da seleção nacional.

“Na sequência do caso positivo, os restantes jogadores realizaram novos testes esta terça-feira de manhã, todos com resultado negativo, e estão à disposição de Fernando Santos para o treino desta tarde, na Cidade do Futebol”, acrescentou a FPF.

Portugal contabiliza pelo menos 2.110 mortos associados à covid-19 em 89.121 casos confirmados de infecção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Atenção a população

Para o virologista Pedro Simas “se há algo de positivo nesta situação” é essa chamada de atenção para a importância da responsabilidade individual de cada um, de “usar a máscara” e adotar outras medidas preventivas, até porque “se chegou à seleção, pode chegar a qualquer lado”.

Simas lembra que o caso estará enquadrado dentro de “regras bem definidas” pela Federação Portuguesa de Futebol, pela Direção-Geral da Saúde e pela UEFA, “que dizem o que tem de ser feito”.

Ainda assim, “a partir do momento em que alguém é diagnosticado como infectado, os outros estão potencialmente infectados”, seja em que contexto for. Na seleção A, já José Fonte e Anthony Lopes tinham sido afastados por testarem positivo.

Como “já não é a primeira situação”, Ricardo Mexia diz presumir que “haja regras nesse protocolo [da FPF] sobre o que deve acontecer”, além de todos os procedimentos habituais realizados aquando de um caso positivo, da avaliação do risco e da situação à adoção, ou não, de medidas de saúde pública.

“Aqui existe um protocolo, que eventualmente tem regras concretas, e que deve ser aplicado”, atirou.

Tendo em conta que os jogadores da seleção foram hoje testados, todos com resultado negativo, segundo comunicou a FPF, mas que Ronaldo é já o terceiro jogador com teste positivo, o especialista lembra que qualquer um pode “ser testado hoje” e ter um teste negativo e “amanhã já dar positivo”.

“Potencialmente, poderá haver outros que tenham essa situação. É percebendo o que se passa no protocolo da FPF que se torna mais fácil avaliar”, comentou.

Casos no desporto

Antes do ‘capitão’ da seleção nacional, Cristiano Ronaldo, várias estrelas do futebol testaram positivo, incluindo Blaise Matuidi, Xavi Hernández, Samuel Umtiti, Zlatan Ibrahimovic, Kylian Mbappé, Angel di Maria, Neymar, Steve Mandanda, Paul Pogba, entre vários outros.

Também a liga norte-americana de basquetebol foi afetada, especialmente com os casos de Rudy Gobert, Donovan Mitchell, Nikola Jokic, Russel Westbrook, além de outros basquetebolistas.

O número um do ténis mundial, Novak Djokovic, revelou estar infetado a 23 de junho. O francês Benoit Paire, o japonês Kei Nishikori e o espanhol Franco Verdasco também contraíram covid-19.

Vários ciclistas, como o holandês Steven Kruijswijk e o britânico Simon Yates, tiveram que abandonar a Volta a Itália nos últimos dias, depois de testarem positivo.

A lenda do boxe do Panamá Roberto Duran teve alta hospitalar a 03 de julho.

O antigo rei dos 100, 200 e estafeta de 100 metros planos Usain Bolt testou positivo, embora assintomático.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: