Mundo Lusíada com Lusa
O ciclista Iúri Leitão conquistou nesta quinta-feira a medalha de prata no omnium em Paris2024, alcançando o 30.º pódio olímpico do desporto português, o segundo nesta edição dos Jogos, depois do bronze da judoca Patrícia Sampaio (-78 kg).
Iúri Leitão só começou a “acreditar um bocadinho” na medalha nas últimas 20 voltas da corrida por pontos, reconhecendo ainda estar a processar o fato de ter-se sagrado vice-campeão olímpico de omnium em Paris2024.
“Ainda não sei. Ainda não faço a mínima ideia…Mas já está marcada [a medalha]”, respondeu, ao ser questionado sobre a que ‘sabia’ a prata que trazia ao peito e que trincou no pódio.
Aos jornalistas, no Velódromo de Saint-Quentin-en-Yvelines, já depois de subir ao pódio, o vianense de 26 anos reconheceu ainda estar “a tentar processar” o segundo lugar no omnium na sua estreia em Jogos Olímpicos.
“Antes de mais, é extremamente especial ser o selecionado para representar o nosso país. Por mais que para muitas pessoas fosse óbvio por eu ser o campeão do mundo, para mim não era tão óbvio assim. Eu tenho colegas de equipa muito fortes e que mereciam tanto como eu estar aqui. E tentei honrá-los e fazer a melhor prova possível, tanto por eles como por toda a seleção e por todo o país. Acho que consegui fazer uma prova muito bem conseguida e estou muito satisfeito”, assumiu.
Campeão mundial em título, Leitão perdeu apenas para Benjamin Thomas, o francês que tinha batido nos últimos Campeonatos do Mundo, ao somar 153 pontos, menos 11 do que o novo campeão olímpico. O belga Fabio van den Bossche (131) foi terceiro.
Depois de sair do scratch em sétimo, o ciclista de 26 anos protagonizou uma excecional recuperação, nomeadamente na corrida por pontos, na qual subiu de terceiro a segundo e chegou a sonhar mais alto, mas foi derrotado por um Thomas, a correr em casa, que hoje foi mais forte, apesar de, inclusive, ter caído.
Presidente
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, salientou hoje a “grande alegria” para Portugal que representou a conquista de uma medalha de prata pelo ciclista.
“É uma grande, grande, grande alegria! Se a anterior [medalha de bronze de Patrícia Sampaio] já foi uma grande alegria, a medalha de prata é uma alegria maior. E estamos à espera das medalhas de ouro”, comentou Marcelo Rebelo de Sousa, à porta ho Hospital de Santa Maria, em Lisboa, que foi visitar acompanhado pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro, e pela ministra da Saúde, Ana Paula Martins.
Logo após o comentário, Marcelo Rebelo de Sousa colocou uma nota no portal da Presidência na Internet para felicitar Iúri Leitão pela conquista da medalha de prata na prova de ciclismo Omnium nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.
“O Campeão do Mundo em 2023 esteve sempre ao mais alto nível nas quatro provas que compõem a modalidade, conquistando a primeira medalha olímpica de Portugal no ciclismo de Pista. Em nome de Portugal e dos Portugueses, o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa agradece a Iúri Leitão que, com esta entusiasmante prestação, engrandece o desporto nacional”, lê-se na nota.
Também Luís Montenegro manifestou o seu contentamento pela conquista da medalha, afirmando aos jornalistas que iria partir ainda hoje para Paris para assistir às provas dos portugueses, designadamente na canoagem e no atletismo.
Classificação
Também o português Pedro Pichardo, campeão olímpico em Tóquio2020, qualificou-se neste dia 07 para a final do triplo salto dos Jogos Olímpicos Paris2024, ao conseguir uma marca de 17,44 metros na sua primeira tentativa na qualificação. Recordista português, com 18,04 metros, que lhe valeram a prata nos Europeus de Roma, Pichardo ultrapassou facilmente os 17,10 que valiam a qualificação direta para a final. A final está marcada para sexta-feira, às 20:13 locais (19:13 em Lisboa).