Copa Africana de Nações

Por Emidio Tavares Para o Mundo Lusíada Online

Nic Bothma/EPA

COMEMORAÇÃO >> Jogadores da Seleção do Egito, comemoram o gol de Mohamed Abouterik durante a final da Copa Africana da Nações de futebol contra Camarões em Acra, Gana em 10 de Fevereiro de 2008.

Nas quartas-de-final da Copa Africana de Nações, Angola acabou eliminada pelo ultimo campeão, o Egito, que saiu na frente através da execução de um pênalti duvidoso; acabou cedendo o empate num golaço de fora da área e sem pulo de Manucho, mas acabou virando, fazendo o 2×1 num gol de barriga de seu atacante Amr Zaki.

Como consolo, teve Manucho figurando no onze ideal eleito ao final da Copa Africana de Nações; relegando ao banco o craque do Chelsea, Drogba.

Nessa “seleção” da Copa, o Egito teve 5 indicados; Camarões e Gana tiveram duas indicações cada; Costa do Marfim e Angola, uma indicação:

“Onze” ideal da CAN-2008: Essam El Hadary (Egipto); Geremi Njitap (Camarões), Wael Gomaa (Egipto), Michael Essien (Gana), Sulley Muntari (Gana); Yaya Touré (Costa do Marfim), Alexandre Song (Camarões), Hosny Abd Rabou (Egipto); Mohamed Abou Treika (Egipto); Amr Zaky (Egipto) e Manucho (Angola).

Suplentes: Richard Kingson (Gana) Hany Said (Egipto), Ahmed Fathy (Egipto), Frej Saber (Tunísia), Stéphane Mbia (Camarões), Didier Drogba (Costa do Marfim) e Kader Keita (Costa do Marfim).

Nelo Vingada, técnico português com diversas passagens por clubes da superliga, é mais um dos treinadores lusos a dirigir uma seleção, tendo assumido o comando da Jordânia, com o objetivo de tentar classificá-la para o próximo mundial; embora, em sua partida de estréia pelo Grupo 3 da região asiática, tenha perdido em casa, por 1×0, para a Coréia do Norte.

Na Grécia, o Panathinaikos de Jose Peseiro e Helder Postiga (que alinhou como titular nesta partida), venceu o Veria por 1×0 e consolidou sua liderança no campeonato.

Deixe uma resposta