Com suspensão de 6 meses e nova derrota da Seleção, Queiroz é demitido

 

Antonio José/Lusa

Por Emídio Tavares

Enquanto a imprensa européia especula nomes para o comando da seleção de Portugal, como Manuel Cajuda (treinador português do Al Sharjah, dos Emirados Árabes); Arrigo Sacchi, treinador italiano; Luís Aragonês, espanhol de 72 anos (campeão da Eurocopa pela Espanha em 2008, e sem trabalhar desde junho de 2009 quando foi demitido do Fenerbahce, da Turquia, para onde foi logo após a referida conquista), e até Paulo Bento (ex-tecnico do Sporting e há 10 meses sem trabalhar); o clima ficou pesado após as colocações à imprensa do técnico interino Agostinho Oliveira, que justificou os 4 gols sofridos frente ao Chipre como sendo frutos da incompetência de uma defesa habitualmente competente. Bruno Alves, de pronto, respondeu na mesma moeda, dizendo: “Quando ganhamos, ganhamos todos, quando perdemos, perdemos todos”.

O clima ficou pior ainda na partida desta terça-feira em Oslo, frente à Noruega, quando mais uma vez a equipe demonstrou em campo, principalmente no primeiro tempo, a falta de comando e coordenação nas jogadas, em especial no setor ofensivo, onde Hugo Almeida, isolado a frente, pouco produzia; mesmo tendo Quaresma como um meia-atacante que tentava lhe servir. O setor de meio-campo, com Raul Meireles, Manuel Fernandes, Nani e Tiago, pouco se encontrou; e a defesa, embora não pecando tanto quanto na ultima partida, falhou de novo, quando numa bola recuada de Silvio (lateral direito que estreou como titular nesta partida) Eduardo brincou na frente de um adversário, que dividindo com ele permitiu que ela sobrasse livre para o norueguês Huseklepp fazer o gol solitário da partida, que decretou a derrota portuguesa.

Para a etapa final, a seleção das 5 quinas bem que tentou atacar (beneficiada pelo recuo dos noruegueses tentando garantir o placar), mas em vão. Agostinho Oliveira, mesmo vendo o ataque inoperante com Hugo Almeida isolado na frente, resolveu trocar, mas ao invés de sacar o atacante, tirou o melhor jogador do meio-campo português, Tiago, que saiu para a entrada de Danny. Faltando apenas 7 minutos para o fim da partida, foi a vez de Liedson entrar a campo, em mais substituição errada, pois quem saiu para lhe dar o lugar foi Quaresma.

Com apenas um ponto ganho em duas partidas; e faltando 6 para o término desta fase eliminatória; onde o campeão de cada um dos 9 grupos, e mais o melhor segundo colocado dentre todos os grupos tem vaga garantida na Euro 2012 (os 8 restantes segundos colocados fazem um “mata-mata” para se apurarem mais 4 seleções, que junto com as 10 classificadas e mais as seleções anfitriãs, completarão as 16 seleções da Euro); a direção da FPF se reuniu nesta quinta-feira, e por unanimidade resolveu dispensar os serviços do técnico Carlos Queiroz, embora o lobby a seu favor fosse também muito grande, com dirigentes de futebol acusando Laurentino Dias de ter provocado toda essa celeuma.

Além disso, o presidente da entidade, Gilberto Madail, comunicou que convocará uma reunião da Assembléia Geral para antecipar as eleições dos órgãos sociais da Federação Portuguesa de Futebol.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: